Manual de Extensão do IFRJ

A palavra Extensão no IFRJ sempre esteve relacionada a atividades de inclusão, comprometimento com a justiça social, solidariedade e democracia, visando à transformação da sociedade brasileira. E cada conquista nessa área representa muito para servidores e estudantes. Por essas e outras razões o Instituto acaba de finalizar o Manual da Extensão do IFRJ.

Na visão de seus gestores, o IFRJ compreende que a Extensão vislumbra a necessidade de ação relacional e de diálogo com a sociedade, enfatizando demandas sociais, compactuando com um modelo inclusivo, para o qual o desenvolvimento deve ser igualitário, centrado no princípio da cidadania como patrimônio universal, de modo que todos os cidadãos possam compartilhar do desenvolvimento científico, tecnológico, artístico e cultural para cumprimento de seu papel social.

Ana Luisa Soares, pró-reitora de Extensão, traduz um pouco da dificuldade e do orgulho de concluir o Manual. “Transpor para as páginas de um manual todas as ideias, programas e projetos da extensão de um Instituto Federal, sobretudo do IFRJ é de fato uma tarefa hercúlea. Essa tarefa foi realizada por vários servidores que entenderam a importância de organizar e sistematizar nossas praticas, pois desta maneira é possível deixar um legado para o nosso IFRJ. Parabéns a todos os envolvidos!”.

A coordenadora-geral de Programas e Projetos da Diretoria de Extensão Comunitária e Tecnológica – DIPROEXT, Nathalia Quintanilha, reforça que trata-se de uma conquista para todo o instituto. “Em especial para os discentes e para comunidade externa, pois nele colocamos todos os segmentos da Extensão, com um olhar voltado para quem ainda não conhece a Extensão, ou quem já conhece e deseja saber o que é necessário para realizar as ações”.

E Julio Page, diretor da DIPROEXT, vai além, e afirma que a construção e implantação do Manual da Extensão é literalmente a realização de um desejo de longa data de toda a comunidade externsionista do instituto. “O Manual é um desejo desde que houve a transformação para Instituto. E com muita honra a gente conseguiu coordenar uma deflagração da construção que tivesse o Manual, de fato, como resultado final. O documento consegue juntar informações valiosas que se dão a partir da consolidação de programas, projetos, eventos de extensão em geral e, sobretudo, do papel essencial dessas ações na formação dos nossos estudantes e na relação com os arranjos produtivos, sociais e culturais locais onde estão situados os campi do IFRJ”. Julio parabeniza e agradece toda a comissão de construção do Manual pelo trabalho. “Também ao Fórum de Gestores de Extensão do IFRJ, pelas contribuições não apenas no Manual, mas em todas as políticas de extensão que estamos construindo nos últimos anos de forma coletiva e participativa”.

E agora, conheça o Manual da Extensão.