Estudantes do Campus Paulo de Frontin participam de feira latino-americana

O curta-metragem de animação intitulado “O PEQUENO REI”, produzido integralmente por alunos(as) do Curso Técnico em Informática para Internet Integrado ao Ensino Médio do Campus Engenheiro Paulo de Frontin,  foi selecionado para participar da "Feria virtual abierta y solidaria de trabajosjuveniles sobre la obra y elpensamiento de Paulo Freire enelsiglo XXI" realizada pela CLACSO (Conselho Latino-americano de Ciências Sociais). O evento tem como objetivo comemorar o centenário de Paulo Freire, a partir da construção de uma feira virtual de trabalhos de jovens latino-americanos, com idade entre 12 e 35 anos.

A animação foi desenvolvida em apenas um mês, sob orientação das professoras Cintia de Andrade Corrêa e Gabriela Almeida Kronemberger, e tendo como coautores os estudantes: Amanda da Rosa Pereira,  Ana Beatriz da Silva Vasconcello,  Anna Júlia Dias de Oliveira,  Eduardo Mata Roma da Cunha Vera,  Ewelin de Araújo Silva,  Gabriela da Silva Azevedo,  João Miguel de Souza Cruz Ramos dos Santos,  Julia Lopes da Costa Oliveira,  Lorenza Sant’Ana do Nascimento Pereira,  Maria Luiza Luiz Marçal,  Raquel Silva Pereira, e os egressos:  Ciro Fraga da Costa Lima e  Rayanne Fernandes de Souza. O trabalho foi produzido integralmente pelos alunos: roteiro, poesia, ilustrações, animação, narração e edição.

“A animação apresenta a trajetória de Paulo Freire e ressalta a importância de seu legado para a promoção de uma educação popular e transformadora”, explicou a professora Gabriela Kronemberger. “A criatividade, dedicação e o comprometimento dos alunos para a construção do curta metragemfoi superimportante. A maturidade e o envolvimento do grupo foram fundamentais. Ser brasileira, professora e poder participar de um evento em homenagem a Paulo Freire foi muito significativo. Foi emocionante”, destacou Cintia Corrêa.

As alunas Julia Oliveira e Ewelin Silva também relataram um pouco da experiência. “Foi uma ótima experiência participar desse projeto junto com meus colegas de sala e minhas professoras. Uma ótima oportunidade de conhecer pessoas novas e aprender um pouco mais sobre a história de Paulo Freire”, disse Ewelin. “Participar do projeto foi muito recompensador, pois, além de poder trabalhar em um projeto sobre uma pessoa tão importante, pude aprender mais sobre sua obra e sua vida”, acrescentou Julia.

O evento contou ainda com a realização de um encontro virtual para socializar e confraternizar a construção do trabalho e as experiências, junto com a comissão organizadora e os autores dos demais trabalhos. “Foi muito bom participar desse encontro e poder conhecer, dialogar e confraternizar com jovens de outros países, todos com o mesmo objetivo: celebrar Paulo Freire”, complementou Gabriela Kronemberger.

“O Pequeno Rei” foi selecionado para compor a mostra latino-americana de trabalhos juvenis, juntamente com outros 25 trabalhos de jovens de países como: Argentina, Colômbia, Cuba, México, Peru, e Venezuela. A exposição já está disponível no site da CLACSO, e pode ser acessada através do link a seguir.

CURTA-METRAGEM DE ANIMAÇÃO "O PEQUENO REI"

TODOS OS PROJETOS DO EVENTO