Proen publica relatório final sobre contribuições da comunidade ao estudo de viabilidade para aplicação de Atividades Pedagógicas Não Presenciais

A Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proen), antecipou a entrega do Relatório Final intitulado "Contribuições da comunidade do IFRJ ao estudo de viabilidade para aplicação de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) ao planejamento das atividades de ensino, no contexto dos impactos da Pandemia de COVID-19".

"Seguindo o compromisso assumido com a ampla publicidade e a transparência, o referido Relatório segue com a íntegra das contribuições, da forma como foram apresentadas na Consulta Pública. Soma-se a isso, todos os documentos coletivos submetidos à PROEN pelos mais diferentes fóruns e colegiados, quer sejam institucionais ou extrainstitucionais. Compreendemos que esta era a melhor forma de atingir o objetivo maior de todo esse processo: qualificar o debate e fornecer subsídios a todos os conselheiros e conselheiras, bem como à toda comunidade do IFRJ sobre os caminhos que nosso ensino deve seguir neste contexto de excepcionalidade", explicou a pró-reitora de Ensino, Alessandra Ciambarella.

Neste Relatório Final, a equipe da Proen reuniu todas as contribuições, individuais e coletivas, sem exceções, realizadas por toda a comunidade do IFRJ, recebendo propostas de servidores, estudantes, pais/responsáveis e comunidade externa.

Alessandra destacou que este Relatório integra o esforço da Proen na construção do debate coletivo e democrático. "Em paralelo ao processo de Consulta Pública, realizamos inúmeros encontros virtuais em todos os campi, bem como com todos os interlocutores que solicitaram mais esclarecimentos. O objetivo maior foi aproximar cada vez mais a Proen da comunidade, para debater e receber as dúvidas e contribuições de todos e todas. Através desses encontros, toda a comunidade pode dialogar e construir coletivamente este planejamento de ensino, considerando questões como a viabilidade ou não do uso de Atividades Pedagógicas Não Presenciais, os seus impactos nos cursos e no cotidiano dos servidores, estudantes e seus familiares/responsáveis", contou a pró-reitora.

Vale destacar que, a partir de agora, caberá aos conselheiros dos Conselhos Acadêmicos o papel de analisarem o material para produzir o parecer final que irá subsidiar o Conselho Superior (CONSUP) na tomada de decisão sobre as ações de ensino no contexto atual.

"A Proen entrega à sua comunidade este Relatório Final com a certeza de dever cumprido. Seja mediante aos mais de 4.000 acessos individuais e mais de 600 contribuições, seja na produção de documentos coletivos e colegiados, seja nos diferentes momentos de debates oportunizados em todos os campi e demais espaços, a Consulta Pública da Minuta de Diretrizes para o desenvolvimento de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) no âmbito dos cursos do IFRJ, em decorrência da situação de pandemia de Covid-19, representa um dos momentos mais importantes e democráticos vivenciados pela nossa Instituição", finalizou Alessandra.

O documento completo pode ser consultado neste link.