Campus São Gonçalo realiza formatura do curso FIC de Cuidador Infantil

O campus São Gonçalo do IFRJ formou a primeira turma do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Cuidador Infantil. O evento, que ocorreu no auditório do Instituto na manhã do dia 8 de novembro, recebeu a turma formada somente por mulheres, as quais concluíram o curso de 200 horas.

A mesa solene foi composta pelo diretor-geral do campus, Tiago Giannerini, pela coordenadora de Extensão, Telma Fagundes, e pela servidora técnica de Enfermagem, Eloiza Maria de Oliveira, eleita paraninfa da turma por seu comprometimento e empenho em ensinar. Em seus discursos, eles parabenizaram todas as formandas, entregaram a cada uma delas as declarações de concluintes e as incentivaram a continuar buscando novas formas de aprendizado, inclusive na própria Instituição. Além de Eloiza, foram homenageados os servidores Alexandre Ornelles e Eduardo de Almeida, pelo apoio ao longo dos últimos meses.

Servidora Eloiza Maria de Oliveira

A cerimônia de formatura foi conduzida pela professora Angela Maria Bittencourt, idealizadora e coordenadora dos cursos FIC no campus. “O curso de Cuidadora Infantil é importante porque insere essas mulheres no mercado de trabalho. Agora, elas estão aptas a trabalhar em escolas, centros de reabilitação e casas de famílias com os diferentes perfis de crianças”, afirmou. Angela ainda frisou a importância social do projeto para a reinserção de mulheres da comunidade de São Gonçalo ao mercado de trabalho. “As alunas desse curso foram encaminhadas pelos diversos Centros de Referência de Assistência Social [CRASs], mediante a parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Infância e Adolescência, para o curso de Cuidador de Idosos e, em seguida, Cuidador Infantil”, completou.

Para a formanda Valeria Fernandes da Conceição, de 44 anos, a formação como cuidadora infantil abre novas portas. “Eu já tenho filhos, um de 10 anos e outro de 6. Então, sempre lidei com crianças, mas agora tenho mais técnica. Esse curso vai ampliar as portas de emprego, porque já fiz curso de Cuidador de Idoso aqui também”, disse.

Aluna Valeria Fernandes recebeu o diploma do diretor-geral Tiago Giannerini