Apresentação

Intercâmbio/Échange

Computação - Pinheiral

Apresentação

O curso de Licenciatura em Computação prepara profissionais com conhecimentos integrados nas áreas de Computação e de Educação, proporcionando assim formação ampla tecnológica e humanística, gerando múltiplas oportunidades de atuação profissional, como: 1) Ensino formal (habilitação para a docência que só a licenciatura legalmente propicia); 2) Diversos segmentos do Mercado de Trabalho de Informática (Banco de Dados, Redes de Computadores, Análise de Sistemas, entre outros), sem haver restrição de exercício profissional na área; 3) Desenvolvimento de softwares / aplicativos; 4) Educação a Distância (EAD); 5) Produção de materiais didáticos multimídias; 6) Treinamento corporativo; 7) Pesquisa nas áreas de Computação, Educação e Ensino de Computação.

Em um mundo que requer cada vez mais processos informacionais e cognitivos, este é o perfil que projetamos para tais profissionais do século XXI, abrindo novos caminhos em um curso inovador e único em nossa região.

Dados Gerais do Curso

·         Nome do Curso: Licenciatura em Computação

·         Ato autorizativo: Resolução do Conselho Superior do IFRJ nº 32 de 7 de nov. de 2016

·         Área de conhecimento: Ciências Exatas e da Terra / Ciência da Computação

·         Forma de oferta: presencial

·         Periodicidade letiva: semestral

·         Duração do curso: 8 períodos

·         Carga horária: 3.213 horas

·         Diploma: Licenciado em Computação

·         Oferta anual de vagas:78 (divididas em dois semestres letivos anuais)

·         Turno de funcionamento: noturno (das 18h às 22h) com atividades eventuais aos sábados pela manhã

·         Campus: Pinheiral

·         Critérios de seleção dos alunos: Processo seletivo próprio, utilizando notas do ENEM. Possibilidade de aproveitamento por transferência externa ou reingresso regulamentados por edital. Posteriormente serão ofertadas vagas pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU) do MEC). Cogita-se também o acesso através de realização de provas específicas, futuramente.

·         Pré-requisitos para ingresso no curso: Ensino Médio completo.

Coordenação: Professor Cilmar Castro

E-mail: colicomp.cpin@ifrj.edu.br

Dias e horários de atendimento aos estudantes:

2ª feira – 14h às 21h20min

4ª feira – 17h30min às 20h30min