Iniciação Científica (PIBICT / PIVICT)

Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ

Por meio de seus Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT), a PROPPI tem procurado levar aos alunos novas oportunidades de enriquecimento através da “pesquisa” e “inovação” na formação técnica e profissional. Com os Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológicas (PIBICT)PIBIC, PIBIC Jr, PIBITI, PIBITI Jr e PIBIC EM - e o Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica  (PIVICT) a cada ano mais alunos tem participado de projetos de pesquisa e inovação e essa experiência, em relatos dos próprios estudantes, tem sido um diferencial na sua maturidade e escolha profissional, assim como um estimulo à continuidade tanto com a pesquisa quanto nos estudos.

Os Programas de Iniciação Científica e Tecnológica do IFRJ são divididos por modalidades:

PIBIC - Programa de Bolsas de Iniciação Científica -  visa despertar vocação científica, contribuindo para a formação de recursos humanos para a pesquisa, ao estimular pesquisadores a envolverem estudantes de graduação em atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;

PIBIC Jr - Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior – visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de educação profissional técnica de nível médio, possibilitando envolvimento em atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;

PIBIC EM - Programa de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - destinado ao aluno matriculado no Ensino Médio ou Técnico envolvidos em atividades científicas e tecnológicas básicas.

PIBITI - Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica - visa contribuir para a formação e inserção de estudantes de graduação em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação ao estimular pesquisadores a envolverem estudantes em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação;

PIBITI Jr - Programa de bolsas de Iniciação Tecnológica Júnior -  visa contribuir para a formação e inserção de estudantes de educação profissional técnica de nível médio em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, ao estimular pesquisadores a envolverem estudantes em atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação;

PIVICT - Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica e Tecnológica - Destinado ao desenvolvimento de pesquisa com a participação de estudantes de graduação e/ou da educação profissional técnica de nível médio-técnico.

Os alunos são selecionados e indicados pelos orientadores, os quais submetem projetos em editais específicos para o programa. O PIBICT tem vigência de 12 meses, e o PIVICT tem calendário de submissão ampliado podendo ter duração mínima de três meses até 12 meses, tendo início sempre após o termino do processo seletivo PIBICT.

Parte do recurso utilizado para pagamento das bolsas PIBIC e PIBITI são provenientes do CNPq. Os alunos do IFRJ também recebem bolsas, na modalidade PIBIC Jr, provenientes do programa Jovem Talentos” (convênio Governo Estadual e Faperj) para estimular alunos do IFRJ e da rede pública à iniciação científica e tecnológica.

Nos últimos anos (2012 – 2014) foram implementadas anualmente, em média, 363 bolsas de iniciação científica nas diferentes modalidades. O número de bolsas aumenta anualmente devido as ações da PROPPI em buscar junto à Reitoria e os órgãos de fomento incrementar o apoio à pesquisa básica e aplicada.

Como parte das obrigações dos bolsistas incluem a participação na JIT. Este evento tem sido uma a forma de divulgar aos estudantes dos campi o que é a pesquisa e a iniciação científica. Nos últimos dois anos estamos buscando melhorar as condições de realização do encontro, com fomento externo e parcerias, além da colaboração de palestrantes e pesquisadores das universidades, institutos de pesquisa e empresas.

Para o ensino médio técnico, os alunos dos cursos ligados à área de Petróleo, gás, biocombustíveis, energia e meio ambiente receberão bolsas para realização de pesquisa e extensão, a partir do Programa de Formação de Recursos Humanos da Petrobras (PFRH). Construído a partir de convenio com Universidade Petrobras e o IFRJ, acreditamos que esse fomento irá estimular ainda mais o nosso corpo discente a realizar pesquisa no IFRJ.