Um ano de Letramento e Relações Étnico-Raciais

professor de costas em sala de aula, alunos ao fundo, sentados

O curso de extensão Letramento e Relações Étnico-Raciais completou um ano, comemorado por professores e equipes diretivas das escolas municipais, além de alunos e egressos do campus São João de Meriti do IFRJ no dia 27 de novembro.

Para marcar a conclusão do primeiro ano do projeto, o encontro contou com a presença do griô urbano Macedo Griô, que reconta e reafricaniza a história da Baixada Fluminense e do Brasil, e também do professor Rodrigo Fernandes Moraes, que apresentou a palestra "Identidades racializadas e a atitude de negras(os) frente à física".

Além de discussões ao longo do ano, o curso realizou um turnê pela Pequena África, e apostou nas oficinas de compartilhamento de estratégias antirracistas para o chão da escola. O dia contou também com um encontro de alunos para a construção de um coletivo de estudantes antirracistas, com a presença de um representante do pré-vestibular social +NÓS e do coletivo RUA, marcando a luta pela democratização do acesso à educação.

O evento é parte da construção de um plano de ação para as escolas municipais em 2020. O IFRJ campus São João de Meriti e a Secretaria de Educação trabalham agora para dar continuidade à elaboração democrática e coletiva do plano de ação, visando a efetivação da implementação da lei 10.639/03, atualizada pela lei 11.645/08.

O projeto vem sendo coordenado pelas professoras Maria Gabriella de Castro, Rosângela Lannes, Juliana Almeida e Luíz Alberto Chaves Júnior. Para 2020, toda a equipe de educadores está organizando um evento sobre educação antirracista no IFRJ campus São João de Meriti, que terá como objetivo o compartilhamento de materiais didáticos, planos de aula, experiências e estratégias para uma educação antissexista e antirracista.

Colaboração: professora Maria Gabriella Mayworm