Economia Solidária em pauta

A turma do segundo período do curso técnico de Administração do campus São João de Meriti visitou a cidade de Maricá para conhecer as políticas públicas desenvolvidas pelo município no âmbito da Economia Solidária, no dia 17 de maio.

A atividade foi parte integrante do conteúdo programático da disciplina de Economia Solidária. A visita técnica foi organizada pelo professor da disciplina Anderson Oriente e contou com as participações da coordenadora do curso Daisy Farias e da professora de métodos quantitativos Loise Tarouquela.

As atividades no município foram organizadas por Rosemary Gomes coordenadora de Economia Solidária e Comércio Justo da Secretaria de Economia Solidária. Os estudantes conheceram a Secretaria de Economia Solidária e seus respectivos projetos, atendimento aos beneficiários do cartão mumbuca sobre a responsabilidade de Paula Kaya e Fábio Bezerra e horta comunitária por Felipe Pinel.

O Banco Comunitário Mumbuca uma organização social financiada pelo poder público que possui uma moeda social digital, aceita em 1.300 estabelecimentos comercias, mais de 24.000 usuários na cidade e um programa de crédito com aval solidário a juros zero subsidiado pelo giro da moeda, foi apresentado pela presidente Natália Sciammarella e por Joaquim Melo, coordenador geral do Instituto Banco Palmas - primeiro e maior banco popular comunitário do Brasil, situado na periferia de Fortaleza.

Por fim, conheceram o Projeto Mumbuca Futuro, que tem por objetivo introduzir o tema da economia solidária aos alunos das escolas municipais e despertar nesses à coletividade e ao empreendedorismo por meio de novas alternativas de desenvolvimento, educação e economia. A experiência piloto está sendo realizada na formação do servidor público municipal (estatutários e comissionados), na Escola de Administração de Maricá.

Os discentes fizeram uma oficina e trocaram conhecimento com os formadores, a atividade também contou com as presenças da subsecretaria responsável pela formação e coordenação do programa Mumbuca Futuro, Adriana Bezerra, do Subsecretário de Economia Solidária José Carlos Azevedo e do Secretário de Economia Solidária Diego Zeidan.

Os estudantes avaliaram a atividade como positiva, pois além de ter ocorrido fora do ambiente da sala de aula puderam apreender na prática o papel da política pública de economia solidária e os seus impactos na vida da população.

O evento recebeu o apoio da Frente Parlamentar de Economia Solidária, através da figura da assessora e professora  Lucivania Soares (gabinete do Deputado Waldeck Carneiro) para a realização desta visita onde nos disponibilizou o transporte.