Campus Pinheiral é parceiro do CEFET em pesquisa sobre tecnologias educacionais

O campus Pinheiral do IFRJ e o campus Maracanã do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ) fecharam parceria para executar uma pesquisa sobre o estudo das representações sociais e o uso das tecnologias educacionais, em particular as tecnologias digitais. A primeira reunião entre as duas instituições aconteceu no dia 21 de março, no campus Pinheiral.

O projeto do CEFET/RJ, coordenado pela professora Alcina Testa Braz da Silva, tem o título: "Cultura cientifico-tecnológica nos contextos formativos contemporâneos". A ação tem o intuito de promover a discussão sobre o uso das tecnologias educacionais em espaços formais e não formais de aprendizagem. O projeto ganhou o Edital UNIVERSAL do CNPq, que tem o objetivo de apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do país.

A aproximação entre as instituições ocorreu pelo interesse do CEFET de estudar as experiências do campus Pinheiral. A pretensão da pesquisa é observar os campos das tecnologias assistivas (técnicas e processos de assistência a estudantes com necessidades específicas) e as práticas educativas na unidade. Tem intenção, ainda, de investigar os espaços não formais de educação na instituição, entre eles o Centro de Visitantes do Espaço Ecológico Educativo. A mediação entre o CEFET e o IFRJ ocorreu através do professor Thomas Barbosa Fejolo, do campus Pinheiral. Ele é doutorando do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do CEFET e orientando da Professora Alcina.

Além da coordenadora e do professor Thomas, estão envolvidos no projeto os docentes: Cristiana Couto Miranda e Sabrina Araújo de Almeida, do campus Pinheiral; e o professor Marcelo Borges Rocha, do CEFET/RJ. O técnico em Agropecuária do campus Pinheiral, Almir Ferreira, também é parceiro na iniciativa. As universidades UERJ, UFRJ, UNESA, UNIFESP, UNITAU, Universidade de Aveiro e Universidade Trás-os-Montes e Alto Douro – Portugal também fazem parte do convênio.

O trabalho seguirá com reuniões periódicas do grupo, participações em eventos e reuniões de pesquisa, além de apresentação e organização de eventos relacionados ao tema.

Colaboração: Filipi Meireles e Greici Sousa.