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PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE


1º SEMESTRE

 1. Temas emergentes em Educação: uma abordagem multidisciplinar  (150 HORAS)

Como pensar a educação nos dias de hoje? que destino dar a ela? Quais os caminhos percorridos para a formação do indivíduo? A proposta deste modulo é apresentar, debater e refletir sobre os temas centrais que permeiam as práticas educacionais na contemporaneidade. O ponto de partida deste módulo é a defesa do caráter multidimensional do processo formativo, não alheio às vicissitudes históricas de um tempo. Qual será o papel da educação na constituição das novas subjetividades? Como os processos formativos dialogam ou não com estes sujeitos? Como produzir novos sentidos para o conhecimento em uma cultura do desengajamento, da descontinuidade e do esquecimento? É partindo destas indagações que as disciplinas vão transitar entre temas como desigualdades sociais; espaço escolar x espaço urbano; o corpo e a sua articulação com as diversas práticas, saberes e estratégias que perfazem o processo de ensino-aprendizagem, os processos formativos e os processos constituidores de novas subjetividades, avaliação, ética e educação, entre outros.

DISCIPLINAS

 Desigualdades sociais e educação
 (30 horas)
 Julieta Ferreira Romeiro

 Estudos Urbanos: desafios e possibilidades na educação
 (30 horas) 
 Paulo Cezar de Barros e  Roberto Ribeiro de Sousa

 O corpo na escola: abordagens sociológicas
 (30 horas) 
 Luizana Rocha Migueis Ferreira da Silva

 Avaliação escolar: o mito da objetividade
 (30 horas)
 Carlos Augusto Aguilar Júnior

 Práticas Pedagógicas na formação do sujeito integral
 (30 horas) 
 Rodrigo de Moura e Cunha

 

 2. Metodologia e técnicas de Pesquisa
 (30 HORAS)

 

DISCIPLINAS

Metodologia de Pesquisa I
(15 horas)
Israel Sousa e Cássia Isac Gonçalves da Silva

Seminário de Pesquisa em Educação, Cultura e Diversidade
(15 horas)
Angelissa Tatyanne de A. e  Silva

 


2º SEMESTRE

3. Políticas Públicas para a Educação, Alteridade e Inclusão (135 HORAS)

As aulas deste módulo terão como eixos norteadores as temáticas da educação e das diversidades. Trata-se de pensar a função social da educação na promoção de práticas voltadas para o exercício da cidadania, reivindicando o respeito às diferenças e garantindo o direito de todos os grupos. As desigualdades – sociais, econômicas, raciais, sexuais, regionais, espaciais e culturais, linguísticas, cognitivas – demandam do profissional da educação um olhar atento e avesso aos preconceitos que atravessam as relações sociais e, por conseguinte, os espaços educativos formais e não formais. A proposta é, em última instância, que o profissional da educação se posicione de forma crítica e política, compreendendo os espaços educativos como locus privilegiados da promoção de uma participação política mais efetiva e de práticas sociais que envolvam o reconhecimento dos direitos de negros, índios, mulheres, portadores de necessidades especiais, homossexuais, entre outros.

DISCIPLINAS

 Para além do binário masculino x feminino: pluralismo de gênero
 (15 horas) 
 Roberto Gonçalves Ramalho

 O antirracismo e as políticas públicas de ação afirmativa no Brasil
 (30 horas)
 Angelissa Tatyanne de A. Silva  e Joyce Alves Rocha

 Educação inclusiva: processos formativos, diversidade e inclusão
 (30 horas)
 Angelissa Tatyanne de A. e  Silva e Mariza Sueli de Oliveira Sodré

 Escola, corpo e subjetividade na contemporaneidade
 (30 horas)
 Marcelo Nunes Sayão

 Formação, produção de saberes e de sujeitos
 (15 horas)
 Fabio Carlos de Mattos da Fonseca

 Língua e Diversidade
 (15 horas)
 Luana Maria Machado

 

4. Metodologia e técnicas de Pesquisa (45 horas)

 

DISCIPLINAS

 Metodologia de Pesquisa II
 (15 horas)
 Israel Souza e Cássia Isac Gonçalves da Silva

 Informática e Educação
 
(15 horas)
 Pedro Paulo da Cunha Machado

 Seminário de Pesquisa em Educação, Ética e Processos de Subetivação
 (15 horas)
 Fábio Carlos de Mattos da Fonseca e Rodrigo de Moura e Cunha

 


3º SEMESTRE

 5. Trabalho de conclusão de curso (TCC)

 

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