Dúvidas Frequentes - Técnico

Perguntas Frequentes:

ENSINO TÉCNICO:

1. Como solicitar a expedição dos diplomas dos cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes) no IFRJ?

Após cumprir todos os requisitos do curso, o estudante deverá preencher com letra legível o Requerimento (inserir o link do requerimento), e apresentar o original e a cópia da documentação necessária para a expedição e registro de diploma no local informado pela secretaria acadêmica do campus.

2. Qual a documentação necessária para a expedição do diploma dos cursos técnicos (integrados, concomitantes e subsequentes) no IFRJ?

O estudante deverá apresentar o original e cópia dos seguintes documentos:Como acompanhar o andamento do processo de diploma/certificado?

I. Requerimento (inserir o link do requerimento)
    II. Certidão de Registro Civil ou Casamento
    III. Documento de Identificação Oficial com foto (RG)
    IV. Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Se Ns no documen o concluinte não apresentar a cópia do CPF, o mesmo poderá ser emitido pelo site da Receita Federal (https://servicos.receita.fazenda.gov.br/servicos/cpf/consultasituacao/consultapublica.asp)
    V. Certidão de Quitação Eleitoral (https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral)
    VI. Histórico do curso do Ensino Médio (para os cursos concomitante e Subsequente)
    VII. Histórico escolar do Ensino Fundamental (para os cursos integrados e Ensino Médio)
    VIII. Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (apenas para os cursos concomitantes e subsequentes)
    IX. Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Fundamental (para os cursos integrados)
    X. Nada Consta da Biblioteca
    XI. Comprovante de Quitação com Serviço Militar ou Certificado de Reservista (apenas para estudantes do sexo masculino, maiores de 18 anos)

O acompanhamento dos processos é através do portal público do SIPAC: . Basta clicar em processos e digitar o número do processo e ao final clicar em consultar processo ou pesquisar pelo nome do interessado.

Caso ainda tenha alguma dúvida de como pesquisar acesse esse tutorial: (inserir o link)

1. Como posso saber que meu diploma/certificado está pronto?

O processo de expedição de diploma/certificado é composto por três etapas.

Na primeira etapa o aluno(a)  entregará toda a documentação no local informado pela secretaria acadêmica do campus.

O servidor responsável pela abertura dos processos de expedição de diploma deverá cadastrar no sistema o e-mail do aluno(a)no campo do interessado, para que o aluno(a) receba toda a tramitação do processo de expedição de diploma por e-mail.

Na segunda etapa o processo será enviado para a Coordenação de Acompanhamento Curricular e Certificação (CACC), nesta etapa será conferida todas as disciplinas e notas lançadas no histórico acadêmico, para a confecção do histórico final e expedição de diploma. Caso haja algum erro nas notas ou disciplinas, o processo é devolvido para a secretaria acadêmica do campus para que seja feita a correção.

Na terceira etapa caso o processo esteja sem nenhuma pendência o diploma será enviado para o Gabinete do Reitor para que seja assinado e carimbado pelo Reitor. Depois de assinado o diploma pelo Reitor retornará para a CACC, para que seja envelopado e enviado para a secretaria acadêmica do campus de origem do aluno(a). Quando o diploma e o histórico final estiver na secretaria acadêmica o servidor entrará em contato com o aluno(a) informando o dia e a hora para a retirada do diploma.

•

1. Meu diploma/certificado está muito tempo parado no setor da Coordenação de Acompanhamento Curricular e Certificação (CACC), devo me preocupar?

Não. Devido ao volume de processos que a CACC recebe, diariamente, não é possível analisar todos os processos no mesmo dia, portanto, é necessário aguardar.

1. Preciso do diploma/certificado com urgência. Como proceder?

O aluno(a) deve enviar o comprovante de urgência para o seguinte e-mail:

1. O que seria uma comprovação de urgência?

A comprovação de urgência não pode ser uma carta escrita de próprio punho. Configura-se uma comprovação de urgência justificável os seguintes documentos: cópia de publicação em diário oficial; lista de candidatos selecionados em processo seletivo; cópia da parte do edital onde é mencionada a necessidade de se apresentar o diploma; documento, em papel timbrado, em que a instituição na qual o formando está vinculado ou irá vincular-se pede para que se apresente o diploma. Os outros casos serão analisados pela Coordenação de Acompanhamento Curricular e Certificação (CACC).

1. Em qual cartório é feita o reconhecimento da firma dos servidores que assinam o diploma?

aluno(a) deverá entrar em contato pelos seguintes e-mails: ou

1. Os dados do diploma estão incorretos. Como proceder?

aluno(a) deverá e