QUEM SOMOS

O IFRJ Campus Volta Redonda foi inaugurado em agosto de 2008 e funciona, atualmente, nos três turnos, atendendo cerca de 800 alunos. Hoje oferece à comunidade cursos técnicos de nível médio e cursos superiores (graduação e pós-graduação) a citar:

• Curso Técnico Integrado em Automação Industrial;
  • Curso Técnico Concomitante/subsequente em Metrologia;
  • Curso Técnico Concomitante/subsequente em Eletrotécnica;
  • Licenciatura em Matemática;
  • Licenciatura em Física e
  • Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática.

Este curso é uma parceria com a UFF - Pólo de Volta Redonda e visa a ampliar a atuação do IFRJ campus Volta Redonda no atendimento das demandas locais em relação a formação continuada dos professores de Ciências e     Matemática. A importância de uma instituição como a nossa, na região Sul Fluminense, é caracterizada pela oferta de ensino de qualidade e gratuito.

INSERÇÃO REGIONAL

O IFRJ Campus Volta Redonda está situado na microrregião do Vale Médio Paraíba Fluminense, que compreende mais onze unidades administrativas municipais, a saber: Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Rio das Flores, Valença. O município de Volta Redonda está distante 101,1 quilômetros da capital.  Em seu território de cerca de 182 Km2, apresenta uma população  estimada em 259.811 habitantes (IBGE, 2008).  Sua população apresentava uma média de 7,4 anos de estudo e uma Renda per capita média de 348,2 reais em 2000 (PNUD, 2003).   Com um índice de Desenvolvimento Humano Municipal de 0,815, segundo a classificação do PNUD, o município está  entre as regiões consideradas de alto desenvolvimento humano (IDH acima de 0,8) e, em relação aos outros municípios do Estado, Volta Redonda ocupa a 3ª melhor posição. A cidade possui a terceira maior receita fiscal do Estado, apresenta crescimento do setor terciário em função de uma das maiores rendas nominais do Estado do Rio de Janeiro. O município de Volta Redonda, o mais desenvolvido da região do Vale Paraíba Sul Fluminense, oferece boa infra-estrutura hospitalar, educacional e de hospedagem para realização de eventos; caracteriza-se por ser um importante centro regional cultural onde se encontram teatros, escolas de músicas, galerias de arte e centros de convenções.   Tem como destaque em sua economia a indústria, principalmente a siderúrgica, pela presença da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), maior companhia siderúrgica da América Latina e outras empresas periféricas; a metal-mecânica e a cimenteira. São também áreas de importância econômica a prestação de serviços, o comércio e o turismo de negócios.

INFRAESTRUTURA FÍSICA

O IFRJ Campus Volta Redonda funciona com uma estrutura que engloba 16 salas de aula, duas salas multimídia com 35 carteiras universitárias acolchoadas, quadro de giz, tela e projetor multimídia e mesa para o professor e um mini auditório (70 lugares) para palestras. Os dois laboratórios de informática possuem 30 m² cada, que atendem todos os cursos, dando suporte e desenvolvendo mídias educativas de vídeo. O campus conta, também, com uma biblioteca e cinco laboratórios (Química e Biologia, Física, Metrologia, Eletrônica e Automação e Instrumentação Industrial). Para atender especificamente os cursos de graduação e pós-graduação foi montando, com fomento da FAPERJ, o Laboratório Didático-Metodólogico que tem como objetivo promover estudos, discussões, atividades e cursos voltados para a prática pedagógica em ensino de Ciências e Matemática, servindo como um espaço de produção e de disseminação de conhecimentos na área e para centralizar os equipamentos de mídia (câmera fotográfica, filmadora, computador, projetor Multimídia, e outros) empregados nas pesquisas desenvolvidas pelos docentes e alunos de futuros projetos na área.

COMO CHEGAR NO CAMPUS VOLTA REDONDA | CLIQUE AQUI