Logo IFRJ

Estrutura e Funcionamento

 

As atividades e políticas de Gestão de Pessoas do IFRJ são executadas pela Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade (PRODIN) - através da Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas (DGP), ​com apoio de duas comissões centrais:

          1 - a CIS - Comissão Interna de Supervisão no caso dos servidores Técnico - Administrativos em Educação e 

          2 - CPPD - Comissão Permanente de Pessoal Docente no caso dos servidores Docentes, que atua em parceria com as CLA - Comissões Locais de Avaliação presentes em                        todos os campi da instituição.

Aqui você encontrará informações detalhadas sobre a estrutura disponível na DGP para atendimento dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do IFRJ. Apresentamos resumidamente a responsabilidade de cada Diretoria, sua estrutura de Coordenações e os principais serviços que cada um oferece aos nossos servidores.

 

Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas (DGP) 

É o setor responsável pela execução da política de pessoal do IFRJ e cuida das relações de trabalho entre o servidor e a administração, em suas diversas facetas, administrando a vida funcional do servidor em seus diversos processos e procedimentos, desde a sua admissão até a sua aposentadoria. É responsável por desenvolver, propor, coordenar, acompanhar e avaliar as políticas e diretrizes relativas à gestão estratégica de pessoas no âmbito do IFRJ.

A esta Diretoria compete:

  • Desenvolver ações para a melhoria das práticas de gestão nos diversos níveis de atuação da DGP;
  • Estudar soluções e novas políticas em todos os níveis de procedimento na área de gestão de pessoas;
  • Apropriação de procedimentos, legislação vigente e sistemas do Governo Federal;
  • Implantação de novos procedimentos orientados pelo Ministério da Economia;
  • Elaboração de novas políticas de qualificação e capacitação de servidores;
  • Promover os Programas de Capacitação e Qualificação no âmbito do IFRJ;
  • Estimular o desenvolvimento dos servidores em consonância com os objetivos organizacionais;
  • Garantir a avaliação de desempenho dos servidores para fins de estágio probatório e progressões;
  • Garantir a avaliação documental para fins de efetivação das progressões dos servidores;
  • Fomentar a saúde e a qualidade de vida dos servidores;
  • Desenvolver ações de fortalecimento da política de segurança do trabalhador;
  • Desenvolver laudo ambiental para fins de verificação de insalubridade e periculosidade nos ambientes de trabalho;
  • Estimular o desenvolvimento de práticas que reforcem ações de sustentabilidade ambiental;
  • Realizar contratação e gerenciamento de Estagiários;
  • Gerenciar o lançamento de informações dos serviços de cadastro e pagamento de servidores;
  • Realizar o controle de nomeações e contratações de servidores;
  • Análisar e encaminhar processos relativos à movimentação (remoção, redistribuição, lotação provisória, etc) de servidores;
  • Apoiar as demandas de servidores aposentados e pensionistas;
  • Atender a demandas de órgãos de controle e judiciais;
  • Alimentar e atualizar sistemas de gerenciamento de dados de recursos humanos;
  • Realizar constante integração com o trabalho em parceria com os campi  do IFRJ.   

 

 

Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas (DGP)

Diretora: Carla Doti Dias Ripper

E-mail: dgp@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas / Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

A Diretoria de Gestão e Valorização de Pessoas (DGP) compreende:

  1. DAAF - Diretoria Adjunta de Administração Funcional 
  2. DQDP - Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas

 

Apresentaremos aqui o Organograma da DGP:

 

 

 

1 - Diretoria Adjunta de Administração Funcional (DAAF)

É responsável por coordenar, junto aos seus respectivas setores,  a operacionalização e controle das políticas e diretrizes relativas a vida funcional do servidor (como por exemplo: nomeação, lotação, pagamento de salários e benefícios, implantação de benefícios, etc).

 

A equipe da DAAF é responsável pelos serviços referentes a:

  • Abono de Permanência
  • Adicional Noturno
  • Admissão de pessoal permanente
  • Ajuda de Custo
  • Alteração de Conta Salário (Dados Bancários)
  • Alteração de Dados Cadastrais (Endereço, estado civil, telefone, etc.)
  • Anistia
  • Aposentadoria
  • Assistência à Saúde Suplementar
  • Auxílio-Alimentação
  • Auxílio-Funeral
  • Auxílio-Moradia
  • Auxílio-Natalidade
  • Auxílio Pré-Escolar
  • Auxílio Transporte
  • Auxílio Reclusão
  • Auxílio Funeral
  • Averbação de Tempo de Contribuição
  • Colaboração Técnica (Servidor do IFRJ para outro Órgão)
  • Colaboração Técnica (Servidor de outro Órgão para o IFRJ)
  • Contratação de Docentes Temporários (Substitutos)
  • Contratação de Estagiários
  • Controle de Frequência de Estagiários
  • Controle de Frequência de Servidores
  • Dependentes (inclusão, exclusão)
  • Desbloqueio de acsso ao SIAPENET
  • Designação de Função de Confiança - FG
  • Dispensa de Função de Confiança - FG 
  • Exercícios Anteriores
  • Exercício Provisório
  • Exoneração de Cargo Efetivo 
  • Exoneração de Cargo de Confiança - CD 
  • Férias (inclusão, alteração, interrupção)
  • Folha de ponto - Estagiários
  • Folha de ponto - Servidores
  • Gerenciamento de Sistemas do Governo Federal e do IFRJ (SIAPE / SIORG / PNP / e-Pessoal / SIGRH / SIPAC, etc.)
  • Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso (GECC)
  • Isenção de Imposto de Renda
  • Licença à Gestante e Prorrogação
  • Licença à Adotante e Prorrogação
  • Licença Gala (Casamento)
  • Licença Nojo (Por motivo de falecimento do cônjuge, companheiro, pais, filhos etc)
  • Licença Paternidade e Prorrogação
  • Lotação Provisória para Acompanhar Cônjuge ou Companheiro
  • Nomeação de Cargo de Direção - CD
  • Nomeação de Servidor Efetivo
  • Pensão Civil
  • Recondução
  • Redistribuição
  • Reintegração
  • Remoção - Movimentação
  • Remoção por Motivo de Saúde
  • Reposição ao Erário
  • Requisição/Cessão de outro órgão
  • Ressarcimento de Transporte Seletivo ou Especial
  • Reversão de Aposentadoria
  • Substituição de chefia (FG / CD)
  • Termo de ocorrência para fins de descontos indevidos de consignatárias
  • Termo de responsabilidade outro vínculo público
  • Vacância de cargo efetivo (posse em outro cargo inacumulável)

 

Diretor: Carlos Henrique Sousa Silva

E-mail: daf@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 /

Ligações Internas / Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

A Diretoria Adjunta de Administração Funcional (DAAF) compreende:

  • Coordenação-Geral de Admissão e Registro Funcional - CARF 
  • Coordenação-Geral de Pagamento - COPAG
  • Coordenação de Cadastro e Movimentação - COCAM
  • Coordenação Geral de Atendimento às Demandas Judiciais e Externas - CADJE
  • Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria  - COGP RT

 

 

  • Coordenação-Geral de Admissão e Registro Funcional - CARF 

À Coordenação-Geral de Admissão e Registro Funcional compete:

  • Convocação de candidatos;
  • Verificação de documentação para admissão de novos servidores para o quadro de pessoal permanente (Técnicos Administrativos e Docentes);
  • Envio de e-mail com listagem de documentos e exames admissionais;
  • Agendamento com o Serviço de Saúde (SERSA) para a verificação dos exames admissionais;
  • Confecção de termos de posse;
  • Contratação de Docentes Substitutos;
  • Encaminhamento de portarias para publicação no DOU;
  • Agendamento da data de posse;
  • Atividades administrativas referentes à admissão de estagiários, servidores efetivos e temporários;
  • Confecção de termos de compromisso e aditivos;
  • Inclusão de dados cadastrais no sistema SIAPE;
  • Controle de frequência, inclusão e exclusão de estagiários.

Coordenadora: Marta Barbosa da Silva

Equipe:

  • Moysés da Silva Carlos - Auxiliar em Administração

E-mail: carf@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas /Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

  • Coordenação-Geral de Pagamento - COPAG

À Coordenação-Geral de Pagamento compete: 

  • Acertos de Abono de Permanência concedidos;
  • Acertos de Adicional de Insalubridade;
  • Acertos de Auxílio Natalidade e Auxílio Pré-Escolar;
  • Acertos de Nomeações, Exonerações de Cargos de Direção (CD) e designações e dispensas de Função Gratificada (FG);
  • Acertos de pagamento suspenso e recadastramento de aposentados e pensionistas;
  • Acertos de Pensão Alimentícia;
  • Acertos de Remoção, Redistribuição, Cessão e outras movimentações;
  • Acertos e comunicação entre a conveniada GEAP e o IFRJ;
  • Auxílios transportes regulares e seletivo/especial concedidos e cadastrados;
  • Benefícios concedidos de Auxílio Moradia;
  • Benefícios concedidos de Per Capita Saúde Suplementar;
  • Cálculos de rescisão e término de contrato de professores substitutos;
  • Cálculos e lançamentos de Alteração de Regime;
  • Cálculos e lançamentos de contratações de professores substitutos;
  • Cálculos e lançamentos de Incentivo à Qualificação;
  • Cálculos e lançamentos de Nomeações de novos servidores;
  • Cálculos e lançamentos de Progressão por Mérito e Progressão por Capacitação (TAE);
  • Cálculos e lançamentos de Progressão e Promoção Docente; 
  • Cálculos e lançamentos de Aceleração da Promoção;
  • Cálculos e lançamentos de Retribuição por Titulação (RT);
  • Cálculos e lançamentos de Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC);
  • Cálculos e lançamentos de Vacâncias e Exonerações;
  • Comprovações recebidas de Per Capita Saúde Suplementar;
  • Descontos de afastamentos diversos (afastamento do país para missão no exterior; afastamento para participação em programa de pós graduação stricto sensu, licença capacitação, etc);
  • GRUs de estágio e licença para interessess particulares;
  • Lançamentos de descontos de faltas;
  • Lançamentos e acertos em folha de estagiários;
  • Pagamentos de gratificação por encargo de cursos ou concursos;
  • Pagamentos de substituições de função de confiança;
  • Processos de aposentadoria;
  • Processos de exercícios anteriores abertos e calculados;
  • Processos de exercícios anteriores e cadastro no SIAPE;
  • Processos de Pensão Civil;
  • Processos de Reposição ao Erário;
  • Produção da GFIP no SEFIP.

Coordenador: Ricardo Silveira Carneiro da Cunha

Equipe:

  • Patrícia Iide – Técnico em Contabilidade
  • Viviane Rohem da Silva - Assistente em Administração

E-mail: copag@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

 

  • Coordenação de Cadastro e Movimentação - COCAM

À Coordenação de Cadastro e Movimentação compete:   

  • Cadastro dos Adicionais de Insalubridade, Periculosidade e Noturno;
  • Cadastro de Afastamentos: licenças capacitação, participação em congresso/evento/missão no país ou no exterior, estudo/pós-graduação no país ou no exterior, licença para tratar de interesses particulares, licença para atividade política, licença prêmio por assiduidade, faltas, licença gala, licença nojo, licença gestante e prorrogação, licença paternidade e prorrogação, licença adotante e prorrogação, etc;
  • Alteração de dados cadastrais: dados pessoais (nome, endereço, estado civil, telefone, etc.);
  • Alteração de dados bancários: conta salário para fins de remuneração e conta corrente para fins de SCDP;
  • Férias (SIAPE e SIGRH): inclusão, alteração, cancelamento, interrupção, homologação, inclusão histórica e perda de férias;
  • Inclusão de dependente: acompanhamento de pessoa da família e imposto de renda;
  • Cadastro de Auxílio Natalidade;
  • Cadastro de Auxílio Pré-Escolar;
  • Cadastro de novo docente do quadro efetivo;
  • Cadastro de novo docente substituto;
  • Cadastro de novo servidor técnico administrativo;
  • Cadastro de encerramento de contrato de professor substituto;
  • Cadastro de demissão;
  • Cadastro de exoneração;
  • Cadastro de vacância;
  • Cadastro de incentivo à qualificação;
  • Cadastro de progressão por mérito;
  • Cadastro de progressão por capacitação;
  • Cadastro de progressão docente;
  • Cadastro de promoção docente;
  • Cadastro de retribuição por titulação;
  • Cadastro de reconhecimento de saberes e competências;
  • Cadastro de aceleração da promoção docente; 
  • Cadastro de alteração de jornada de trabalho;
  • Integração mensal entre os sistemas SIAPE e SIGRH;
  • Elaboração mensal do cronograma de homologação de férias;
  • Movimentação de Servidores: Remoção; Anistia; Cessão; Colaboração Técnica; Exercício Provisório; Requisição; Redistribuição;
  • Instituto da Movimentação;
  • Enviar as folhas de ponto e os documentos dos servidores externos para seus órgãos de origem;
  • Receber as folhas de ponto e os documentos dos servidores do IFRJ que estão em exercício em outros Órgãos.

Coordenador: Heleno Ferreira Lima

Equipe:

  • Danielle Lisboa da Motta de Almeida - Administrador
  • Tatiana Cristina Paz de Oliveira - Assistente em Administração

E-mail: ccad@ifrj.edu.br / movimentacao@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

  • Coordenação Geral de Atendimento às Demandas Judiciais e Externas - CADJE

À Coordenação Geral de Atendimento às Demandas Judiciais e Externas compete:  

  • Subsídios à Procuradoria Jurídica em processos judiciais;
  • Atendimento aos Órgãos de controle;
  • Recadastramento de aposentado e pensionista;
  • Pensão civil;
  • Auxílio Funeral;
  • Ajuda de custo;
  • Auxílio moradia;
  • Averbação de tempo de contribuição;
  • Aposentadoria;
  • Abono de Permanência;
  • Isenção de Imposto de Renda;
  • Licença Prêmio por Assiduidade;
  • Reversão de Aposentadoria;
  • Certidão de Tempo de Contribuição;
  • Contagem de Tempo de Contribuição;
  • Declarações diversas referentes a questões previdenciárias.

Coordenador: Maria Victoria Arantes Martin

Equipe:

  • Antônio Mangabeira dos Santos Junior – Assistente em Administração
  • Thaís Fernandes Rodrigues da Conceição – Tecnóloga em Gestão de RH

E-mail: cadje@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

  • Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria  - COGP RT

À Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria compete:   

  • Atendimento presencial e telefônico;
  • Arquivamento de documentação;
  • Distribuição e Controle de Documentos Físicos e Eletrônicos (SIPAC);
  • Alteração de estruturas e lotação de servidores (utilização do SIGRH e SIGADMIN); 
  • Gerenciamento de portarias.

Coordenador: Dalva Baliano Lopes

Equipe:

  • Artur Ennes dos Santos (Estagiário)
  • Yago Arantes Rocha de Souza (Estagiário)

E-mail: cogp.rt@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

Organograma da DAAF 

 

 

 

2 - Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP)

É responsável pela execução da política de capacitação de pessoal definindo as diretrizes gerais para desenvolvimento humano e profissional do corpo efetivo da instituição, com enfoque na qualificação profissional, na motivação para o trabalho e na melhoria da qualidade de vida dos servidores.

 

A esta Diretoria compete:

  • Propor a elaboração e a execução das atividades de sua Diretoria;
  • Propor normas no âmbito de sua Diretoria;
  • Supervisionar e dirigir os setores subordinados à sua Diretoria;
  • Coordenar a elaboração, a implantação e a implementação do Plano Anual de Capacitação do IFRJ;
  • Dirigir, em conjunto às coordenações, as políticas de saúde do trabalhador; segurança do trabalho; desenvolvimento de pessoas e gestão ambiental;
  • Elaborar indicadores que facilitem a gestão e a tomada de decisão dos processos de qualificação e capacitação do IFRJ;
  • Participar de fóruns relacionados ao desenvolvimento de pessoas, saúde do trabalhador, segurança do trabalho e gestão ambiental;
  • Emitir e registrar os certificados originados de qualificação e capacitação, quando for o caso;
  • Fomentar a integração entre os campi nas ações de capacitação, de modo a promover a troca de experiências profissionais entre os servidores do IFRJ;
  • Solicitação de Pagamento dos Avaliadores Internos e Externos relativos ao RSC;
  • Desenvolver programa de ambientação para os novos servidores do IFRJ;
  • Fomentar parcerias com outras instituições, de modo a promover a qualificação e capacitação dos servidores do IFRJ;
  • Coordenar a implantação e implementação do Plano Anual de Capacitação do IFRJ;
  • Coordenar, controlar e avaliar as ações de capacitação interna e externa;
  • Elaborar indicadores que facilitem a gestão e a tomada de decisão dos processos de qualificação e capacitação do IFRJ;
  • Emitir e registrar os certificados originados de qualificação e capacitação, quando for o caso;
  • Assegurar a divulgação ampla dos cursos de capacitação e qualificação;
  • Fomentar a integração entre os campi nas ações de capacitação, de modo a promover a troca de experiências profissionais entre os servidores do IFRJ;
  • Elaborar banco de servidores que colaborarão para as ações de capacitação no IFRJ, ministrando cursos.
  • Gerir Acordos de Cooperação entre instituições em áreas afins da gestão de pessoas.

 

A equipe da DQDP é responsável pelos serviços referentes a:

  • Aceleração da Promoção
  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (Docente)
  • Afastamento para Estudo ou Missão no Exterior (TAE)
  • Afastamento para Exercício de Mandato Eletivo
  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (Docente)
  • Afastamento para Participação em Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu no país / no Exterior (TAE)
  • Afastamento para servir a outro órgão ou entidade (Cessão)
  • Alteração de Regime de Trabalho (Docente)
  • Alteração de Regime de Trabalho (TAE)
  • Colaboração Técnica (Servidor do IFRJ para outro órgão)
  • Colaboração Técnica (Servidor de outro órgão para o IFRJ)
  • Complementação Pedagógica
  • Homologação de Estágio Probatório (Docente) 
  • Homologação de Estágio Probatório (TAE)
  • Horário especial para servidor estudante
  • Horário especial para servidor portador de deficiência
  • Incentivo à Qualificação
  • Insalubridade - Concessão
  • Inscrição em eventos de capacitação
  • Licença para Atividade Política
  • Licença para Capacitação (Docente)
  • Licença para Capacitação (TAE)
  • Licença para Tratamento de Saúde
  • Licença para Tratar de Interesses Particulares
  • Licença por Acidente em Serviço ou Doença Profissional
  • Licença por Motivo de Afastamento do Cônjuge
  • Licença por Motivo de Doença em Pessoa da Família
  • Periculosidade - Concessão
  • Plano Individual de Trabalho (PIT)
  • Progressão/Promoção Docente
  • Progressão por Capacitação Profissional (TAE)
  • Progressão por Mérito Profissional (TAE)
  • Promoção Docente à Classe Titular
  • Readaptação
  • Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC)
  • Relatório de Atividade Docente (RAD)
  • Remoção por Motivo de Saúde
  • Remoção para acompanhar Cônguje ou Companheiro
  • Retribuição por Titulação 

 

Diretor: Fernando Rocha Beserra

E-mail: dqdp@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

A Diretoria Adjunta de Qualidade de Vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP) compreende:

  • Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador (CST)
  • Coordenação de Desenvolvimento Funcional (CODEF) 
  • Coordenação de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente
  • Núcleo de Gestão Ambiental

 

  • Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador 

À Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador compete:  

  • Realizar perícia singular, junta oficial em saúde e pareceres multiprofissionais no âmbito da perícia oficial em saúde;
  • Planejar, coordenar e executar exames ocupacionais (admissionais, periódicos e demissionais);
  • Promover ações de promoção e vigilância em saúde relacionadas ao trabalho e de prevenção de doenças ocupacionais;
  • Favorecer a padronização de processos e procedimentos da área da saúde dos servidores do IFRJ;
  • Gerenciar o SIAPE Saúde e a execução de compras de medicamentos, equipamentos e demais insumos necessários ao funcionamento do setor;
  • Realizar atendimentos biopsicossociais aos servidores relacionados a questões laborais, realizando os encaminhamentos em sistema de referência e contrareferência quando necessário;
  • Prestar o primeiro atendimento em casos de emergência e urgência, acionando serviço especializado;
  • Participar e representar o Instituto em Fóruns relacionados as atividades da coordenação.

Coordenadora: Larisse Caroline Ferreira de Castro

Equipe:

  • Ana Paula da Fonseca da Costa Fernandes – Enfermeira do Trabalho
  • Bianca de Moraes Branco – Médica Psiquiatra Perita
  • Daniele Zanotti da Silva - Psicóloga
  • Fabiana Pereira de Souza – Fonoaudióloga
  • Fabiana Regolin – Fisioterapeuta
  • Fabiane Toste Cardoso – Nutricionista
  • Fernanda Pilotto de Moura – Médica Perita

Equipe - Acordos de Cooperação:

  • Karoline Cornejo – Psiquiatra Perita  – Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Débora Petrungaro Migueis – Médica Perita - Instituto Nacional de Educação de Surdos
  • Abelardo Couto – Médico Perito – Instituto Benjamin Constant

E-mail: cst@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

  • Coordenação de Desenvolvimento Funcional (CODEF) 

À Coordenação de Desenvolvimento Funcional compete:           

  • Incluir, organizar, atualizar e controlar os dados em planilha referente ao desenvolvimento funcional dos servidores;
  • Analisar e movimentar os processos, via SIPAC, referente as carreiras dos docente e técnico-administrativas;
  • Emitir portarias referente aos processos das carreiras docente e técnico-administrativa;
  • Participar dos fóruns referente as carreiras docente e técnico-administrativa;
  • Realizar outras atividades afins ao desenvolvimento funcional.

Coordenadora: Paula Seixas Carboni Martins 

Equipe: Johnatan Rodrigues Lamas - Assistente em Administração

E-mail: codef@ifrj.edu.br

Ligações Externas: 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

  • Coordenação de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente 

À Coordenação de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente compete:

  • Elaborar e implementar política de Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente;
  • Desenvolver ações educativas na área de Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Apoiar e subsidiar os Campi nas questões técnicas de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente;
  • Realizar análise de riscos dos ambientes administrativos e tecnológicos dos Campi do IFRJ;
  • Organizar, Implantar as Comissões de CISSP dos Campi e auxilia-las tecnicamente;
  • Elaborar laudos de insalubridade e periculosidades dos servidores expostos a riscos cuja a analise seja qualitativa;
  • Avaliar e/ou acompanhar a quantificação dos riscos ambientais identificados;
  • Elaborar e gerenciar Programas de implantação do Sistema de Gestão de Segurança do Trabalho e do Sistema de Gestão Ambiental;
  • Identificar variáveis de controle de doenças ocupacionais e acidentes do trabalho;
  • Investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle;
  • Elaborar Programa de Avaliação e Gerenciamento de Riscos – PAGR dos Campi;
  • Implantar Planos de Emergência e Brigada de Incêndio do IFRJ;
  • Implementar programas e projetos que promovam a eficiência na Administração Pública em matéria de Gestão Ambiental;
  • Prestar assessoria e consultoria em matéria de gestão ambiental aos diferentes níveis diretivos da instituição;
  • Planejar, projetar, especificar, organizar e executar atividades específicas de gestão ambiental;
  • Participar de eventos referentes à Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

Coordenador: Anderson Luiz Duarte Augusto 

Equipe:

  • Izaura Cristina Ferreira de Almeida - Engenheira de Segurança do Trabalho
  • Joana D´Arc Machado Pereira - Engenheira de Segurança do Trabalho
  • Mariana Arêas Miranda - Técnica em Segurança do Trabalho

E-mail: cstm@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

  • Núcleo de Gestão Ambiental

À Equipe de Gestão Ambiental compete:

  • Elaborar e implementar política de Gestão Ambiental no IFRJ;
  • Promover a sustentabilidade ambiental, econômica e social no IFRJ;
  • Melhorar a qualidade do gasto público por meio da eliminação do desperdício e pela melhoria contínua da gestão dos processos;
  • Incentivar a implementação de ações de eficiência energética nas edificações públicas;
  • Estimular ações para o consumo racional dos recursos naturais e bens públicos;
  • Planejar e coordenar a construção de indicadores ambientais;
  • Garantir a gestão integrada de resíduos pós consumo, inclusive a destinação ambientalmente correta;
  • Identificar, planejar e implementar programas relacionados a qualidade de vida dos servidores do IFRJ, de forma integrada à coordenação de saúde;
  • Reconhecer as melhores práticas de eficiência na utilização dos recursos públicos, nas dimensões de economicidade e socioambientais;
  • Compartilhar experiências práticas de sucesso, instruir, disseminar e promover o desenvolvimento de processos inovadores relacionados à educação e à Administração Pública em geral;
  • Promover ações de sensibilização ambiental relacionadas ao trabalho, através de palestras, demonstrações e treinamento “in loco”, campanhas, eventos, etc.;
  • Apoiar e subsidiar os Campi nas questões técnicas de Gestão Ambiental;
  • Coordenar os trabalhos, da área ambiental, nos polos em SST.

Equipe:

  • Luana Adria Vieira Monteiro - Assistente em Administração
  • Nathália da Silva Braga – Tecnóloga em Gestão Ambiental
  • Saturnino Alves Antônio – Técnico em Assuntos Educacionais

E-mail : meioambiente@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

Veja aqui o Organograma da DQDP:

 

 

Coordenações ligadas à Diretoria Adjunta de Administração Funcional (DAAF), responsáveis e contatos:

  • Coordenação-Geral de Admissão e Registro Funcional

Coordenadora: Marta Barbosa da Silva

E-mail: carf@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

  • Coordenação-Geral de Pagamento

Coordenador: Ricardo Silveira Carneiro da Cunha

E-mail: copag@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

  • Coordenação de Cadastro e Movimentação

Coordenadora: Heleno Ferreira Lima

E-mail: ccad@ifrj.edu.br ou movimentacai@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

  • Coordenação-Geral de Atendimento à Demandas Judiciais e Externas

      Coordenadora: Maria Victoria Arantes Martin

E-mail: cadje@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

  • Coordenação de Gestão de Pessoas da Reitoria

Coordenadora: Dalva Baliano Lopes

E-mail: cogp.rt@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

 

 

Coordenações ligadas à Diretoria Adjunta de Qualidade de vida e Desenvolvimento de Pessoas (DQDP), responsáveis e contatos:

  • Coordenação-Geral de Saúde do Trabalhador

Coordenadora: Larisse Caroline Ferreira de Castro 

E-mail: cst@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

  • Coordenação de Desenvolvimento Funcional

Coordenadora: Paula Seixas Carboni Martins

E-mail: codef@ifrj.edu.br

Ligações Externas:(21) 3293-6038 / 3293-6039 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6038 / (12) 6039

  • Coordenação de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente

Coordenador: Anderson Luiz Duarte Augusto

E-mail: cstm@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6007

Ligações Internas/Ramal: (12) 6007

 

 

Coordenação de Gestão de Pessoas (CoGP) dos campi:

A gestão de pessoas no IFRJ, é orientada pela equipe da DGP, mas conta com um importante auxílio em seu dia-a-dia, que é o apoio das equipes presentes nos campi. Assim, os servidores e servidoras ativos, aposentados ou seus pensionistas, podem contar com  as Coordenações de Gestão de Pessoas (CoGP) dos campi.

Dada a história de vida e funcionamento de cada campus, temos uma estrutura maior ou menor disponível para esse apoio.

As Coordenações de Gestão de Pessoas dos campi atuam como extensão do trabalho da DGP em cada uma das unidades do IFRJ, mas estão subordinadas administrativamente aos Diretores Gerais dos respectivos campi, em geral vinculadas à Direção de Administração.

Possuem entre outras funções a responsabilidade de orientar os servidores sobre encaminhamentos dos processos de interesse de cada um, tramitar os processos eletrônicos no ambiente virtual do SIPAC - Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos, guardar e atualizar a ficha funcional dos servidores, apoiar e orientar nos processos de avaliação e progressão funcional, em pedidos de licenças e afastamentos, ou seja, servir de apoio e instrumento de ligação entre os servidores dos campi e a DGP, visando facilitar e agilizar esse atendimento. 

A seguir, apresentamos os responsáveis, os telefones e os e-mails de contato em cada um dos campi:

 

Coordenações de Gestão de Pessoas (CoGP) dos campi:

Campus Arraial do Cabo

Responsável: Ana Claudia Teixeira do Nascimento

E-mail: cogp.cac@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (22) 2622-9212 

Ligações Internas/Ramal: (22) 9212 / 9222 / 9206

 

Campus Belford Roxo

E-mail: cogp.cbel@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6078 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6078

 

Campus Duque de Caxias

Responsável: Nívea dos Santos Scarpini

E-mail: cogp.cduc@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2784-6105 

Ligações Internas/Ramal: (15) 6105

 

Campus Engenheiro Paulo de Frontin

Responsável: Maxwel de Oliveira Côrtes

E-mail: cogp.cepf@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (24) 2468-1808 / 1809 / 1810 

Ligações Internas/Ramal: (21) 1809 / 1809 / 1810

 

Campus Mesquita

Responsável: André Bispo da Silva

E-mail: cogp.cmesq@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2797-2506 

Ligações Internas/Ramal: (20) 2506

 

Campus Nilópolis

Responsável: Tássia Pimentel Rodrigo de Freitas

E-mail: cogp.cnil@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3236-1810  

Ligações Internas/Ramal: (13) 1810

 

Campus Niterói

Responsável: Fátima Helena Martins de Oliveira

E-mail: cogp.cnit@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3293-6089 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6089

 

Campus Paracambi 

Responsável: Robson de Oliveira Machado

E-mail: cogp.cpar@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2683-9707 

Ligações Internas/Ramal: (14) 9707

 

Campus Pinheiral

Responsável: Victor Lopes Teixeira Alvarães

E-mail: cogp.cpin@ifrj.edu.br 

Ligações Externas: (24) 3356-8251 

Ligações Internas/Ramal: (19) 8251

 

Campus Realengo 

Responsável: Janine Leocardo Malheiros

E-mail: cogp.creal@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 3107-6006 

Ligações Internas/Ramal: (18) 6006

 

Campus Resende

Responsável

E-mail:

Ligações Externas: (24) 3383-4900

Ligações Internas/Ramal: (23) 4909 / 4910 / 4911

 

Campus Rio de Janeiro 

Responsável: Alexandra Maciel de França

E-mail: cogp.cmar@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2566-7736 

Ligações Internas/Ramal: (11) 7736

 

Campus São Gonçalo

Responsável

E-mail: cogp.csg@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (21) 2624-9006 

Ligações Internas/Ramal: (17) 9006

 

Campus São João de Meriti

Responsável

E-mail:

Ligações Externas: (21) 3293-6077 

Ligações Internas/Ramal: (12) 6077

 

Campus Volta Redonda

Responsável: Andrea Soares Ferreira da Silva

E-mail: cogp.cvr@ifrj.edu.br

Ligações Externas: (24) 3356-9132 

Ligações Internas/Ramal: (16) 9132

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS