Coleta Seletiva Solidária no Campus Pinheiral

O projeto de extensão “Coleta Seletiva Solidária” do campus Pinheiral tem a proposta de fornecer uma opção de descarte adequado para o óleo de cozinha, atuar na formação ambiental crítica da instituição e fomentar a economia solidária local. A ação da coleta teve início no dia 20 de maio, ao disponibilizar pontos de recolhimento de óleo de cozinha usado, na portaria e no prédio administrativo, da unidade.

O material coletado será destinado à cooperativa “Pinheiral em Ação”, que produzirá sabão, fortalecendo as fontes de renda da entidade. Para a representante da cooperativa, Lidiane Maria da Costa, o trabalho do campus os ajudará a sobreviver ao que chamou de uma “guerra” na luta com o trabalho de reciclagem.

O óleo de cozinha descartado em ralos das pias causa poluição hídrica, dificultando o tratamento da água e interferindo no ecossistema de rios e lagoas. Destaca-se, ainda, que o descarte inadequado do óleo facilita o entupimento de encanações. Para a coordenadora do projeto, a professora Stephanie Di Chiara Salgado, o projeto “Coleta Seletiva Solidária” vai além de conscientizar a comunidade a respeito do impacto socioambiental negativo que o descarte incorreto do óleo de cozinha pode trazer para o meio-ambiente. “Mas, sobretudo, visa discutir os impactos positivos que a coleta seletiva, em parceria com os catadores da região pode trazer”, destacou a professora. Para Stephanie, o projeto atua na diminuição das desigualdades sociais locais, “uma vez que estamos trabalhando com grupos geralmente negligenciados”, analisou.

Ana Clara Werneck Alvarenga, estudante do curso técnico em Meio Ambiente, é bolsista do projeto. A estudante explicou que a ação mostra que pequenos atos, como o de depositar óleo em uma caixa de coleta, podem ajudar muitas pessoas. Destaca-se que o projeto pretende, também, incentivar a reflexão sobre o processo de consumo e geração do lixo na sociedade com a realização de rodas de conversas, debates e oficinas com a cooperativa de catadores.

O projeto “Coleta Seletiva Solidária” conta com a colaboração dos professores Rafael Castro; Vinícius Lima; João Filho; Erica Bispo; Lionel Rodrigues e Anderson Xavier. Além disso, a implantação da coleta seletiva no campus foi realizada juntamente projeto de extensão "Seco e molhado não pode ser junto e misturado", sob coordenação da Professora Lívia Puello.

Este ano, a Reitoria do IFRJ instituiu a implantação da Coleta Seletiva Solidária, em consonância com a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P). Para Stephanie, o Campus Pinheiral se integrou com facilidade a este processo, já que tem seus trabalhos avançados nesta área.