“1º Cinebook” aproxima discentes da biblioteca do campus

O campus Duque de Caxias promoveu o “1º Cinebook” no dia 26 de outubro. O filme “Mãos Talentosas” – escolhido através de votação no campus – foi exibido na biblioteca com o objetivo de aproximar os alunos do universo literário e do espaço reservado para estudos. O evento marcou a celebração de várias datas festivas de outubro: dia do Poeta (20/10), dia da Biblioteca Escolar (22/10), dia Nacional do Livro (29/10) e dia da Fundação da Biblioteca Nacional (29/10).

O evento foi organizado pela bibliotecária Cássia Rosania Nogueira dos Santos; pelos auxiliares da biblioteca, Marcos Lima, Débora Rocha e Luciene Costa; contou com o apoio da diretora-geral, Maria Celiana Pinheiro; da coordenadora de Extensão, Lívia Vilela; e da docente de Língua Portuguesa, Lucineide Paulo.

Segundo a bibliotecária Cássia Rosania, o objetivo do evento foi alcançado. “Para nós organizadores, foi uma experiência boa, pois conseguimos atingir o objetivo que era trazer os alunos até a biblioteca e incentivarmos a leitura também. Sorteamos um livro e fizemos um desafio para interagir com o público”, disse.

Tamara Anedino, discente do 3º período do curso Técnico em Petróleo e Gás, comentou a satisfação em participar do Cinebook e a felicidade em ganhar o livro sorteado “Poesia que Transforma”, do Bráulio Bessa. “Achei um evento bem atrativo e importante para a reflexão sobre o futuro profissional. Ainda pude ganhar o livro, que gostei bastante, pois conta um pouco da vida do autor e vem com grandes poesias motivadoras e emocionantes”, contou.

Já o estudante do 1º período do curso Técnico em Petróleo e Gás Ryan Alec expressou a reflexão deixada pelo filme e apontou a importância deste evento para a biblioteca do campus. “O filme mostrou que não devemos desistir nunca, sempre é possível alcançar nossos objetivos. E este evento foi muito bom para incentivar os alunos a conheceram a biblioteca, já que muitos não vão até lá”, afirmou.

A aluna do 1º período de Licenciatura em Química Bruna Leite, que também esteve presente no Cinebook, destacou a importância do evento para elevar a autoestima dos alunos. “É um meio de inspiração e de elevação da autoestima. Esse tipo de evento melhora o jeito de ver os problemas, ajuda a encarar as dificuldades de uma maneira positiva e buscar força nas pessoas que acreditam em nós”, finalizou.