Logo IFRJ

Campus Volta Redonda adquire novos modelos do robô NAO

A equipe de robótica Jaguar, do campus Volta Redonda, recebeu no dia 16 de maio os novos robôs NAO para competição. A compra dos robôs foi realizada a base de troca dos modelos antigos que a instituição já possuía, sendo pago apenas 45% do valor dos novos.

O pedido para a aquisição dos robôs foi realizado no meio do ano passado, quando a garantia dos robôs antigos chegou ao fim, tendo sido aprovado somente em dezembro do mesmo ano. O coordenador da equipe, Helton Sereno, comentou a importância desses robôs para a instituição: “Escrevi um projeto mostrando a importância da utilização desse robô, pois além da equipe Jaguar, existe um projeto interno voltado para crianças com autismo e que também faz uso desses robôs. Se não fizéssemos esse pedido, o investimento estaria parado”, explicou.

Ao todo, foram adquiridos seis robôs NAO versão 6. Os antigos eram da versão 4. Segundo Helton, essa troca representa um ganho enorme para a área de processamento, pois os robôs passaram por uma evolução mecânica: suas engrenagens agora são metálicas, o processamento está mais rápido, a qualidade da câmera está melhor e o robô possui mais memória, possibilitando maior probabilidade de processamento e de inteligência para eles.

O campus Volta Redonda passou a ser a única instituição no Brasil contando com seis robôs do novo modelo do NAO. Com a chegada dos novos modelos, os alunos irão começar a se preparar para a competição Latino Americano de Robótica, que acontece em outubro.

Colaboração: Daniela Romanelli

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS