I Colóquio sobre Práticas Inclusivas encerra curso de Extensão

O curso de Extensão “Mediador Escolar em uma Perspectiva Inclusiva”, proveniente de uma parceria com a Prefeitura de São João de Meriti, foi encerrado com “I Colóquio sobre Práticas Inclusivas”. O evento, aberto ao público externo, foi realizado no dia 13/12, no auditório do campus.

O intuito dessa ação foi promover a inclusão social, a fim de combater a exclusão causada pelas diferenças, principalmente dentro das salas de aula. Foram compartilhadas diversas técnicas e experiências de como a temática pode ser trabalhada, ensinando a lidar com o diferente.

O colóquio contou com apresentações orais de palestrantes do curso e externos, apresentações de pôsteres e apresentações culturais. Um destaque na programação foi a palestra sobre o tema central do evento com o pedagogo do campus, Luiz Alberto Chaves.

A coordenadora do curso de Extensão e também vice-presidente do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), Carla dos Santos, contou como foi a experiência: “Foi muito prazeroso poder contribuir com esse curso. A turma trouxe uma bagagem muito boa, o que ajudou a ampliar meus conhecimentos na área que me cativa desde nova. O aprendizado é constante, não existe uma receita pronta e o curso faz parte desse processo”, entusiasmou-se.

Denis Silva, pedagogo e pós-graduando em Neuropsicopedagogia com ênfase em Educação Especial Inclusiva, falou durante o evento sobre características das crianças com altas habilidades. Ele afirmou que participar desse curso contribuiu grandemente para seu aprimoramento, tanto pessoal quanto profissional. “O fato de estar cercado de pessoas que, assim como eu, abraçaram a luta em favor de uma educação inclusiva, não tem preço”, contou agradecido.

Maria Cecília Pilão foi uma das inscritas no curso. Estudante de Pedagogia na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), ela falou sobre como foi participar da atividade de Extensão: “Sempre tive vontade de me especializar na área e foram basicamente três meses de muita aprendizagem e valor para minha carreira acadêmica. As aulas foram essenciais para me tornar preparada em mediação”, explica.

O evento foi encerrado com apresentações culturais do aluno do curso Técnico em Administração Fernando Wilian Hiraguchi; e da dupla Aida Guerreiro e Jorge Garcia. Ao final, os alunos receberam os certificados de conclusão do curso.