Logo IFRJ

Novo curso de graduação e projetos pedagógicos em São João de Meriti

A proposta de Curso de Graduação (PCG) do Bacharelado em Administração e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de FIC em Contador de Histórias e FIC em Cadista para a Construção Civil do Campus São João de Meriti foram aprovados por unanimidade, respectivamente, no dia 30 de julho, no Conselho Acadêmico do Ensino de Graduação (CAEG), e três dias antes, os dois últimos, no Conselho Acadêmico do Ensino Técnico (CAET).

O Bacharelado em Administração completa as ofertas do Eixo Tecnológico em Gestão e Negócios do campus, sendo o primeiro eixo a inaugurar sua verticalização total, iniciando no FIC, passando pelo curso técnico de nível médio, a graduação e concluindo na pós-graduação. O bacharelado terá duração de 8 semestres (4 anos), será ofertado na modalidade presencial, terá carga horária de 3.150 horas com práticas profissionais integradas, estágio supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e trará novidades como a curricularização da extensão. Será oferecido pelo IFRJ campus São João de Meriti no turno da manhã e tem início previsto para o ano que vem. O Curso de Bacharelado em Administração é tanto o primeiro curso superior oferecido pelo campus, quanto o primeiro bacharelado em administração de todo IFRJ, além da primeira faculdade pública federal gratuita oferecida em solo meritiense, “Aproveitando o espírito olímpico, digamos que nasce já quebrando todos os recordes, com três medalhas de ouro” afirma o diretor-geral do campus, Rodney Albuquerque.

 Sobre o Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Contador de Histórias, Rodney diz que fortalece as ofertas do eixo tecnológico de Desenvolvimento Educacional e Social do campus. Outra conquista foi a aprovação do Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) em Cadista para a Construção Civil, que fortalecerá as ofertas do eixo tecnológico de Controle e Processos Industriais do campus.

O diretor-geral explica que o Conselho Acadêmico do Ensino de Graduação (CAEG) do IFRJ, de caráter consultivo, é um órgão de apoio ao processo decisório do Conselho Superior e da Reitoria do IFRJ no que tange às políticas acadêmicas e às questões relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão, referentes à graduação, conforme o Regimento Geral do IFRJ.

Rodney lembra que o Conselho Acadêmico do Ensino Técnico (CAET) do IFRJ é um órgão consultivo instituído pelo Estatuto da Instituição e tem por finalidade subsidiar o Conselho Superior, a Pró-Reitoria de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e as Diretorias de Campi nas discussões de natureza didático-pedagógica e regimental, no âmbito do ensino técnico de nível médio e qualificação profissional.

Agora, os cursos FIC em Contador de Histórias e FIC em Cadista para a Construção Civil seguem direto para a aprovação final no Conselho Superior (Consup) do IFRJ, já o Bacharelado em Administração antes de ir ao Consup, necessita de nova aprovação no CAEG, desta vez do Projeto Pedagógico de Curso (PPC), que se encontra em estágio avançadíssimo de finalização.

 

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS