Campus avançado Mesquita participa de Inauguração do Quintal da Ciência

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), através do Espaço Ciência InterAtiva do campus avançado Mesquita, participou da inauguração do museu “Quintal da Ciência” no dia 27 de fevereiro de 2019. O “Quintal da Ciência” está situado na comunidade Nova Sepetiba, no bairro de Santa Cruz, e encontra-se dentro da obra social “Casa da Esperança”, uma Organização Não Governamental (ONG).

Fruto de uma pesquisa de dissertação de mestrado, o “Quintal da Ciência” abriu para o público visitante a exposição científica “Energia e Vida”, o Jardim Sensorial e um minhocário. A definição do tema da exposição e atividades do museu partiu das demandas da comunidade local.

O espaço de ciências foi desenvolvido e implementado pela mestranda Karla Cristina da Silva Souza e pelas professoras Grazielle Rodrigues Pereira (orientadora e atual diretora de Ensino do campus avançado Mesquita) e Gabriela Ventura da Silva do Nascimento (diretora Administrativa do campus avançado Mesquita). O projeto também contou com a participação de estudantes e moradores da comunidade, os quais atuam como mediadores das atividades que compõem as exposições do “Quintal da Ciência”.

O museu contou com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Pró-Reitoria de Extensão do IFRJ (PROEX), bem como do apoio institucional do Espaço Ciência InterAtiva (campus avançado Mesquita), além da parceria com o Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A inauguração contou com a presença de servidores do IFRJ, estudantes de escolas públicas e moradores da região de diversas faixas etárias.