Núcleo de Produção Digital - NPD Engenheiro Paulo de Frontin

O Núcleo de Produção Digital (NPD) faz parte do Olhar Brasil, programa estratégico da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAV/MinC). O NPD Engeheiro Paulo de Frontin será constituído a partir da cessão de um kit digital, com uma plataforma de alta definição para captação e edição de imagens e sons. Os núcleos são espaços de produção, difusão e capacitação, funcionando como polos produtivos do audiovisual. Eles também podem ser centros de formação, com a promoção de cursos, oficinas, mostras e palestras. O campus Engenheiro Paulo de Frontin busca também um núcleo especializado em jogos digitais.

Em diálogo com o secretário do Audiovisual, o Prof. Rodney declarou a importância do campus Eng. Paulo de Frontin no contexto da produção audiovisual, sendo o único Instituto Federal a oferecer o curso de Graduação em Jogos Digitais. Além de destacar a grande relevância do campus receber do Ministério da Cultura um Núcleo de Produção Digital (NPD), no sentido de fortalecer a produção de audiovisual no centro-sul do Estado do Rio de Janeiro.

O diretor-geral da unidade Engenheiro Paulo de Frontin, Rodney Albuquerque, se reuniu com o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Pola Ribeiro, em Brasília, no dia 4 de setembro de 2015.

Estiveram presentes na reunião, além do secretário Pola Ribeiro, a chefe de Gabinete Sara Carolina Rocha de Souza, o coordenador-geral de Formulação, Difusão e Articulação de Programas e Projetos Luiz Henrique Sena, o diretor de Gestão de Políticas Audiovisuais João Batista da Silva, o coordenador-geral de Desenvolvimento Sustentável do Audiovisual Caio Julio Cesaro e o responsável pelos Núcleos de Produção Digital.

No encontro, Rodney ratificou a importância do IFRJ - campus Engenheiro Paulo de Frontin no contexto da produção audiovisual, por ser a única unidade da Rede Federal a oferecer o curso de Graduação em Jogos Digitais. O diretor-geral busca receber do Ministério da Cultura um Núcleo de Produção Digital (NPD), com o objetivo de fortalecer a área audiovisual no Centro-Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Sobre a Secretaria do Audiovisual

A Secretaria do Audiovisual tem como competências a formação, a produção inclusiva, a regionalização, a difusão não-comercial, a democratização do acesso e a preservação dos conteúdos audiovisuais brasileiros, respeitadas as diretrizes da Política Nacional do Cinema e do Audiovisual e do Plano Nacional de Cultura. Para maiores informações acesse em: http://www.cultura.gov.br/sav