Capacitação intercampi sobre Ensino Remoto para servidores dos campi da Baixada

As Direções de Ensino dos campi Belford Roxo, Duque de Caxias e São João Meriti promoveram a primeira etapa da capacitação para os servidores, cujo título é “Ensino remoto no IFRJ, como começar? Desafios para os campi da Baixada”. O evento foi realizado no dia 16 de setembro.

O primeiro encontro foi ministrado pela professora Aline Amorim, que é docente do IFRJ, mas atualmente se encontra em acordo de cooperação técnica no IFES, tendo como mediadora a pedagoga Luana Luna Teixeira, do Campus São João de Meriti.

Aline possui experiência em tecnologias digitais aplicadas à Educação, e leciona atualmente no Centro de Referência em Formação e em Educação a Distância (Cefor/IFES), iniciou o encontro lançando uma pesquisa a fim de poder diagnosticar o nível de conhecimento dos participantes em ambientes virtuais.

A docente enfatizou que no processo de planejamento os docentes e profissionais da educação devem levar em conta três fatores: espaço, tempo e organização curricular, citando os diversos tipos de espaço, as formas de tempo e as principais adequações que devem ser feitas.

A convidada falou sobre a importância de momentos de capacitação como esse: “Eu considero muito importante pois a formação continuada em si já é algo essencial para os profissionais da educação conseguirem se manter atualizados frente às mudanças e necessidades demandadas no seu campo de atuação. Além disso, o momento de pandemia da COVID 19 impõe o ensino remoto e isso exige adequação das práticas pedagógicas”.

Através do chat os docentes e demais servidores da educação participantes levantaram perguntas a respeito de temas como as atividades síncronas e assíncronas, sobre estratégias de engajamento e participação dos discentes, organização do tempo, saúde do servidor, direitos autorais sobre os materiais que forem utilizados no ensino remoto.

Aline salientou que no debate surgiram muitas questões pertinentes, com intervenções e questões que contribuíram para o desenvolvimento de todos os participantes. “Foi de fato uma atividade que contou com a participação ativa dos envolvidos e isso só foi possível devido ao compromisso de todos em garantir o melhor para os estudantes”.

Um dos participantes do encontro, o professor Rafael Pereira Santana, que leciona Física no campus Duque de Caxias disse que “cursos de Capacitação como o curso "Ensino Remoto: por onde começar" são de extrema importância para profissionais da educação que estão vivendo em meio a este período de distanciamento social devido a pandemia da COVID-19”

O docente ainda recordou algo importante, apresentado pela professora Aline Amorim. Nesse processo de ensino-aprendizagem, “Cada profissional e cada estudante pode se adaptar melhor a um tipo de tecnologia e a um tipo de estratégia de ensino”, finalizou.

Colaboração: Pedro Henrique da Silva Pereira