GDG Paulo de Frontin

 

Alunos do campus Eng. Paulo de Frontin lançaram, no dia 12 de março de 2016, o Google Developer Group (GDG) da unidade. Trata-se de um grupo de desenvolvedores que, de forma voluntária, se reúne para criar e realizar projetos, em áreas como Android e Web.

 

Proposto pelos estudantes, o desafio e principal objetivo do GDG Paulo de Frontin é criar projetos, desenvolver tecnologias, softwares e jogos digitais. Foram os próprios alunos que se organizaram, realizaram a submissão da candidatura e conquistaram a aprovação.

 

 

Grupo Google Developer (GDG) Paulo de Frontin recebeu a visita do desenvolvedor Anrã Fernandes (1º acima)

 

Durante a inauguração GDG Paulo de Frontin, o mestre em ciência da computação Anrã Fernandes, professor do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) Três Rios da FAETEC e um dos organizadores do GDG Três Rios, fez um keynote. Fernandes estava acompanhado de alunos de Engenharia de Computação da Universidade Severino Sobra (USS), do organizador do GDG Três Rios, Diogo Padilha, e do organizador do GDG Vassouras, Pedro Fernandes, que também compartilharam suas experiências, como a participação na Campus Party Brasil, em São Paulo.

 

Para Anrã Fernandes, o novo GDG é uma oportunidade de disseminar o conhecimento no mundo moderno para além das fronteiras tradicionais. “O que queremos é mostrar para todos como a tecnologia pode ser utilizada para mudar a nossa comunidade local, e aprendermos junto com tudo isso. Tenho certeza que o GDG Paulo de Frontin realizará muito bem essa missão”, afirmou o professor. “Saiba que aprendi muito com vocês nestas poucas horas", completou.

 

Aluno do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais do campus e um dos organizadores do GDG Paulo de Frontin, Lenon Stelman avaliou como excelente a apresentação. “A iniciativa GDG foi feita, cabe a nós nos adequarmos a ela", avaliou. O trabalho conta com o apoio dos também alunos Railson Oliveira, Ruan Ramalho, entre outros.

 

Distribuídos entre ativos e em fase de incubação, os GDGs possuem atualmente 582 capítulos distribuídos por 100 países (Clique aqui e conheça a lista completa dos GDG pelo mundo). Juntos, estes capítulos, nos últimos 6 meses, realizaram 4.155 eventos de tecnologia. No Brasil, por enquanto, existem quatro capítulos considerados em incubação pela Google: Resende, Uberlândia, e Duque de Caxias (Clique aqui e obtenha mais informações sobre o capítulo do GDG Paulo de Frontin com a própria Google).

 

No país, existem também mais outros 40 capítulos GDG ativos e em pleno funcionamento: ABC, Aracaju, Belo Horizonte, Brusque, Cabreúva, Campinas, Campo Grande, Curitiba, Dois Vizinhos, Feira de Santana, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goiânia, Grande Vitória, Imperatriz, João Pessoa, Juiz de Fora, Lavras, Maceió, Manaus, Maringá, Natal, Pato Branco, Paulo de Frontin, Porto Alegre, Recife, Ribeirão Preto, Rio Verde, Salvador, Senador Canedo, Serra Gaúcha, Sorocaba, Sul Fluminense, São José dos Campos, São João da Boa Vista, São Luis, São Paulo, Três Rios, Uberaba, Vale do Paraíba e Vassouras. (Clique aqui e confira matéria de TV sobre como o GDG Três Rios fez a diferença ao criar um aplicativo para ajudar vítimas das chuvas em Paraíba do Sul, RJ).

 

Por todo o mundo, os GDGs são focados em desenvolvedores interessados em conhecer em profundidade as tecnologias desenvolvidas pela Google, tais como os estudantes e egressos do curso técnico em Informática para Internet, do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais e dos cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC, entre muitos outros. Android, App Engine, e plataformas do Google Chrome, para APIs de produtos como o Google Maps API, API do YouTube e API do Google Calendar servem como exemplo de tecnologias a serem estudadas pelos membros do GDG.

 

​Ricardo Kneipp, Anrã Fernandes, Pedro Fernandes e Diogo Padilha durante a palestra

 

Também participaram da inauguração o Diretor-geral Rodney Albuquerque, o Diretor de Administração, Ricardo Kneipp, e o coordenador de Tecnologia da Informação e Comunicação (CSTIC), o técnico em Tecnologia da Informação Rodrigo Mendes Peixoto, também aluno do Curso Superior de Tecnologia em Jogos Digitais.

 

O capítulo GDG Paulo de Frontin pode assumir diversas formas, desde a mais simples, com alguns estudantes se reunindo para assistir ao vídeo com as mais recentes novidades em tecnologia (clique aqui e assista ao canal do GDG no YouTube), até grandes encontros com demonstrações, palestras ou minicursos técnicos na semana acadêmica do campus, eventos como sprints de código e hackathons, mostra de jogos, entre outras atividades.

 

O núcleo do capítulo GDG Paulo de Frontin, como todos os demais, está focado em desenvolvedores e conteúdo técnico, e a audiência do núcleo deve ser de desenvolvedores de software ou games.

 

:) O GDG Paulo de Frontin é...
• Executado por pessoas apaixonadas na comunidade de desenvolvedores;
• Um lugar para aprender sobre tecnologias Google e ferramentas para desenvolvedores(as);
• Um lugar para ver o que empresas e desenvolvedores locais estão fazendo com estas tecnologias;
• Focada em desenvolvedores e conteúdo técnico educacional;
• Aberto ao público com uma adesão pública;
• Um lugar para conhecer pessoas legais e inteligentes em tecnologia.

 

:( O GDG Paulo de Frontin não é...
• Administrado por uma empresa;
• Um lugar para ouvir discursos comerciais a qualquer momento;
• Focado em usuários finais ou conteúdo do consumidor;
• Um grupo fechado.

 

O GDG Paulo de Frontin é um grupo independente de usuários com interesse em tecnologias Google, e todo seu conteúdo é inteiramente independente da empresa americana. Clique aqui e dê uma olhada na página do GDG Paulo de Frontin no Google+.

 

Gostou? Quer fazer parte deste capítulo ou deseja apenas mais informações?

 

Entre em contato diretamente com o grupo por e-mail: gdgpaulodefrontin@gmail.com.

 

Texto produzido com a colaboração da seguinte fonte: https://developers.google.com/groups/start/

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco