Nota de esclarecimento das ações da Proen à comunidade do IFRJ

A Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen) divulgou, nesta quinta-feira (18/06), uma nota de esclarecimento sobre as ações que têm sido adotadas até o momento e na qual dá orientações para os próximos passos.

A Proen reitera na nota que "quaisquer medidas que forem adotadas devem garantir a oferta de educação para todos os nossos estudantes, sem comprometer a segurança e a saúde dos nossos alunos, nossos servidores e seus familiares. Dessa forma, entendendo que o retorno presencial às atividades de ensino ainda não está próximo, por conta da evolução da pandemia e das diferentes ações do Estado e dos municípios em que o Instituto se estabelece, compartilhamos da ideia de agirmos com responsabilidade e priorizar a preservação das vidas de todos em nossa comunidade".

Ainda segundo a publicação, passados 90 dias de suspensão de atividades, a pró-reitoria considera importante também "realizar o exercício de avaliar alternativas que possam conduzir a um cenário de manutenção de nossas atividades, dentro dos princípios elencados [...] e do rigor e segurança que a situação da pandemia nos exige. Dessa forma, iniciamos a avaliação da aplicabilidade do Parecer nº 05 de 28 de abril de 2020 do Conselho Nacional de Educação (CNE), que versa sobre a Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Este parecer foi aprovado no dia 29 de maio pelo Ministério da Educação, ganhando assim o caráter de documento norteador das ações de todas as instituições de ensino do país".

Tendo isso em vista e diante da continuidade das condições sanitárias e de isolamento social provocadas pela pandemia de Covid-19, "a PROEN orientou a todos os Diretores de Ensino que realizem mapeamentos locais quanto à exclusão digital de nossos estudantes, e esses diretores estarão junto com a PROEN no esforço de construir uma proposta de orientações para as Atividades Pedagógicas Não Presenciais, a partir da sistematização do consenso das contribuições das coordenações e colegiados dos Campi, e que poderá servir de base para o debate e as contribuições das demais instâncias envolvidas".

Confira aqui a nota na íntegra.