Biblioteca

A Biblioteca do IFRJ Campus Niterói tem como objetivo proporcionar ferramentas e recursos informacionais necessários para apoiar e contribuir com o desenvolvimento e interação das atividades de pesquisa, ensino, extensão e inovação do IFRJ Campus Niterói, bem como organizar, salvaguardar, disseminar e promover acesso à leitura e informação a toda a comunidade interna e externa do IFRJ.

Pertencente ao Sistema Integrado de Bibliotecas do IFRJ (SIBi/IFRJ), a Biblioteca IFRJ Campus Niterói está subordinada administrativamente à Direção Geral do Campus Niterói e tecnicamente à Coordenação Geral de Bibliotecas do IFRJ.

Espaço

Como infraestrutura de apoio e instrumentalização das atividades de ensino e aprendizagem, oferece um ambiente distribuído, no térreo, em área de atendimento ao público, área de acervo com acesso livre as estantes, área de estudo individual e, no mezanino, salão com área para estudo compartilhado e pesquisa com computadores conectados à Internet. O espaço conta com elevador de acesso ao mezanino para cadeirante ou pessoas com pouca mobilidade.

Público

Seu público é formado por discentes de todos os cursos, docentes e técnicos administrativos do IFRJ, por estagiários, contratados e terceirizados do Instituto, bem como pelo público externo em geral.

Acervo

O acervo da Biblioteca IFRJ Campus Niterói visa a atender aos eixos temáticos do Campus Niterói: Gestão e Negócios, Informação e Comunicação e Ambiente e Saúde, com ênfase nas áreas de Administração, Informática e Meio ambiente. Possui materiais informacionais, em diversos suportes, voltados para as áreas do campus (Acervo Técnico) e para as demais áreas e as Literaturas (Acervo Geral). Atualmente, dispõe em torno de 1693 itens registrados no acervo (dados de julho/2023).

Atendimento

O atendimento ao público ocorre de forma presencial ou remota e são disponibilizados os seguintes canais de comunicação:

E-mail institucional e Chat: biblioteca.cnit@ifrj.edu.br

Instagram: @ifrjbiblioniteroi