Uma entrevista com Fatou Ndiaye

Em live realizada no dia 11 de novembro, o NEABI Campus Niteroi teve como convidada a jovem Fatou Ndiaye, aluna do ensino médio que conseguiu dar a volta por cima depois de ser alvo de várias mensagens racistas de colegas de sua escola, mostrando a importância de se debater temas referentes a discriminação no dia-dia e não somente em datas comemorativas.

E agora, em comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, Fatou Ndiaye volta à cena e responde a algumas questões referentes ao evento de que participou e sobre a repercussão da live.

-Tendo em vista o tema debatido na live realizada no dia 11/11, como foi a recepção dos participantes frente a temática abordada? Pode relatar alguma repercussão em função do evento?

Fatou: Fico muito feliz em dizer que a maioria dos participantes recebeu a mensagem de uma forma positiva e principalmente como uma troca de ideias. A participação de cada um na live foi muito importante para mostrar o quanto é necessário valorizar o dia da Consciência Negra e da representatividade jovial, que atualmente ganha cada vez mais espaço. A repercussão foi extremamente boa! Várias pessoas que assistiram entraram em contato comigo para trocar experiências.

-Na sua opinião. por que é necessário debatermos temas como "racismo" nos institutos federais?

Fatou: Debater sobre racismo nas instituições federais é necessário para levar a consciência de classe e privilégios para aqueles que são beneficiados por essa estrutura. Através desse debate nós podemos proporcionar um ambiente mais confortável para o estudante manifestar seus pensamentos, além de reconhecer o esforço das pessoas pretas que conseguiram entrar nessas instituições.

- Gostaria de deixar alguma aspas ou agradecimento?

Fatou: Fico grata por poder falar com a IFRJ, a comunidade é muito receptiva. As perguntas foram de fato pertinentes e atuais. Gostaria de agradecer especialmente aos professores, os alunos que  disponibilizaram seu tempo para assistirem a live e a equipe do NEABI"