III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola

Foi lançado em setembro de 2020, o e-book Envolvimento dos Alunos na Escola: Perspectivas da Psicologia e Educação. O livro virtual reúne um conjunto de pesquisas apresentadas no “III Congresso Internacional Envolvimento dos Alunos na Escola” (III CIEAE2019), que ocorreu no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL), em julho de 2019.

O psicólogo do campus Arraial do Cabo,Luiz Henrique Alves da Silveira, participou do evento e foi contemplado com a publicação de seus dois trabalhos apresentados.

“É uma grande oportunidade poder contribuir com a formação de nossos/as alunos/as e servidores/as por meio de pesquisas e estudos. Agradeço imensamente aos Diretores, ao coordenador de pesquisa do campus e todos os envolvidos”, disse Henrique.

O capítulo "A experiência de alunos de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em um projeto de pesquisa em Psicologia sobre aprendizagem na adolescência" é resultado da pesquisa decorrente do Programa Jovens Talentos FAPERJ com a participação dos alunos-bolsistas Matheus Hiroshi Azuma Chaves e João Vitor da Costa Peisini, do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, do campus Arraial do Cabo.

O capítulo "Depressão: vamos conversar?", apresenta informações decorrentes da proposta de desenvolvimento de Aplicativo (protótipo) sobre "Depressão" como Trabalho de Conclusão de Curso do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, orientado pela Professora Flávia Ernesto, com coorientação do psicólogo Henrique, com a inestimável contribuição do aluno Frederico Gomes de Paiva.
O e-book encontra-se disponível para download