Logo IFRJ

Coleta móvel facilita doação de sangue

O campus Rio de Janeiro promoveu, pelo quarto ano consecutivo, mais uma campanha do Hemorio para coleta de sangue. As doações ocorreram na biblioteca Professor Eurico de Oliveira Assis, onde foram instalados todos os equipamentos necessários para receber os voluntários. A ação, que ocorreu durante a II Semana da Saúde, entre os dias 5 e 6 de agosto, foi aberta ao público e contou com a solidariedade de discentes, funcionários e membros da comunidade.

Adriana Linhares, diretora de Desenvolvimento Acadêmico e Institucional (DDAI) do campus, salienta que o objetivo da coleta móvel é facilitar a participação dos doadores. “É com grande satisfação que o campus Rio de Janeiro realiza essa ação, é nossa missão promover uma formação humana e de cidadania”, disse. De acordo com organizadores, em 2016 foram 49 doações aproveitadas, 44 em 2017, 80 em 2018 e, este ano, foram 142 bolsas cadastradas e 106 aproveitadas.

O estudante Matheus Blanco, do quinto período do curso de Ciências Biológicas, ressalta a importância em ajudar quem sequer conhecemos. “Já doei algumas vezes, e alguns minutos que “perco” durante a doação, podem salvar uma vida. Nem sempre consigo ajudar de outras formas, tudo o que tenho é meu tempo e meu sangue, então é isso que vou disponibilizar para outra pessoa”, concluiu.

Para doar é preciso ter entre 16 e 69 anos, estar bem de saúde, pesar no mínimo 50 kg e estar munido de algum documento original com foto. O Hemorio fica localizado na Rua Frei Caneca, 8, no Centro do Rio de Janeiro e funciona todos os dias (inclusive aos sábados, domingos e feriados) das 7h às 18h. 

Colaboração: Fernanda Monteiro

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS