III Semana da Consciência Negra

auditório do campus Pinheiral lotado na Semana da Consciência Negra

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) do campus Pinheiral promoveu a III Semana da Consciência Negra. O evento, que aconteceu de 22 a 24 de novembro, no auditório da unidade, contou com a participação de alunos, professores e comunidade externa.

A Semana teve como principal objetivo promover o debate em torno das questões étnico raciais, buscando aprofundar conhecimentos sobre a cultura negra, conforme prevê a implementação da Lei 10.639/03, em relação ao tema da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O evento contou com palestras e exposições sobre a cultura negra, que levantaram discussões sobre o respeito, oportunidades e a dignidade entre raças. A deputada federal e professora de História, Talíria Petrone, esteve presente na instituição e participou da mesa de debates.

Talíria Petrone

Talíria destacou a importância de a instituição inserir eventos como esse em seu calendário acadêmico: “Acho que a escola é um lugar que precisa ser instrumento para transformação de tantas desigualdades que vem de muito tempo. Num país que foi o último a abolir a escravidão, num país forjado numa logica patriarcal, fundamentalista, isso tem consequências nesses tempos”, disse. De acordo com ela, a escola precisa ser instrumento de correção dessas desigualdades, frisando que os conhecimentos devem ser ferramentas para desconstruir desigualdades históricas.

Segundo o palestrante Tiago El Niño é importante que as instituições incluam no seu cotidiano ações, falas, momentos e experiências que combatam o racismo: “Esse momento aqui é fundamental. A gente está lutando no mundo por equidade e, buscando equidade, nós sabemos o que é racismo. Nesse momento é muito importante as instituições mostrarem que não são racistas”, destacou.