VII Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Com a temática “Ensino de Ciências e Matemática: Os desafios da formação inicial do professor”, “VII Encontro do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência” (PIBID) foi realizado, no dia 11 de novembro, no Campus Nilópolis.

Compuseram a mesa de abertura: a pró-reitora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Alessandra Ciambarella Paulon; a diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Fabiana da Silva Campos Almeida; e a coordenadora institucional do PIBID, Vanessa de Souza Nogueira.

Durante o evento, foram realizadas apresentações culturais; rodas de conversas; uma mesa de conferência com a professora Maura Chinelli, da Universidade Federal Fluminense (UFF), e os professores do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) Victor Hugo Magalhães e Gabriela Pinho; além da apresentação dos materiais didáticos desenvolvidos no programa.

O PIBID é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa desenvolver a iniciação à docência de alunos dos cursos de licenciatura e contribui para a formação dos professores da educação básica pública.

Para Fabiana, o “VII Encontro PIBID” é um evento de suma importância para o campus, que possui três licenciaturas. "Embora somente duas estejam participando do programa neste momento, é uma oportunidade bastante proveitosa para o aprendizado, tanto dos que fazem parte do programa, quanto dos demais discentes e docentes”, disse a diretora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação.

A coordenadora institucional do PIBID contou que a organização foi um grande desafio e ao mesmo tempo foi prazerosa. “O sucesso do evento se deve à participação de diversos ‘pibidianos’ e alunos dos cursos de licenciatura do IFRJ, que que fizeram parte da organização do evento. E, além disso, o apoio da Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (PROEN) foi imprescindível para que tudo ocorresse da melhor forma possível”, disse Vanessa.

Queli Almeida é docente do Campus Duque de Caxias e destacou que o encontro PIBID é de extrema importância para a troca de conhecimento e ideias entre os subprojetos e os demais campi envolvidos. “É um programa importante para as instituições de ensino de todos os níveis. Inclui também o desenvolvimento profissional dos supervisores e coordenadores de área, motivando as mudanças nos ensinos das escolas e dos cursos de licenciatura”, falou a coordenadora de área do PIBID do subprojeto de Química.

Jaqueline Leite ressaltou sua experiência ao ser supervisora no PIBID. “Poder contar com uma equipe de dez estagiários e desenvolver projetos dentro da escola em que trabalho foi muito positivo, principalmente para os alunos da escola que foram extremamente beneficiados com aulas mais dinâmicas, mais lúdicas e com toda a atenção e suporte recebidos no desenvolvimento de cada atividade proposta nas aulas de matemática”, contou a egressa do campus e atual professora da Prefeitura de Paracambi.

Matheus Pereira, aluno do 4º período da Licenciatura em Matemática, disse ter sido gratificante e importante participar desse encontro e ver outras atividades desenvolvidas para o ensino de matemática. “A troca de experiências que ocorreu acrescentou muito na minha formação como futuro professor. Junto ao grupo do PIBID de matemática, apresentei diversas atividades desenvolvidas por nós mesmos. Uma dessas atividades foi um jogo que consistia na aplicação do conceito de função baseado na conta de água e que tinha também por finalidade abordar a importância da economia de água”, concluiu.

Colaboração: Camilla Fonseca