SETORES

 

 

Direção Geral - DG

Diretor: Silvério Afonso Albino Balieiro

Compete a esta direção coordenar as políticas educacionais e administrativas no campus Volta Redonda, de acordo com as diretrizes homologadas pelo Conselho Superior, pelas orientações determinadas pelo Reitor, em consonância com o Estatuto, com o Projeto Pedagógico Institucional, com o Plano de Desenvolvimento Institucional e com o Regimento Geral do IFRJ; Coordena o planejamento e exerce a função de ordenador de despesas do campus, de forma delegada e solidária com o Reitor e gerencia a execução dos recursos orçamentários do campus; zela pelo cumprimento das leis e normas, das decisões legais superiores, bem como pelo bom desempenho das atividades no campus.

 

Direção de Administração - DA

Diretor: Wallace Pereira Neves dos Reis

Compete planejar, coordenar e controlar a execução das atividades administrativas, no âmbito do campus,  em consonância com os sistemas federais de controle e atender as demandas administrativas de todos os setores do campus  desde que autorizadas pela direção geral. Assessorar nas necessidades administrativas as outras diretorias.

 

Direção de Ensino - DE 

Diretora: Ana Paula Damato Bemfeito

Compete a essa Diretoria implementar as políticas de ensino para o campus,  em consonância com a Pró-Reitoria de Ensino Médio e Técnico e a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, avaliando seu desenvolvimento e promovendo ações que garantam a articulação entre os diferentes níveis e modalidades de ensino. É responsável, ainda, por conduzir o processo coletivo de construção e avaliação permanente do Projeto Político Pedagógico do campus.

 

Direção de Apoio Técnico ao Ensino - DATE

Diretor: Otávio Henrique Rodrigues Meloni 

A Diretoria de Apoio Técnico ao Ensino (DATE) coordena oito setores ( COBIB, COTUR, CSTI, SEMT, SEG, SERSA, COEX, Setor de Laboratórios) que são responsáveis por dar suporte ao trabalho docente e à experiência discente em nosso Campus. Seu principal objetivo é proporcionar infraestrutura técnica para a boa realização das diversas atividades pedagógicas realizadas no Campus, além de promover ações de Extensão para as comunidades interna e externa.

 

Gabinete da Diretoria

Chefe de Gabinete: Juliana de Fátima Calixto de Oliveira

Compete a este setor assistir as Diretorias do campus em seu cotidiano administrativo, representado-as sob designação, comunicar suas decisões e articular entre os demais setores do campus os processos administrativos.

 

Assessoria de Comunicação - AsCom 

Responsável: Flávia Cópio Esteves

A Assessoria de Comunicação Social do campus, vinculada a Direção Geral, é a responsável pela ações de comunicação e publicidade institucional no âmbito do campus Volta Redonda, em consonância e integrada a polítca de comunicação do IFRJ. 

 

Coordenação da Biblioteca - CoBib

Coordenador: Eduardo do Carmo Castro

Compete a esta coordenação manter intercâmbio de informações com os diferentes setores pedagógicos para possibilitar a atualização do acervo bibliográfico; orientar a aquisição de livros, materiais e equipamentos que se fizerem necessários; guardar e conservar o acervo bibliográfico; propor e supervisionar os procedimentos e normas de funcionamento e uso da biblioteca; implementar ações que visem à detecção e à recuperação de livros extraviados ou danificados; cadastrar a comunidade acadêmica usuária da biblioteca e orientá-los em pesquisas bibliográficas; Coordenar as ações do processo referentes ao Programa Nacional dos Livros do Ensino Médio; Orientar e supervisionar o trabalho dos monitores da biblioteca; Criar procedimentos para educação continuada do usuário; e elaborar fichas catalográficas e auxiliar na formatação técnica de trabalhos acadêmicos do campus. 

 

Secretaria Acadêmica - SA

Compete a esta coordenação o controle da vida acadêmica do discente, desenvolvendo os procedimentos de registrar e acompanhar o percurso e o desempenho do aluno até a etapa da sua integralização curricular. É responsável pela documentação sistematizada dos fatos e dados relativos à instituição, o que possibilita o registro organizado das atividades da instituição, resguardando sua história e sua memória. Divide-se da seguinte forma:


  • Secretaria de Ensino Médio Técnico

Coordenadora: Célia Regina Leal de Souza


  • Secretaria de Graduação

Coordenadora: Maria Inês Rodrigues da Silva


  • Secretaria de Ensino de Pós-graduação

Coordenador: Wayne Vimieiro de Carvalho

 

Coordenação de Integração Escola-Empresa - CoIEE

Coordenador: Magnus Lopes

Compete a esta coordenação promover a integração entre o campus e as empresas e as instituições de ensino da região por meio de convênios de estagio; elaborar e atualizar o cadastro dos alunos egressos e conveniados e divulgar ofertas de estágio e emprego. O setor é responsável, também, pela organização das visitas técnicas, contribuindo para a formação profissional do aluno e, nesse mesmo sentindo, busca capacitar os alunos para a entrada no mercado de trabalho, através de palestras e conversas sobre postura profissional, entrevista, carreira e currículo.

 

Coordenação de Pessoal - CoPes

Coordenador: Andrea Soares Ferreira da Silva

Compete a esta coordenação a orientação, o atendimento e o encaminhamento de solicitações de servidores para análise dos setores competentes. Atualmente funciona como um órgão de ligação entre a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP) e o campus.

 

Coordenação de Suporte de Tecnologia da Informação - CSTI

Coordenador: Leonardo da Silva Ribeiro 

Compete a esta coordenação a manutenção de computadores e software básico, o desenvolvimento/instalação de sistemas de informação, o suporte e a execução de serviços multimídia e apoio/treinamento no uso dos recursos informatizados.

 

Coordenação de Compras, Licitações e Contratos

Coordenador: Alexandre Luiz Tuller Telles 

Compete a esta coordenação preparar e executar os processos de compras e serviços, editais e seus anexos, para os procedimentos licitatórios, a saber: pregão eletrônico, pregão presencial, convite, tomada de preços, concorrência e dispensa de licitação. È responsável, também, por instruir os setores solicitantes na construção das especificações do objeto a ser licitado.

 

Setor de Execução Financeira e Orçamentária

Responsável: Nathália de Queiroz Sather 

Compete a este setor o controle orçamentário e os pagamentos referentes às compras, contas mensais e bolsas diversas do campus  Assessorando a Direção de Administração e Direção Geral nas questões financeiras e orçamentárias.

 

Setor de Saúde - SerSa

Responsável: Dr. Paulo Pontes de Castro

Compete a este setor oferecer orientação e atendimento ao corpo docente, discente e técnico administrativo do campus Volta Redonda, na busca de um ambiente saudável, além da realização periódica de palestras educativas e trabalho preventivo de saúde junto ao corpo discente, docente e técnico administrativo

 

Coordenação de Turno - CoTur

Responsável: Kelson Alexsandro Rocha da Silva

Compete a este setor auxiliar aos professores e alunos, efetuar o agendamento de salas e supervisionar as impressões, digitalizações e cópias reprográficas referentes a provas e material didático no âmbito do campus  Volta Redonda.

 

Prefeitura do Campus 

Prefeito: Paulo Porto de Albuquerque Pereira

Compete a prefeitura do campus campus  gerenciar serviços de transporte, vigilância, limpeza e manutenção predial, bem como coordenar e executar atividades de apoio em relação a infra-estrutura, remanejamentos de mobiliários, urbanização e ajardinamento do campus . O gerenciamento do conjunto de chaves do campus também é responsabilidade deste setor.

 

Setor de Engenharia e Jardins

Prefeito: Paulo Porto de Albuquerque Pereira 

Compete a este setor gerenciar os serviços de vigilância, de portaria, de limpeza e manutenção; executar levantamento das necessidades para a compra de equipamentos e materiais inerentes ao setor; coordenar e supervisionar a execução de serviços de manutenção predial; coordenar e executar as atividades de apoio com relação à infra-estrutura relacionadas com formaturas, atividades esportivas, seminários, congressos, vestibulares e afins e executar os serviços de urbanização em ajardinamento e paisagismo.

 

Coordenação de Patrimônio

Responsável: Eliane Ribeiro da Costa Cavalcanti

Compete a esta coordenação conferir e inspecionar, face às especificações de compras, o material adquirido para o campus; receber, armazenar e distribuir, devidamente codificado e classificado, o material permanente e de consumo adquirido; controlar ou patrimoniar todo o material adquirido pelo campus.

 

Coordenação Técnico-Pedagógica - CoTP

Coordenador: Cleber Vicente Gonçalves

Compete a esta coordenação orientar e refletir junto ao corpo docente do campus Volta Redonda sobre o processo de ensino-aprendizagem através da assistência pedagógica aos docentes e discentes da Instituição. Busca atuar de forma sistemática na integração entre aluno, família e escola. Prestar atendimentos específicos na área pedagógica, social e psicológica com o objetivo de colaborar para a construção de uma postura cidadã e responsável que favoreça a permanência e o sucesso escolar do aluno. Atuar juntamente com a Direção de Ensino nos aspectos organizacionais que envolvam o corpo discente, docente e técnico administrativo.

 

Supervisão Escolar

Coordenadora: Letícia Piedade de Medeiros

A Supervisão Escolar tem como objetivos promover a articulação e a integração das ações pedagógicas desenvolvidas na instituição, de acordo com a política educacional do IFRJ e respeitada a legislação vigente; subsidiar a reflexão constante sobre o processo ensino-aprendizagem nas diferentes modalidades de ensino ministradas na instituição, a partir do acompanhamento pedagógico do desenvolvimento do currículo de cada curso; propiciar condições para a formação permanente dos educadores em serviço; e auxiliar a Direção de Ensino na Gestão Escolar.

 

Setor de Assistência Estudantil

Coordenadora: Andrea Simoni Manarin Tunin (assistente social)

O Setor de Assistência Estudantil tem como objetivo promover e implementar ações que contribuam para o acesso e permanência dos discentes em nossa instituição. Neste setor são desenvolvidos programas e projetos de assistência que buscam atender as demandas inerentes ao cotidiano dos alunos, tais como: transporte, moradia, alimentação, material didático, atividades culturais e ações afirmativas, além de oferecer o atendimento especializado para o acompanhamento social dos alunos.

 

Coordenação do Curso Técnico de Automação Industrial

Coordenador: Helton Rodrigo de Souza Sereno

Compete a esta coordenação a responsabilidade sobre a qualificação técnica dos alunos do curso, formular e manter as diretrizes das disciplinas técnicas, laboratórios e equipamentos relativos ao curso no campus. Atuar juntamente com a Direção de Ensino nos aspectos organizacionais que envolvam o corpo discente, docente e técnico administrativo no âmbito do curso. Coordena os professores do curso de Automação Industrial do campus.

 

Coordenação do Curso Técnico de Metrologia

Coordenador: Reinaldo Gomes Santana

Compete a esta coordenação a articulação de ações voltadas para a formação de técnicos que atendam às necessidades atuais e tendências da gestão moderna, estando preparados para atuar em diversos níveis e segmentos da indústria e serviços tecnológicos. Atuar juntamente com a Direção de Ensino nos aspectos organizacionais que envolvam o corpo discente, docente e técnico administrativo no âmbito do curso. Coordena os professores do curso de Metrologia do campus.

 

Coordenação do Curso Técnico de Eletrotécnica

Coordenadora: Monique Pacheco do Amaral

Compete a esta coordenação a articulação de ações voltadas para a formação de técnicos que atendam às necessidades atuais e tendências da gestão moderna, estando preparados para atuar em diversos níveis e segmentos da indústria e serviços tecnológicos. Atuar juntamente com a Direção de Ensino nos aspectos organizacionais que envolvam o corpo discente, docente e técnico administrativo no âmbito do curso. Coordena os professores do curso de Eletrotécnica do campus.

 

Coordenação de Ensino Médio - Disciplinas do Núcleo Comum 

Coordenador: Patrícia Maria Nassar 

Compete a esta coordenação o gerenciamento da área denominada Núcleo Comum no Ensino Médio, com todas as disciplinas que não fazem parte da área técnica. Nesse sentindo, promove, juntamente com a Coordenação Técnico-Pedagógica, as interações pedagógicas entre os professores e a área profissional, de forma interdisciplinar. Subsidia a Diretoria de Ensino na elaboração, implantação e avaliação dos currículos mínimos, assim como na organização dos horários e no acompanhamento do processo de integração de novos docentes. Coordena a elaboração dos planos de ensino, como também o processo de avaliação contínua do curso, com o corpo docente e discente. Atuar juntamente com a Direção de Ensino nos aspectos organizacionais que envolvam o corpo discente, docente e técnico administrativo no âmbito do curso. Coordena os professores das disciplinas básicas do campus.

 

Cooordenação do Curso de Licenciatura em Matemática

Coordenador: José Ricardo Ferreira de Almeida

Compete a esta coordenação gerir ações referentes ao ensino de Matemática nos cursos oferecidos pelo campus Volta Redonda. Destaca-se como sua função, a organização didático-administrativa da Licenciatura em Matemática. Atuar juntamente com a Direção de Ensino nos aspectos organizacionais que envolvam o corpo discente, docente e técnico administrativo no âmbito do curso. Coordena os professores de matemática do campus.

 

Coordenação do Curso de Licenciatura em Física

Coordenador: Marco Aurélio Espírito Santo 

Compete a esta coordenação gerir ações referentes ao ensino de Física nos cursos oferecidos pelo campus Volta Redonda. Articular ações voltadas para a formação de professores de Física que atuem na região sul-fluminense. Desse profissional, espera-se que apresente qualificação técnica e metodológica, e que possua as competências comunicativas necessárias a um docente. Além disso, espera-se que possa servir como agente multiplicador de um projeto de educação formador de cidadãos cada vez mais conscientes de seu papel na sociedade. Atuar juntamente com a Direção de Ensino nos aspectos organizacionais que envolvam o corpo discente, docente e técnico administrativo no âmbito do curso. Coordena os professores de física do campus.

 

Coordenação do Curso de Pós Graduação - Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Coordenador: Renata Arruda Barros 

Compete a esta coordenação implementar, supervisionar e executar ações para promover uma qualificação constante dos docentes da região Sul Fluminense que possuam o objetivo de complementar, ampliar e aprofundar o nível de conhecimento teórico e prático nas áreas de Ensino de Ciências e Matemática, proporcionando atualização de conteúdos e aprimoramento profissional. Atuar juntamente com a Direção de Pesquisa, Pos Graduação e Extensão nos aspectos organizacionais que envolvam o corpo discente, docente e técnico administrativo no âmbito do curso.

 

Coordenação de Extensão - CoEx

Coordenadora: Sílvia Marina Linhares Barbosa

Compete a esta coordenação a implementação das diretrizes do Ministério da Educação para a extensão nos Institutos Federais no âmbito do campus. Para tanto, seu trabalho se direciona na proposição, no desenvolvimento, no suporte e no acompanhamento das atividades extensionistas, cooperando com a Direção de Pesquisa, Pós Graduação e Extensão no objetivo de promover a articulação entre o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

Coordenação de Pesquisa

Coordenador: Marcelo Paraíso Alves

 

Recepção

Responsável

Compete a este setor a triagem no atendimento do público em geral e da comunidade escolar; recebimento e distribuição de correspondência; atendimento telefônico e prestação de informações essenciais ao campus; recebimento eletrônico de protocolados do campus (siga adm); auxílio nas inscrições dos vários eventos do campus e auxiliar a coordenação de turnos em suas tarefas.

 

LABORATÓRIOS

 

Laboratório de Automação e Instrumentação Industrial

Responsável

Infraestrutura: Um espaço de aproximadamente 54 m², com 25 postos de trabalho, que atende ao curso Licenciatura em Física e ao Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, além dos cursos técnicos. Nesse espaço serão realizados e discutidos os experimentos de mediação e fenômenos físicos.

 

Laboratório de Eletricidade e Eletrônica

Responsável

Infraestrutura: Um espaço de aproximadamente 54 m², com 25 postos de trabalho, que atende ao curso Licenciatura em Física e ao Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, além dos cursos técnicos. Nesse espaço serão realizados e discutidos os experimentos de mediação e fenômenos físicos.

 

Laboratório de Física

Responsável

Infraestrutura: Um espaço de aproximadamente 54m², com 25 postos de trabalho, que atende os seguintes cursos superiores: Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e ao Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, além dos cursos técnicos. Nesse espaço são realizados e discutidos os experimentos da física geral, tais como mecânica, ótica, eletricidade, magnetismo, termodinâmica e mecânica dos fluidos.

 

Laboratório de Metrologia

Responsável

Infraestrutura: Um espaço de aproximadamente 54 m², com 25 postos de trabalho, que atende ao curso Licenciatura em Física e ao Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, além dos cursos técnicos. Nesse espaço serão realizados e discutidos os experimentos de mediação e fenômenos físicos.

 

Laboratório de Química e Biologia

Responsáveis

Infraestrutura: Espaço de aproximadamente 54m², com 20 postos de trabalho, que atende aos cursos superiores de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática, ao curso de Aperfeiçoamento em Ensino de Ciências Naturais e Matemática; além dos cursos técnicos em Automação Industrial e Metrologia. Nesse espaço são realizados e discutidos os experimentos de biologia, educação ambiental e fenômenos químicos.

 

Organograma

 

 

Anexo
[file] organograma.png
Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco