Logo IFRJ

Nossos campi

Os campi, são unidades de ensino e adminsitração, que realizam as atividades do Insttituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

 

 

 

Reitoria

A reitoria do IFRJ possui duas sedes no atual momento

 

Sede - Praça da Bandeira

R. Pereira de Almeida, 88 - Praca da Bandeira, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20260-100

Setores: Gabiente do reitor, Pró-Reitoria de Planejamento e Administração - PROAD, Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico - PROEN, Pró-Reitoria de Extensão- PROEX, 

Sede - Centro

Rua Buenos Aires, n.º 256, 264 e 339 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP 20070-021

Setores: Pró-Reitoria de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação - PROPPI, Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional, Valorização de Pessoas e Sustentabilidade - PRODIN

Nova sede única em 2021 - Reitoria Centro

Há um projeto de unificação da reitoria promovida pela autal gestão do IFRJ. Atualmente o prédio da Reitoria na Praça da bandeira é um prédio alugado, recentemente, o Prof. Rafael Almada conseguiu a doação em definitivo do prédio que estava em cessão pela SUSEP do Ministério da Economia - ME.

Com isso fortaleceu a sede única e própria do IFRJ. Conheça mais sobre o projeto clicando aqui

 

A imagem pode conter: arranha-céu, texto que diz "7 de julho de 2020 IFRJ CONQUISTA O PRIMEIRO PRÉDIO PRÓPRIO PARA A REITORIA. Mais espaço, mais economia. Rua Rua BuenosAires, n.° 256, 264 339, Centro Rio de Janeiro RJ INSTITUTO FEDERAL Rio de Janeiro"  

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Distribuição dos Campus em Mesorregiões e Microregiões do Estado do Rio de Janeiro

Mesorregião Microregião Campus
Baixadas Litorâneas Região dos Lagos Arraial do Cabo
Metropolitana Rio de Janeiro Niterói
São Gonçalo
Realengo
Rio de Janeiro
Baixada Fluminense São João de Meriti
Belford Roxo
Duque de Caxias
Mesquita
Nilópolis
Vassouras Engenheiro Paulo de Frontin
Paracambi
 Sul Fluminense Vale do Paraíba Fluminense Volta Redonda
Pinheiral
Resende

 

Campus Arraial do cabo

 

 

 

 

 

 

 

 

O início das atividades do Campus no município de Arraial do Cabo data do mês de dezembro de 2005, ainda como Núcleo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química (CEFETEQ). Em 2006, ofertou-se o Curso Técnico em Logística Ambiental, na modalidade concomitante/subsequente, num espaço cedido no Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar, tendo a sua primeira turma formada em 2007.

Com o advento da Lei Federal nº 11892/2008, que instituiu a Rede Federal, nossa Instituição passou a se chamar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Em 2008, o IFRJ, em Arraial do Cabo, transferiu-se para as dependências da Escola Municipal João Torres.

Em 2010, já com o status de “Campus Avançado”, o IFRJ passou a ocupar as dependências da Escola Municipal Yone Nogueira, na Rua José Pinto de Macedo, s/nº, Prainha, seu atual endereço, mediante cessão do espaço feita pela Prefeitura local. A meta era a criação de cursos técnicos integrados.

Em 2013, o IFRJ de Arraial do Cabo ganhou o status pleno de Campus e, a partir de 2017, de unidade gestora, possuindo um quadro de servidores técnicos administrativos e educacionais qualificados, que dão suporte à gestão.

Seguindo os preceitos da Instituição, o Campus se dedica a cumprir a missão institucional dos Institutos Federais: Ensino, Pesquisa e Extensão. Sua equipe de ensino é composta por mestres e doutores, oferecendo educação de qualidade à população da Região dos Lagos. Em termos de pesquisa, destacam-se os programas de bolsas e fomentos à iniciação científica.

Campus possui diversos laboratórios: Química, Física, Educação Física, Ciências Ambientais e Humanidades, bem como diversos laboratórios da área de Informática (Hardware, Software, Pesquisa, Redes) e um da Pós-Graduação em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino. O Campus conta também com uma Biblioteca, que recebeu o nome, por meio de concurso, do ilustre memorialista cabista Reinaldo Martins Fialho.

Campus conta, ademais, com núcleos de atividade inclusiva, como o NAPNE (Núcleo deApoio a Pessoas com Necessidades Especiais),o NEABI (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas) e o NUGED (Núcleo de Gênero e Diversidade). Priorizam-se, igualmente, a cultura e a extensão,por meio de iniciativas tais como Semana Acadêmica, IFRJ de Portas Abertas, Curso de Libras, Conversação em Língua Inglesa e o Grupo de Teatro Vida Viva.

Atualmente os cursos regulares oferecidos são os seguintes: Curso Técnico em Informática (modalidade integrado); Curso Técnico em Meio Ambiente (modalidade integrado e concomitante/subsequente); Especialização em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras; Especialização em Tecnologias Digitais Aplicadas ao Ensino.

O Campus também se credenciou, em 2018, como Polo a Distância (EaD), pela CAPES, e, em breve, estará oferecendo cursos próprios e também em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com previsão de início em 2019.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Arraial do Cabo

 

 

Campus Belford Roxo

O campus destina-se à oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores, Educação Profissional Técnica em Nível Médio e Educação Superior, com ênfase em áreas relacionadas à indústria criativa - com foco em design, moda, vestuário, calçado, acessórios, urbanismo; bem como, na formação de professores/as, potencialmente para a área de artes.

Atualmente o campus oferece o Curso Técnico Concomitante/Subsequente em Produção de Moda, os cursos de Formação Inicial e Continuada em Empreendedorismo e Gestão de Negócios, Desenvolvimento de Produto Têxtil e de Moda, Adereços de Carnaval, Blogueiro(a) de Moda, Gestão de Vendas e Negócios de Moda, Estamparia e Tingimento Artesanal e diversos cursos de extensão. Saiba mais clicando nas abas específicas

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Belford Roxo

 

Campus Duque de Caxias

 

A história do campus Duque de Caxias começa em 2006, com a criação de uma unidade descentralizada de ensino no antigo CEFET Química de Nilópolis. Em 29 de dezembro de 2008, a partir da Lei 11.892, que criou os Institutos Federais, o Campus se instalaria no bairro Vila Sarapuí, em Duque de Caxias, e passaria a compor o recém-criado Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ.

A Instituição atende atualmente a mais de mil alunos, distribuídos entre os cursos de ensino superior em Licenciatura em Química, Técnico integrado ao ensino médio de Química, de Petróleo e Gás e Plásticos e de Educação de Jovens e adultos (EJA), oferecendo o curso de Manutenção e Suporte de Informática e também na modalidade concomitante/subsequente temos os cursos técnicos de Segurança do trabalho, Petróleo e Gás e Plásticos. No campus também é oferecida a Pós-Graduação  em Educação Física Escolar.

O Campus busca renovar cada vez mais sua estrutura, com projetos que visam à criação de novos ambientes, para maior conforto de seus alunos e professores. A instituição conta com corpo docente qualificado e oferece aos seus alunos a possibilidade de participar de pesquisas, realizarem novas experiências acadêmicas e desenvolver trabalhos para serem apresentados em eventos científicos.

O município de Duque de Caxias, importante polo industrial petroquímico do Rio de Janeiro, requer profissionais qualificados. Com a instalação do IFRJ, a comunidade da Baixada Fluminense ganhou uma nova oportunidade de educação pública, gratuita e de qualidade.

 

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Duque de Caxias

 

Campus Engenheiro Paulo de Frontin

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Somos o Campus Engenheiro Paulo de Frontin, um dos atuais 15 campi do IFRJ, o único localizado na região centro-sul fluminense, na Serra do Mar, no Vale dos Games, no município de Engenheiro Paulo de Frontin (baixe aqui o mapa na cidade: IBGE), mais precisamente no 2º distrito em Sacra Família do Tinguá. O município surgiu de um entreposto comercial entre Minas Gerais e o Rio de Janeiro, que se transformou na Vila Soledade de Rodeio, por esse motivo que o termo "rodeio" é usado até hoje pelos moradores para se referir carilhosamente ao centro cidade. Já em 1946, recebeu o nome de Engenheiro Paulo de Frontin, homenagem ao engenheiro que promoveu a duplicação da linha férrea pelo Túnel 12 (ou “Túnel Grande”) com 2.245 metros de comprimento, e também conhecido por ter salvo a cidade do Rio de Janeiro de uma grande seca, em 1889, fornecendo água para toda a cidade em apenas seis dias.

A cidade, cuja maior parte do ano possui temperatura amena, ocupa uma região montanhosa de beleza magnífica, com 56,4% de mata atlântica preservada, o clima é popularmente considerado um dos melhores do mundo. A quantidade de cachoeiras e lagos também faz de Engenheiro Paulo de Frontin o lugar ideal para o estudo. A rede hoteleira é bem estruturada, além disso, o municípío é bastante procurado por praticantes do radioamadorismo na realização de contestes no pico do Lírio, local de onde, com tempo claro, pode se avistar o Cristo Redentor no Rio de Janeiro, no pico localizado no município é onde também estão instaladas as torres de TV que fazem a conexão entre o Rio de Janeiro e São Paulo das mais importantes emissoras do país, no mesmo local estão as antenas que permitem acesso a internet ao Campus encontram-se no mesmo ponto de destaque geográfico. Encontramo-nos entre as cidades de Vassouras e Miguel Pereira, a 27 km do Arco metropolitano do Rio de Janeiro, a 34,4 km da Rodovia Presidente Dutra (BR 116) e a 104 km da capital.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Engenheiro Paulo de Frontin

 

Campus Mesquita

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Campus Mesquita tem como vocação a divulgação científica, portanto se configura em um centro de ciências, o Espaço Ciência InterAtiva (ECI).

O ECI tem como principal objetivo a popularização da ciência com vistas à inclusão social e a divulgação do conhecimento científico, por meio de atividades educativas, eventos de popularização científica, projeto itinerantes como Ciência Itinerante e Museu vai à Escola. Busca ainda, estreitar relações com as redes formais de ensino através do envolvimento das escolas nos projetos desenvolvidos no âmbito do Espaço. A partir da tríade ensino, pesquisa e extensão, o campus abriga exposições permanentes e temporárias abertas ao público com dezenas de módulos experimentais interativos, bem como trabalha de forma articulada com cursos de formação inicial e continuada de professores.

Visa também estimular os alunos de Ensino Médio Técnico, Graduação e Pós-Graduação a participarem de atividade de pesquisa em diversas áreas do conhecimento como em Física Experimental, Ensino de Ciências e Matemática, Ensino de Química, Educação entre outras.  Entre as atividades executadas, estão projetos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso, monografias dissertações, monitorias e elaboração e desenvolvimento e exposições científicas. Hoje, o Campus conta com os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação e Divulgação Científica, Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional  e os cursos FIC de Formação de Professores em Ciências Naturais e Contador de Histórias.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Mesquita

Campus Nilópolis

A origem da nossa instituição remonta à década de 1940, com o Decreto-Lei nº. 4.127, que cria a Escola Técnica de Química. É, no entanto, apenas na década de 1990 que a ETFQ-RJ foi ampliada, havendo a criação da Unidade de Ensino Descentralizada de Nilópolis (UNED) e a instalação dos cursos Técnico em Química e Técnico em Saneamento.

Em dezembro de 1994, a Lei nº 8.948, criou o Sistema Nacional de Educação Tecnológica e a previsão de transformação das escolas técnicas federais em Centros Federais de Educação Tecnológica (CEFET), além de abrir a possibilidade que as escolas agrotécnicas federais também fossem alçadas a nova condição. Em 1999 a ETFQ-RJ foi transformada em Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFETQ), tendo suas finalidades ampliadas e mudança de sede para o município de Nilópolis, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.
  A Educação Superior, por seu turno, se inicia no campus Nilópolis, em 2003, com o Curso Superior em Tecnologia em Produção Cultural. No ano seguinte, foram autorizados novos cursos para a unidade Nilópolis, então sede da instituição: Tecnologia em Química dos Produtos Naturais (em extinção), Licenciatura em Física e Licenciatura em Química.
  Em 29 de dezembro de 2008, o Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis (CEFETQ), através da Lei nº 11.892, é transformado em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ). Neste ato de transformação de CEFETQ em IFRJ, foi incorporado Colégio Agrícola Nilo Peçanha, então vinculado à Universidade Federal Fluminense, passando a ser o campus Nilo Peçanha – Pinheiral.
  Para além de uma nova denominação, a transformação significou uma nova identidade, implicou uma mudança de sede para o município do Rio de Janeiro e levou a uma rápida expansão na perspectiva de novos campi, áreas de atuação, cursos, infraestrutura e quadros de servidores. Em seus 23 anos, a presença do Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ tem sido fundamental para o desenvolvimento socioeducacional da cidade de Nilópolis, que está entre os treze municípios que formam a Baixada Fluminense, no Estado do Rio de Janeiro, região que apresenta diversos problemas sociais e econômicos.
  Nessa perspectiva, o campus Nilópolis, a maior unidade do IFRJ, tem ampliado seu papel no cenário da educação da Baixada Fluminense, sendo um celeiro de novos profissionais que contribuem para o crescimento da esfera educacional, social, econômica e cultural do país. Oferece quatro cursos técnicos de nível médio, dentre eles o de Manutenção e Suporte de Informática, ofertado na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Possui ainda seis cursos de graduação (três licenciaturas, dois bacharelados e um tecnólogo), e cinco cursos de Pós-graduação (dois stricto sensu e três lato sensu).
  Para o ano de 2019, já estão previstas novas vagas de graduação, além das ofertadas até então, uma vez que está sendo implantado o Curso de Formação Pedagógica na modalidade de ensino à distância. Além de se destacar no ensino tradicional, o campus Nilópolis tem aumentado o investimento nas áreas de pesquisa e extensão. De acordo com o artigo 207 da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, essas três vertentes são os pilares da educação. Dentre suas diversas frentes de ação, nos últimos anos, o campus enviou, com recursos próprios, dezenas de alunos para o exterior para desenvolver projetos de pesquisas em suas áreas de estudo. Ademais, oportunizou aos seus estudantes de graduação a participação na mobilidade acadêmica internacional, através de um convênio com o Instituto Politécnico de Bragança. Desempenha, outrossim, função estratégica na comunidade do entorno, oferecendo atividades abertas ao público externo através de projetos de extensão e de eventos acadêmicos e científicos.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Nilópolis

 

Campus Niterói

O campus Niterói do IFRJ está em processo de implantação e faz parte da Fase III do Plano de Expansão da Rede de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O campus terá sua estrutura definitiva no bairro do Sapê – região de Pendotiba –, com previsão de entrega para o segundo semestre de 2018. A capacidade, então, será para atender 1500 estudantes, com a proposta de oferecer cursos técnicos integrado e concomitante/subsequente, uma graduação e uma pós-graduação, além dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), atividades de Pesquisa e Extensão.

As atividades do campus Niterói tiveram início no segundo semestre de 2016, e em 2017 passaram a acontecer, em caráter provisório, na Fundação Oscar Niemeyer, no Centro. Atualmente são oferecidos cinco cursos FIC, dois cursos de extensão – Preparatório Enem e Oficina de Prática e Conversação Básica em Libras – e o curso técnico concomitante/subsequente em Administração.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Niterói

 

Campus Paracambi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Paracambi

 

Campus Pinheiral

Campus Pinheiral se situa em uma fazenda de 318 hectares a cerca de 120 km da capital, no município de Pinheiral no médio Vale do Rio Paraíba do Sul.

Entre os anos de 1968 a 2008, a instituição, então Colégio Agrícola Nilo Peçanha, esteve vinculada ao Ministério da Educação, através da Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em 2008, pela sanção da Lei 11.892, o então Colégio Agrícola Nilo Peçanha passou a fazer parte do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e a denominar-se Campus Pinheiral.

Campus Pinheiral possui uma história centenária que teve início no dia 21 de outubro de 1909 com a instalação da Escola Técnica anexa ao Posto Zootécnico de Pinheiro. Em 1910, o Ministério da Agricultura transforma a Escola Técnica em Escola Média de Agricultura e Veterinária de Pinheiro. Posteriormente, transformada em Patronato Agrícola e em 1947 em Escola Agrícola Nilo Peçanha.

A história do Campus Pinheiral na região do Médio Vale do Paraíba é marcada pela oferta de Ensino Profissionalizante de excelência. Além disso, a instituição também tem se destacado por ofertar Ensino Médio de qualidade, o que se confirma pelos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) dos últimos anos, em que apresenta a melhor média das escolas públicas da região.

Em 2017, a unidade iniciou a oferta de ensino superior, com o curso Licenciatura em Computação.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Pinheiral

 

Campus realengo - Rio de Janeiro

 Campus Realengo do IFRJ é resultado de um projeto de expansão do antigo CEFET Química, que visava à oferta de uma Unidade Educacional para o atendimento da comunidade da zona oeste do Rio de Janeiro. A presença dessa unidade na região é fruto de 26 anos de luta da população por um ensino técnico federal.
 
As suas atividades tiveram início no 1º semestre de 2009, no Campus Nilópolis. Em agosto de 2009, o campus foi transferido para a sua unidade própria e definitiva. Ocupa uma área compreendida de 22.000 m 2  situada na Rua Professor Carlos Wenceslau (antiga Oliveira Braga), 343, Realengo - RJ.

Além dos cursos de graduação em Farmácia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia, também é oferecido o curso técnico em Agente Comunitário de Saúde.

A proposta deste campus é garantir o acesso das classes populares ao conhecimento, garantindo um ensino plural, gratuito, democrático e transparente. A realidade da zona oeste do Rio de Janeiro desafia o IFRJ a cumprir sua missão institucional de elevar a perspectiva de crescimento socioeconômico e consolidar a Instituição como referência científica, social e cultural.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Realengo

 

Campus resende

O IFRJ campus Resende foi inaugurado em outubro de 2015 e desde então tem oferecido à comunidade cursos técnicos e profissionalizantes nas áreas de Segurança do Trabalho, Turismo e QSMS (Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança do Trabalho), além de cursos de idiomas para diversos públicos. O Campus Resende possui uma área de 6.556m² e está localizado na Avenida Prefeito Botafogo, s/nº, Comercial. A infraestrutura física do prédio conta com 7 salas de aula, 1 laboratório de informática e uma copa. O campus também dispõe de uma biblioteca e uma extensa área verde com quadra e piscina em expansão. O Campus Resende encontra-se na Região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro, na cidade de Resende, que possui um território de 1093,119 Km² e uma população estimada em 125.214 habitantes (IBGE, 2015). A economia regional destaca-se por suas grandes montadoras como Volkswagen, Nissan e Peugeot, que estão localizadas na região que compreende os municípios de Resende, Itatiaia e Porto Real. Também contribuem para as atividades econômicas da região importantes centros de turismo como a Colônia Finlandesa de Penedo, o Parque Nacional de Itatiaia e a região turística de Visconde de Mauá, Maringá, Maromba e dos Vales das Cruzes e Pavão.

ara conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Resende

 

Campus Rio de Janeiro

O Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é uma Instituição Federal de Ensino Público e gratuito que está instalado em uma área   construída   de 8.500m², localizado na Rua Senador Furtado, 121/125 - Bairro Maracanã. 

 A Escola Técnica Federal de Química do Rio de Janeiro ocupou um espaço cedido pela Escola Técnica Federal Celso Suckow da Fonseca, atual Centro Federal de Educação Tecnológica - RJ, até o ano de 1985. Neste mesmo ano, esta Autarquia Federal conquistou sua instalação própria. Em 1999, transformou-se em Unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica de Química de Nilópolis - RJ CEFET Química.

 A  Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008, instituiu a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e criou os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

O Campus Rio de Janeiro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro é uma Instituição Federal de Ensino Público conta com uma infra-estrutura de 26 ambientes tecnológicos (laboratórios), sendo 03 de informática, 26 salas de aula climatizadas, biblioteca com 27.000 exemplares, 14 computadores com acesso à internet, exclusivamente para os alunos, quadra poliesportiva, sala de musculação, coordenação de integração escola-empresa que mantém empresas cadastradas e conveniadas, particulares e públicas, para a realização de estágios curriculares e contratação, acompanhamento técnico pedagógico, serviço médico, atendimento odontológico, auditório, grêmio estudantil, centros acadêmicos, entre outros.

Nosso Campus conta com corpo docente constituído de 224 professores do quadro permanente com as titulações de 3 professores com Graduação, 10 professores com Especialização, 90 professores com mestrado e 121 professores com doutorado; além de 22 professores substitutos contratados na forma da Lei nº 8.745, de 09 de dezembro de 1993, que dispõe sobre a contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal, e dá outras providências. O corpo Técnico Administrativo é composto  pelos seguintes agentes públicos: 114 técnicos administrativos em educação, 28 funcionários terceirizados e 14 estagiários, conforme o Termo de Compromisso disposto na Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. 

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Rio de Janeiro

 

Campus São Gonçalo

O campus São Gonçalo é uma das 15 unidades do Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ e está localizado no CIEP 346 Neusa Brizola, em Neves, ao lado da BR-101.

A história do Instituto se inicia na cidade no dia 1° de setembro de 2008 quando foi ministrada a aula inaugural do Curso Técnico de Segurança do Trabalho. Nesse momento, o Colégio Municipal Ernani Faria cedia duas salas de aula e uma administrativa ao campus. No final de 2009, o campus migrou para o CIEP 346 Neusa Brizola.

O Campus São Gonçalo do IFRJ foi inaugurado no dia 1º de fevereiro de 2010, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em cerimônia ocorrida em Brasília, tendo a professora Ângela Coutinho, representante da Direção-Geral. 

Atualmente conta com 54 docentes, 39 servidores administrativos e mais de 800 alunos matriculados. Além de cursos técnicos e uma pós-graduação, o campus ainda oferece diversos cursos de Extensão abertos à comunidade e é certificadora do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – ENCCEJA.

Ao longo dos primeiros dez anos de existência, os alunos do campus colecionaram prêmios em diversos concursos, como Olímpiada Brasileira de Astronomia – OBA, Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP, Olímpiada de Química do Rio de Janeiro - OQRJ, Concurso Internacional de Redação de Cartas.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique São Gonçalo

 

Campus São João de Meriti

O Campus São João de Meriti do IFRJ, localizado na Baixada Fluminense, foi concebido na Fase III do Plano Nacional de Expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Em 14 de setembro de 2011, o prefeito desta cidade emite o Termo de Compromisso com a finalidade de doar ao IFRJ, no prazo de cento e cinquenta dias, um imóvel para instalação do futuro campus. Em 05 de março de 2013, o prefeito sanciona a Lei nº 1.864, que autoriza o Executivo Municipal a doar um terreno para edificação e instalação do campus do IFRJ. Essa Lei é publicada no Diário Oficial da cidade de São João de Meriti em 14 de março de 2013 e determina o prazo de trinta e seis meses para o início da instalação e implantação do campus no município.

Em 21 de outubro de 2015, é nomeado pela Portaria IFRJ nº 1.350/2015, publicada no DOU de 21/10/2015, o diretor de Implantação do Campus São João de Meriti, prof. Sérgio Ricardo dos Santos Moraes. Em 19 de fevereiro de 2016, foi instituída pela Portaria nº 033/GR a Comissão de Elaboração do Plano de Implantação do campus São João de Meriti, composta por representantes do IFRJ, da Prefeitura Municipal e pela sociedade civil organizada, responsável por elaborar, no prazo inicial de 120 dias, o documento que evidenciaria as especificidades do CSJM.

Cinco meses depois, em 22 de março de 2016, foi publicado no Diário Oficial do Município, o Termo de Cessão Parcial de Uno nº 001/2016, referente ao CIEP São João Bôsco, local onde funcionou a sede provisória do campus até o segundo semestre de 2016. Os primeiros servidores técnicos administrativos tomaram posse e foram investidos em suas funções em 10 de maio de 2016. E, em 23 de maio do mesmo ano, os primeiros professores tomaram posse. A partir do primeiro semestre de 2017, o CIEP 189 - Valdylio Villas Boas passou a funcionar como a sede do Campus São João de Meriti, conforme o Termo de Seção Estadual homologado pelo processo E01/066/327/2016 de 16 de fevereiro de 2017, publicado no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro no dia 17/03/2017.

No movimento de instalação do Campus São João de Meriti, após a concretização de mapeamento da região e da realização de audiências e consultas públicas na cidade, a Comissão de Elaboração do Plano de Implantação construiu um estudo quali-quantitativo sobre as principais características e demandas do município e seu entorno e decidiu, então, que o Campus São João de Meriti seria responsável pela oferta de cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), Educação Profissional e Educação Superior nos Eixos Tecnológicos de Gestão e Negócios e de Informação e Comunicação. Nesse sentido, no final do mês de agosto de 2016, ainda na sede provisória, iniciaram-se as atividades com o oferecimento do curso FIC em Empreendedorismo e Gestão de Negócios, atendendo a mais de 90 alunos.

Tendo em vista a expansão das atividades do Campus, foram portariadas em novembro de 2016 duas comissões para estudarem a viabilidade de implantação dos cursos técnicos em Administração e em Informática para Internet. A resolução nº 11 de 17 de maio de 2017 aprova o Curso Técnico Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio em Administração, o primeiro curso técnico oferecido pelo campus no eixo de Gestão. Por sua vez, a resolução nº 39, de 19 de outubro de 2017 aprova o Curso Técnico Concomitante/Subsequente ao Ensino Médio em Informática para Internet, relacionado ao eixo de Informação e Comunicação.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique São João de Meriti

 

Campus Volta redonda

O IFRJ campus Volta Redonda foi fundado em 2008 e está situado na Rua Antônio Barreiros, 212, bairro Nossa Senhora das Graças. A cidade possui 263.659 habitantes, conforme o último censo do IBGE 2016, e está situada no Vale Médio Paraíba Fluminense, que compreende mais onze unidades administrativas municipais.

campus funciona, atualmente, nos três turnos, atendendo cerca de 900 alunos. Hoje oferecemos à comunidade, de forma gratuita, cursos técnicos de nível médio integrado (Automação Industrial) e concomitantes/subsequentes ao Ensino Médio (Eletrotécnica e Metrologia), além de cursos de graduação (Licenciaturas em Matemática e Física) e pós-graduação lato sensu (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática).

O IFRJ campus Volta Redonda funciona com uma estrutura que engloba 16 salas de aula equipadas com aparelho multimídia, sendo 15 delas com ar condicionado, cada uma com em média 35 carteiras e quadro branco. O auditório possui 85 poltronas, ambiente refrigerado, com Datashow e som. O campus também conta com dois laboratórios de informática, com 24 computadores cada, uma biblioteca e seis laboratórios de estudos (Química e Biologia, Física, Metrologia, Eletrônica, Eletrotécnica e Automação Industrial).

Também conta com um elevador para atender às necessidades específicas, além de seis carteiras para cadeirantes dentro das salas de aula. Além disso, o campus possui duas quadras poliesportivas cobertas, destinadas à Educação Física, contendo ainda uma parede de escalada e painéis de grafite. A estrutura possui também uma cantina, dois pátios, onde os alunos podem estudar ou ter um momento de intervalo e descanso, um jardim, um bicicletário na entrada do campus e um estacionamento para os servidores com capacidade de 40 veículos.

Para conhecer um pouco mais do nosso Campus, clique Volta Redonda

 

 

Documentos referentes ao Unidades do IFRJ

 

Portaria nº 246, de 15 de abril de 2016
Dispõe sobre a criação do modelo de dimensionamento de cargos efetivos, cargos de direção e funções gratificadas e comissionadas, no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dos Centros Federais de Educação Tecnológica e do Colégio Pedro II, e define normas e parâmetros para a sua implementação.

Portaria nº 92, de 16 de fevereiro de 2016 - Estabelece a forma de divulgação do cronograma para realização dos processos de consulta à comunidade escolar para os cargos de Reitor e Diretor-Geral de Campus no âmbito dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Nota Técnica nº 03/2016 (SETEC/SESU/SECADI) - Esclarece e orienta as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) quanto à oferta dos cursos de Licenciatura em Educaçãodo Campo.

Nota Técnica nº 50/2016 - Autorização de funcionamento de unidades dos Institutos Federais e atualização da relação de unidades que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Portaria nº 378, de 9 de maio de 2016 - Dispõe sobre a autorização de funcionamento de unidades dos Institutos Federais e atualiza a relação de unidades que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica.

Portaria n° 37, de 29 de outubro de 2015 - Dispõe sobre o funcionamento dos Polos de Inovação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Nota Informativa nº 76/2015 (CGPG-CGIN/DDR/SETEC) - Normatização para inauguração de unidades de obras das Instituições de Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológico

 

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS