APNPs: O QUE SÃO ATIVIDADES SÍNCRONAS? COMO E QUANDO ELAS OCORREM?

As atividades síncronas são aquelas desenvolvidas mediante as ferramentas de comunicação que possibilitam a participação de discentes, docentes e demais servidores envolvidos em encontros previamente agendados, que ocorrem via internet e em tempo real, a exemplo de videoconferências e chats.

São nesses momentos em que professores e estudantes podem conversar, trocar ideias, dialogar sobre um determinado tema ou conteúdo, discutir dúvidas sobre as APNPs, entre outras atividades. São encontros virtuais que nos permitem ampliar o sentido de comunicação e de pertencimento, onde reencontramos amigos e professores, e realizarmos trocas com eles, mesmo que de forma virtual.

A aula realizadas na forma síncrona devem ser momentos de orientação e estímulo para o desenvolvimento da autonomia dos estudantes frente ao seu processo de aprendizado, que se dará a partir do estudo dos materiais disponibilizados e da realização das atividades. Devem ser momentos também em que o professores e estudantes dialogam sobre os temas e os conteúdos, evitando a pura exposição unilateral de ideias, onde o professor fala e o estudante escuta e anota.  Não significa que o professor não possa “dar aula”, no sentido de expor o conteúdo. Mas, não deve utilizar os momentos síncronos tendo como foco apenas o ensino, tampouco desenvolver as atividades de ensino apenas por meio desse recurso. Promova a interatividade!

Na internet essa forma de comunicação é comum em hangouts e vídeo conferência. Porém, ocorre de maneira natural, pois estamos condicionados nesse modelo de comunicação há muitos anos.

Mas lembrem-se: que essas atividades deverão estar previamente definidas e agendadas em comum acordo com todos os envolvidos (professores e alunos) e serem sempre disponibilizadas pelo professor, no Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA) e de forma assíncrona para que todos possam assistir e/ou rever em qualquer tempo. Independente das ferramentas que venham a ser adotadas, é importante sempre lembrar de realizar o registro desses contatos/interações.

Lembre-se ainda de todas as regras de “netiqueta” que devem ser utilizadas nesses encontros! Pense que ali é a sua “sala de aula” virtual e as regras de boa convivência permanecem as mesmas!

ALGUMAS PROPOSTAS DE ATIVIDADES SÍNCRONAS

TÉCNICA DE QUIZ - iniciar o encontro com uma atividade simples de verdadeiro/falso, para ser respondida no chat da ferramenta em que está ocorrendo o encontro. Isso atrai a atenção do estudante e prepara a mente para aprender. Não importa se os estudantes acertam ou não a

resposta, o desafio libera dopamina e estimula sinapses cerebrais que auxiliam a aprendizagem. Essa estratégia promove o engajamento do estudante na atividade.

EXPOSIÇÃO DE CONCEITOS - ao final da explicação de cada conceito trabalhado, estimular os estudantes a fazerem uma síntese, oral ou escrita (no próprio chat da ferramenta). Com isso, o professor pode observar o que foi compreendido e os estudantes são desafiados a sistematizar,

por meio da linguagem oral ou escrita, seu aprendizado. Esse exercício é também uma maneira de apreender o que foi ouvido/visualizado, enriquecendo o processo de aprendizagem.

SÍNTESE DO ENCONTRO - relatar de forma resumida o que ocorreu durante o encontro Síncrono (lembrar que vários participantes podem ter perdido ou tido falhas na conexão), de forma a retomar os conceitos trabalhados e fazer conexão com as próximas atividades.

ENCAMINHAR OS ESTUDOS SEGUINTES - é importante aproveitar o espaço dos encontros síncronos para explicar e orientar as atividades assíncronas, que darão continuidade aos estudos, assim como as atividades avaliativas envolvendo o conteúdo trabalhado, quando previstas.

OPORTUNIZAR UMA AUTOAVALIAÇÃO - ao final de cada encontro síncrono é válido realizar uma auto avaliação para identificar o que os estudantes entenderam e avaliar inclusive a Organização/desenvolvimento desse momento. Estamos todos aprendendo a fazer ensino remoto e um caminho para qualificarmos essas práticas é o da reflexão coletiva.