Responsabilidade social e educação ambiental são temas de visita no Espaço Ecológico Educativo

Estudantes do curso Técnico em Administração, das turmas dos períodos vespertino e noturno, visitaram as trilhas interpretativas do Espaço Ecológico Educativo (EEcoE) do campus Pinheiral. A atividade foi proposta da disciplina “Responsabilidade Socioambiental”, ministrada pela professora Lívia Gil, e aconteceu no dia 14 de maio.

O EEcoE tem uma área recuperada pela ação empresarial através do programa “Florestas do Futuro”, da Fundação SOS Mata Atlântica. Esse trabalho de restauração florestal contou com o plantio de, aproximadamente, 15 mil mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, a partir do patrocínio de uma empresa. Para Lívia, o caso do EEcoE é uma experiência representativa de responsabilidade socioambiental. A professora responsável pela atividade destaca, ainda, que a atividade é uma oportunidade para os alunos conhecerem melhor o campus, seus laboratórios e o potencial da instituição. “Muitas vezes, os alunos do curso Técnico em Administração, principalmente os estudantes do período noturno, não têm essa chance”, declarou Lívia, que ressaltou também a importância da temática responsabilidade socioambiental, já que tal tema tem pautado as discussões no meio empresarial.

Para Carlos Mendes, estudante do 1º período do curso Técnico em Administração, a atividade pôde contribuir para sua qualificação profissional, a partir de visão diferente do meio ambiente.

Sobre o EEcoE

O EEcoE é um laboratório prático ao ar livre, criado com o intuito de despertar a consciência ambiental e servir de instrumento de aprendizado para os públicos interno e externo. O trabalho do espaço é complementado, ainda, pelo Museu de Ciências Naturais Ipê-Amarelo. O museu conta com coleções de animais; minerais; rochas; solos; esqueletos; carpoteca (coleção de frutos) e sementeca (coleção de sementes) e um ambiente marinho.

Agendamentos de visitas ao EEcoE, de grupos acima de 10 pessoas devem ser feitos pelo e-mail eecoe.cpin@ifrj.edu.br.

Colaboração: Greici Sousa