Sistema Integrado de Gestão do IFRJ em fase de implantação

Reitor Paulo Assis fala ao público

O reitor Paulo Assis falou sobre a importância do SIG para o IFRJ

O Sistema Integrado de Gestão no IFRJ foi destaque na reunião do Colégio Dirigente, realizado, excepcionalmente, no campus Rio de Janeiro no dia 1 de agosto. O reitor Paulo Assis, os pró-reitores do IFRJ, além dos diretores e coordenadores de diversos campi estiveram presentes.
O reitor Paulo Assis agradeceu a presença de todos, falou sobre a importância da implantação e de como as expectativas são altas em relação ao SIG. Entre outros detalhes, chamou a atenção para a transferência de tecnologia, pois, por ser um sistema aberto, o IFRJ será beneficiado com todas as atualizações produzidas pelas instituições que o compartilham, que também serão beneficiadas com as inovações feitas pelo IFRJ. “Vamos iniciar os trabalhos pela Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). E precisamos substituir com urgência o sistema que hoje atende à Graduação”, disse.

Carlos Victor, à frente da Diretoria de Gestão Acadêmica e também presidente do Comitê de Acompanhamento do Sistema Integrado de Gestão (CASIG), explicou a evolução do trabalho, desde a escolha do modelo, que é o adotado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), passando pelos trâmites burocráticos, até chegar a este momento de implantação. “Durante esse tempo conversamos com as pró-reitorias e diversos setores, promovendo um diálogo importante para apresentar o sistema e ouvir sugestões”, disse.

O sr. Érico Ferreira, representante da empresa Hirix Engenharia de Software, que cuidará da implantação do Sistema, explicou que o objetivo do SIG é atender às inúmeras demandas da Instituição de maneira integrada e segura. “O Sistema representa muito mais agilidade nos processos diários, evita redundâncias e divergências. Representa também um aumento significativo da produtividade”. Lembrou, ainda, que o sistema é usado por 40 instituições, públicas e privadas, e que o IFRJ não gastou dinheiro com o software (que é livre), apenas com os serviços.

Em seguida, Érico apresentou rapidamente os módulos que fazem parte do SIG e que serão implantados mediante um cronograma de prioridades. O primeiro será referente à Graduação, em substituição ao sistema atual, e estará pronto até o fim do ano. Cada etapa de implantação terá um tempo de treinamento para adaptação dos usuários.

O representante da empresa destacou um ‘detalhe’ essencial. “O fundamental na adoção do SIG nem é a tecnologia... são as pessoas. Uma mudança de cultura não é algo simples, requer envolvimento, engajamento de todos os envolvidos, já que todos serão beneficiados com um sistema que vai melhorar a instituição como um todo. Portanto, vistam a camisa do Projeto”, concluiu.

Carlos Victor aproveitou para pedir aos diretores presentes que conversem com as pró-reitorias e com o CASIG. “Vamos tirar dúvidas, ouvir todos que nos procurarem e dessa forma podemos minimizar ou erradicar a ‘rádio-corredor’, que não ajuda em nada e pode atrapalhar no entendimento correto de algumas questões”.

Ao final da apresentação, Carlos Victor, Érico Ferreira e Fábio Macêdo, diretor da Tecnologia da Informação, responderam aos questionamentos da plateia.

Projeto INTEGRARE

O Sistema Integrado de Gestão no IFRJ tem o título de Projeto INTEGRARE, escolhido por servidores em consulta feita no ano passado. Em breve, todos os servidores e público externo terão acesso a tudo que diz respeito ao novo Sistema. Através de matérias exclusivas, entrevistas e vídeos o INTEGRARE terá, dentro do Portal IFRJ, um espaço próprio.

O slogan adotado para o Projeto “A Integração que faz a diferença” reflete a importância da participação de todos nesta mudança, que vai conferir ao IFRJ uma série de benefícios diários na realização dos serviços prestados à população.

Original: Enviado por AsCom, seg, 01/08/2016 - 14:32