Logo IFRJ

Serviços

SERVIÇOS OFERECIDOS:

I Empréstimo domiciliar – A biblioteca oferece empréstimo de seus materiais para os discentes regularmente matriculados nos cursos técnicos, bem como para os servidores, contratados e estagiários. Os itens podem ser emprestados por 14 dias (materiais de acervo geral e/ou técnico). Os empréstimos podem ser renovados pelo mesmo prazo. O serviço está disponível apenas de forma presencial.

II Consulta local – A biblioteca oferece ao público interno e externo o serviço de consulta local. O material bibliográfico pode ser consultado pelos usuários nas dependências da Biblioteca.

 III Serviço de referência -  A biblioteca oferece auxílio aos usuários na elaboração de referências de matérias informacionais para trabalhos, pesquisas e afins. O serviço oferecido pode ser realizado por e-mail ou de forma presencial.

IV Orientação e/ou busca bibliográfica – A biblioteca oferece auxílio aos usuários para a realização de pesquisas em plataformas de busca, repositórios institucionais, bibliotecas digitais ou em materiais impressos disponíveis na biblioteca.

V Empréstimo entre Bibliotecas do Sistema IFRJ – A biblioteca oferece aos usuários a possibilidade de realizar empréstimo de materiais informacionais disponíveis em outras bibliotecas que integrem o Sistema do IFRJ. O serviço é realizado segundo a disponibilidade da Biblioteca solicitada.

VI Visita orientada no início do semestre letivo – A biblioteca oferece aos novos discentes no IFRJ Campus Niterói uma “Visita orientada” onde são apresentados os seus serviços, o acervo, o espaço físico, orientações sobre o uso da Biblioteca e a equipe que a compõe.

VII Treinamento de usuários – A biblioteca oferece aos usuários treinamento para o uso da biblioteca e/ou treinamento para utilização de bases de dados, repositórios institucionais ou bibliotecas digitais.

Para mais informações acesse o Regulamento Institucional das Bibliotecas do IFRJ

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS