IFRJ campus Niterói participa da 3ª Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola

O IFRJ Campus Niterói participou da 3.ª Conferência Internacional de Extensão Universitária em Angola e 2º Seminário Metodológico Integrador Angola-Brasil. Com o tema: “Extensão universitária face às catástrofes naturais e sociais do nosso tempo”, o evento aconteceu entre os dias 11 e 13 de maio de 2021 e teve o intuito de refletir em volta das contribuições que a universidade pode proporcionar para ajudar no enfrentamento de catástrofes e outros desastres naturais e sociais, como garantia de segurança e bem-estar da riqueza das vidas humanas.

O evento debateu diferentes temas e apresentou a Extensão Universitária como braço de apoio à resposta do Estado aos desastres naturais e sociais, a partir das apresentações de intervenções extensionistas criativas que emergiram durante a pandemia da COVID -19. Também propôs fontes e estratégias de captação de financiamento público para a extensão universitária que desenvolvam projetos de proteção social; abordou a importância da existência de Políticas públicas, que articulam as iniciativas extensionistas universitárias a demandas sociais concretas; e a contribuição da Extensão Universitária no atendimento emergencial da comunidade em situações de catástrofes naturais e desastres sociais. O evento foi, simultaneamente, presencial e online: as atividades presenciais ocorreram na ESP Bengo, em Caxito, Província do Bengo, Angola; e as atividades online foram transmitidas em diferentes plataformas.

O IFRJ campus Niterói teve trabalhos aprovados para apresentação na sessão de comunicações online, no painel 3 do evento, que foram:

- Extensão universitária e articulação local como estratégia para a redução dos impactos econômicos e sociais da Covid-19 na vida e na autonomia das mulheres: Trabalho resultante do projeto de extensão “Direitos e autonomia para mulheres pós-pandemia”, coordenado por Michelle de Oliveira Abraão.

- Extensão e movimentos sociais: uma experiência de incubação em economia solidária no contexto da pandemia: Trabalho resultante do projeto de extensão “Implementação de uma Incubadora Tecnológica de Economia Solidária no Campus Niterói”, coordenado por Etiane Araldi.

Como resultado da participação no evento, o campus Niterói, em articulação com a Coordenação Geral de Relações Internacionais do IFRJ, agora faz parte da comissão, formada por diferentes Instituições de Ensino Superior do Brasil e Angola, que debaterá a extensão internacionalmente e apresentará os resultados na próxima edição do evento, em 2023.

“O evento foi uma oportunidade de troca e compartilhamento das práticas de extensão desenvolvidas no contexto da pandemia, gerando reflexões sobre o papel das instituições educacionais em meio à crise social que estamos vivendo. No nosso caso, apresentamos as alternativas que criamos no âmbito do projeto de extensão da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária (ITES) do campus Niterói no apoio ao movimento social de economia solidária em nosso território”, contou Etiane Araldi.

De acordo com Rodrigo de Oliveira Lemos, coordenador-geral de Relações Internacionais do IFRJ, a participação da comunidade acadêmica nestes eventos é de suma importância para que o IFRJ esteja cada vez mais inserido no âmbito internacional. “Como desdobramentos de nossa participação, ampliamos as possibilidades e os entendimentos de como atuar em uma educação globalizada e que nos aproxime cada vez mais do nosso processo de internacionalização, além de ajudar nossos parceiros de Angola a criarem estratégias para seu processo também”, finalizou.

Colaboração: Marília Milagres