Equipe JAGUAR se classifica em competição

A equipe JAGUAR, formada por alunos do campus Volta Redonda, participou do XVII Campeonato Brasileiro de Robótica (OBR) e do XVII Campeonato Latino Americano (LARC), entre os dias 6 e 10 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba. A equipe foi classificada em 2° lugar na RoboCup, com o robô NAO.

A JAGUAR é um projeto de atividade extra fundado pelo coordenador do curso Técnico em Automação Industrial, Helton Sereno e pela coordenadora do curso Técnico em Eletrotécnica, Monique Pacheco. Atualmente, a equipe é formada por 16 alunos da instituição que vêm se preparando durante o ano para a competição.

Para o aluno Pedro Carvalho, do 5° período do curso Técnico em Automação Industrial, participar dessas competições traz experiência aos participantes, que podem trocar conhecimentos e interagir com equipes de outras regiões e instituições. “Nós estávamos conversando com outras equipes e eles se colocaram à disposição para nos ajudar a criar o ‘Game Controler’, para que possamos competir fora ou usar aqui mesmo dentro do país”, comentou.

Os estudantes puderam interagir com pessoas de diversas formações e cultura, e a competição teve representantes do Peru, México, Bolívia, entre outros países da América Latina. Para o coordenador da equipe, Helton Sereno, o momento de interação e troca de experiências é fantástico: “Além disso, quando chegamos lá e começamos a competir com outras equipes de igual para igual, inclusive do ensino superior, passamos a perceber que tudo o que desenvolvemos aqui é tão bom quanto o que está sendo desenvolvido em outras instituições, isso também é muito gratificante”, finalizou.

Troféu de classificação e robô NOA