Academia e Futebol, mais um gol de placa do IFRJ

O IFRJ e o Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Nacional de Futebol e Direito do Torcedor, assinam convênio com o objetivo de Inserir o Programa Academia & Futebol no IFRJ, que busca garantir o acesso à prática do futebol e do futsal, bem como fomentar a produção científica e a difusão de conhecimentos sobre estas modalidades.

O reitor do IFRJ, Rafael Almada, diz que a justificativa mais relevante para esta parceria entre a SNFDT e o IFRJ incide sobre a oportunidade de ampliar a capacidade de atuação do Instituto. “São atividades vinculadas ao futebol que proporcionam aos jovens melhores condições de qualidade de vida, e lhes possibilita ter uma melhor compreensão sobre o que é cidadania, através das trocas de experiências entre as comunidades externa e interna do IFRJ”.

Para isso, projeta-se a implantação de três núcleos: Campus Duque de Caxias, Campus Niterói e Campus São Gonçalo. Cada núcleo tem a previsão de atender até 150 pessoas entre crianças, adolescentes e jovens. O recurso (cerca de R$ 400.000,00) será repassado ao IFRJ via Termo de Execução Descentralizada (TED).

Julio Page, diretor da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica do IFRJ, lembra que “Os trabalhos foram conduzidos pela DIPROEXT junto à SNFDT, e a elaboração do projeto no IFRJ foi coordenada pelo professor Bruno Patrício, responsável pela coordenação das ações esportivas da PROEX/IFRJ, junto com professores de educação física dos campi que serão pólos do Academia & Futebol”.

Haverá uma coordenação geral do projeto, na DIPROEXT, na figura do professor Bruno, e cada pólo terá um sub-coordenador. “O Projeto busca o acesso a prática do futebol e do futsal, bem como a fomentar a produção e difusão de conhecimentos sobre estas modalidades”, diz Bruno Patrício.

No IFRJ, o projeto contemplará também a criação de um centro de estudos e da promoção de eventos acadêmicos voltados para graduandos e professores de educação física.

Júlio Page diz que esta será uma importante ação do IFRJ com impacto direto nos territórios onde estão situados os campi Niterói, Duque de Caxias e São Gonçalo. “A gente vem buscando implementar políticas, programas e projetos que incentivem a prática esportiva e a melhoria da qualidade de vida e o prof Bruno junto aos colegas professores de educação física dos campi têm um papel crucial nesse processo”.

Imagem: Freepick