Campus São Gonçalo comemora 10 anos de conquistas

alunos servidores do campus São Gonçalo posando para foto em cerimônia de comemoração

O campus São Gonçalo celebra 10 anos e se prepara para o futuro. A cerimônia, que também marcou o encerramento das atividades da V Semana de Interatividade em Ação, foi realizada no pátio da Instituição no dia 14 de novembro de 2018. O evento foi prestigiado por uma plateia composta por pessoas que ajudaram a construir a história do campus: discentes, docentes e servidores.

A mesa solene foi composta pelo reitor do IFRJ, Rafael Almada; o diretor-geral do campus, Tiago Giannerini; o pró-reitor substituto de Extensão, Julio Page; e o representante do deputado estadual Flavio Serafini, Luciano Vasconcellos. Os deputados federais Alessandro Molon e Glauber Braga, impossibilitados por questões de agenda, tiveram suas cartas lidas pelo servidor Alexandre Ornellas, atuante no campus desde 2009, e responsável por conduzir a solenidade em comemoração aos dez anos do campus.

Mesa solene

Tiago Giannerini relembrou conquistas gradativas ao longo dos últimos dez anos. “Conseguimos reformar nosso prédio, melhoramos o entorno com investimos da Prefeitura, antes havia um lixão ao nosso lado, e adquirimos o prédio novo que ainda carece de obras”, disse. A fala emocionada do diretor-geral terminou com uma saudação aos seus companheiros de direção. Tiago convidou o diretor de Ensino, Anderson Rocha, a diretora de Pesquisa, Extensão e Assistência Estudantil, Gleyce Figueiredo, e a diretora de Administração, Paula Magalhães, a um abraço coletivo e os quatro foram aplaudidos por todos os presentes.

Equipe da direção do campus São Gonçalo

O reitor do IFRJ, professor Rafael Almada, relembrou que já foi um aluno de instituto federal e destacou a política de expansão dos campi. “Agora, é nossa missão trabalhar para expandir ainda mais o número de institutos federais”, completou. Além dele, também foram homenageados o primeiro reitor do IFRJ, Luiz Edmundo Vargas de Aguiar, e o reitor do IFRJ nos anos de 2014 a 2018, Paulo Roberto de Assis Passos.

O primeiro diretor-geral do campus, Paulo Chagas, e a primeira diretora de Ensino, Angela Maria Coutinho, discursaram sobre as dificuldades iniciais de implementar um instituto de qualidade em um município que não recebe tantos investimentos. Ainda foram homenageados, o diretor de Administração nos anos de 2013 e 2014, Thiago dos Santos Grion, representado por Larisse Castro, o diretor de Ensino nos anos de 2009 a 2014, Marcelo Pacheco Soares e a primeira diretora de Administração, Caroline Duarte Borborema, que não puderam estar presente, mas enviaram seus discursos.

Professora Angela Maria recebendo homenagem

O coordenador de Pesquisa e Inovação, professor Adriano Oliveira, premiou os alunos que se destacaram na 10° Jornada de Iniciação Científica (JIC) do campus, realçando que foram apresentados 19 trabalhos nas áreas de Linguística, Letras, Artes e das Ciências Humanas, Exatas e Biológicas. Em seguida, o professor Marcus Brotto anunciou os vencedores do 8° Concurso Literário, que teve como tema “Contos de Suspense”. E ainda houve a premiação dos alunos que se destacaram na Olímpiada Brasileira de Astronomia – OBA.

Sob a regência do professor Vitor de Medeiros, 14 alunos foram responsáveis pelo ato de abertura e tocaram as músicas “Eu sei que vou te amar” de Vinicius de Moraes e “Coração de Estudante” de Wagner Tiso em uma apresentação instrumental composta por saxofones, clarinetes, flautas, trompete, trombone e metalofone. Em seguida, a noite ainda reservou a participação da aluna Rebbeca Franco, que interpretou a música “Queremos Saber” de Gilberto Gil, no formato voz e violão.

Os alunos foram responsáveis pelos atos de abertura da cerimônia

Após as apresentações culturais, discursos, homenagens e premiações, todos os presentes foram convidados a permanecer no campus para aproveitar a festa preparada para comemorar os primeiros dez anos do campus São Gonçalo do Instituto Federal do Rio de Janeiro.