Logo IFRJ

IFRJ sedia lançamento de livro do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

O campus Arraial do Cabo sediou, no dia 14/05, o lançamento do livro “Restinga de Massambaba: Vegetação, Flora, Propagação e Usos”. O livro é resultado de quase duas décadas de estudos ecológicos e etnobotânicos realizados pelos pesquisadores do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), e teve como objetivo registrar informações das plantas mais representativas da região, seus respectivos ambientes associados, usos e informações sobre a propagação. O evento foi realizado através de uma parceria entre o JBRJ e a Pós-graduação em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras do IFRJ.

O evento foi aberto ao público em geral, mas teve como público-alvo professores e órgãos ambientais da Região do Lagos. Quatro dos seis autores do livro estiveram presentes: Dorothy Sue Dunn de Araújo, Viviane Stern da Fonseca-Kruel, Cyl Farnei Catarino de Sá e Antônio Carlos Silva de Andrade. Ao final do lançamento, foi realizado um debate sobre os principais desafios da conservação da flora no Parque Estadual Costa do Sol (PECS) e os presentes receberam um exemplar do livro autografado pelos autores.

Para a coordenadora da Pós-graduação, Ana Paula da Silva, o evento se caracterizou como uma importante ação de extensão do JBRJ, pois o livro reúne, além de dados técnicos científicos, conhecimentos tradicionais sobre o uso das plantas da restinga.

Segundo o professor Murilo Minello, professor de Ecologia do campus, o evento foi fundamental para integrar os principais atores da área ambiental da região e, após discussões, ficou clara a necessidade de haver união de esforços para restaurar os ecossistemas da região. "Ficou evidente a necessidade de criar uma logística para a recuperação dos ecossistemas da região a partir da criação de um viveiro para a produção de mudas de espécies nativas, além da adesão aos planos de Recuperação da Mata Atlântica", afirmou o professor.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS