Boletim de Serviços

Gabinete da Reitoria

Notícias

Assist. Estudantil

Central de Serviços

Webmail

Contatos

São João de Meriti

campus SÃO JOÃO DE MERITI

Futura sede: Av. Estácio de Sá - Parque Novo Rio - Venda Velha

(próximo ao CIEP Brizolão 016 - Abílio Henriques Correia)

Sede provisória: Rua Torres Homem, s/n - Jardim Éden

 (anexo ao CIEP 132 - João Bosco)

 

CARACTERÍSTICAS:

 

Campus destinado à oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, Educação Profissional Técnica em Nível Médio e Educação Superior.

 

 

IMÓVEL:

 

Terreno doado pelo executivo em decorrência de autorização legislativa, pela Lei Nº 1864, de 05 de Março de 2013, alterada pela Lei Nº 2083, de 18 de abril de 2016.

 

 

HISTÓRICO:

 

16/08/2011 - Anunciada pela Presidência da República a Fase III da Expansão, incluindo a criação do campus São João de Meriti.

 

14/09/2011 - Prefeito Sandro Matos emite o Termo de Compromisso com a finalidade de doar ao IFRJ, no prazo de 150 (cento e cinquenta) dias, imóvel para edificação e instalação do futuro campus.

 

06/06/2012 - Prefeito Sandro Matos assina o Termo de Cessão de Uso Nº 001/2012, cedendo à título gratuito ao IFRJ imóvel, na forma de terreno, para edificação e instalação do campus.

 

20/02/2013 - Prefeito Sandro Matos encaminha Mensagem nº 003/2013 - SEMUG/GAB - ao Presidente da Câmara de Vereadores de SJM solicitando apreciação de Projeto de Lei visando a doação da área cedida então ao IFRJ.

 

05/03/2013 - Prefeito Sandro Matos sanciona Lei Nº 1864 que autoriza o Executivo Municipal a doar o imóvel para edificação e instalação do campus do IFRJ. Lei publicada no Diário Oficial da Cidade de São João de Meriti, de 14 de Março de 2013. A Lei determina o prazo de 36 (trinta e seis) meses para o início da instalação e implantação do campus no município.

 

27/05/2013 - Publicado no DOU resultado referente ao Edital de Pregão Eletrônico Nº 06/2013, sendo vencedora a Empresa MW2 Construções e Incorporações LTDA - ME, para execução do Projeto Básico e Executivo de serviços de topografia, serviços de sondagem, projetos de terraplanagem, projetos de fundação, projetos de arruamento e urbanização, necessários para a implantação do Projeto Padrão do MEC/FNDE, a fim de atender as necessidades do futuro campus do IFRJ. A vencedora do certamente foi contratada por R$ 150.000,00 sendo que a estimativa do processo era de R$ 175.000,84.

 

19/09/2014 - Reunião no Gabinete da Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer Srª Eneila Maria Feitosa Lucas Correia, com a participação do Diretor Marcos Clivatti Freitag (DIEx), da Pró-Reitora Ana Carla Beja (PROEX) e do Coordenador Geral do PRONATEC Fábio da Silva, para levantamento de demandas educacionais do  município e planejamento de procedimentos de implantação do campus e de possível campus provisório.

 

08/05/2015 - Reunião no Gabinete do Prefeito de SJM com a participação do Prefeito Sr Sandro Matos; Deputado Federal Sr Marcelo Matos; Secretária Municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer Srª Eneila Maria Feitosa Lucas Correia; Secretário de Obras, Meio Ambiente e Defesa Civil Sr Rodrigo Henriques; Engenheiro Paulo Souza - IFRJ; Diretor Marcos Clivatti Freitag - IFRJ; Reitor Paulo Roberto de Assis Passos; e, equipe técnica da PMSJM, para alinhamento das ações de implantação do campus. A PMSJM iniciou uma série de obras de infraestrutura na rua em frente ao futuro campus e em aproximadamente 60 (sessenta) dias iniciará as obras de terraplanagem do terreno para edificação do campus; bem como, emitirá as licenças necessárias para a realização das obras no menor espaço de tempo possível. Na reunião foi discutida a possibilidade de implantação do campus provisório e de um polo de EaD no município.

 

18/05/2015 - Reunião na Reitoria do IFRJ com a participação de representantes da Reitoria do IFRJ e da Prefeitura de SJM para avaliar questões técnicas relativas à terraplanagem do terreno do futuro campus. Nos próximos dias será realizada avaliação técnica in loco para a tomada de decisão quanto ao ponto estratégico, que é decisivo para a criação de espaço para estacionamento e ginário de esportes.

 

21/10/2015 - Nomeado pela Portaria IFRJ nº 1.350/2015, publicada no DOU de 21/10/2015, o Diretor de Implantação do campus São João de Meriti, Prof. Sérgio Ricardo dos Santos Moraes, professor da área de Informática do IFRJ desde 1995, possui graduação em Física pela UFF e Mestrado em Ciências em Engenharia de Reatores pelo Instituto de Energia Nuclear/CNEN.

 

19/02/2016 - Instituída pela Port. nº 033/GR a Comissão de Elaboração do Plano de Implantação do campus São João de Meriti, com prazo inicial de 120 dias para finalização dos trabalhos. A Comissão é composta por representantes do IFRJ, da Prefeitura Municipal de São João de Meriti e pela sociedade civil organizada.

 

22/03/2016 - Publicado no Diário Oficial do Município, o Termo de Cessão Parcial de Uso nº 001/2016, referente ao CIEP João Bôsco, onde funcionará o campus provisório. As instalações contam com salas de aulas, salas administrativas e banheiros, com acesso privativo.

 

04/04/2016 - O Magnífico Reitor, Paulo Roberto de Assis Passos, e o Diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão, Marcos Clivatti Freitag, foram recebidos pelo Prefeito Municipal,Sandro Matos e pela Secretária de Educação, Eneila Lucas, para reunião no Gabinete do Prefeito tendo como pauta: 1) Terraplanagem do terreno doado ao IFRJ; 2) Alteração da Lei de doação do terreno; 3) Reformas necessárias no CIEP onde funcionará o campus provisório.

 

18/04/2016 - Publicada a Lei Municipal nº 2.083/16 que altera a Lei Municipal nº 1.864/13, corrigindo as finalidades da doação e o prazo para início das atividades.

 

29/04/2016 - Realizada a Reunião Semanal da Expansão, com a participação do Reitor, Pró-Reitor de Administração, Diretor de Desenvolvimento Institucional e Expansão, Diretores de Implantação de Novos campi e Setor de Engenharia. Na reunião foram anunciadas a fase final das obras de reformas/adequação do campus provisório e os encaminhamentos para compras do mobiliários, equipamentos e suprimentos do campus. No turno da tarde foi realizada a 5ª Reunião da Comissão de Elaboração do Plano de Implantação do campus São João de Meriti, onde foram definidos os Eixos Tecnológicos de possível atuação do campus, deflagrando o processo de escolha dos cursos FIC, Técnicos e de Graduação que serão implantados na unidade.

 

 

10/05/2016 - Primeiros servidores técnicos administrativos em educação do campus tomam posse e são investidos em suas funções. Encontra-se em processo de contratação os primeiros docentes do campus, que iniciarão suas atividades nas próximas semanas com a oferta de Cursos FIC no campus provisório.

 

23/05/2016 - Primeiros professores para o campus tomam posse e entram em exercício.

 

30/05/2016 - Novos professores são acolhidos, na Reitoria, em reunião sobre o processo de expansão e instalação do campus.

 

08/06/2016 - A Comissão de Estudos de Viabilidade e Implantação (CEVI) realizou a primeira reunião pública, de uma série de três, no Rotary Club de São João de Meriti e Vilar dos Teles. A reunião contou com a presença dos servidores do campus, rotaryanos, políticos e empresários locais.

 

 

PLANO DE IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS:

 

A Comissão de Elaboração do Plano de Implantação do campus São João de Meriti foi nomeada em 19/02/2016 e encontra-se em plena atividade, com encontros presenciais às sextas-feiras.

 


IMPRENSA:

 

11/2013: Audiência pública FLIDAM (IFRJ)

06/2012: São João de Meriti sai na frente no Plano de Expansão da Rede Federal (IFRJ)

02/2012: Audiência discute implantação de escola técnica profissionalizante em São João de Meriti (Baixada Fácil)

05/2011: Políticas culturais serão debatidas em São João de Meriti (Blog André de Oliveira)

 

 

DIRETORIA:


Prof. Sérgio Ricardo dos Santos Moraes

Graduado em Física (UFF) e Mestre em Ciências em Engenharia dos Reatores (Instituto de Energia Nuclear), Professor do Quadro Permanente do IFRJ lotado no campus Nilópolis, atuando na área de Informática.

 

Prof. Isaque Rodrigues

Graduado em Matemática (UERJ) e Mestre em Energia Nuclear (Instituto de Energia Nuclear). Professor do Quadro Permanente do IFRJ lotado no campus Nilópolis, atuando na área de Matemática Aplicada. Foi coordenador do curso de Licenciatura em Matemática, de 2009 a 2015, atuando na implementação e no reconhecimento do curso junto ao MEC.

 

 

CONTATOS:


e-mail: Direção de Implantação do campus: dg.csjm@ifrj.edu.br

e-mail: Direção de Desenvolvimento Institucional e Expansão  diex@ifrj.edu.br

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco