Conhecimento proporciona Inclusão digital no campus Pinheiral

O curso Informática 4.0 levou inclusão digital a jovens senhores e senhoras que, com seus 40 ou mais, enfrentavam barreiras diversas para mergulhar no mundo dos computadores e suas redes. O curso foi realizado entre os meses de setembro e dezembro no campus Pinheiral. Conteúdos de Internet como navegação, correio eletrônico e rede sociais foram alguns dos assuntos abordados.

foto em formato tríptico apresenta a turma, todos de pé, com fundo bucólico. As fotos laterais apresentam o coordenador Cristiano ao lado de duas alunas

“Antes eu não sabia nem ligar o computador”, “Eu tinha vergonha de não saber usar o computador”, “Eu já tentei fazer outros cursos, mas não aprendi muito”, esses foram alguns dos relatos dos participantes no encerramento do curso no dia 14 de dezembro.

O coordenador da iniciativa, o professor Cristhiano Bossardi Vasconcellos, explicou que o objetivo foi atender a um grupo que deseja a inclusão digital e têm dificuldades para isso. Ele explicou que devido à faixa etária, este grupo, muitas vezes, se inscreve em turmas regulares de informática, mas não tem a atenção necessária e, ainda, se sentem inibidos pelos alunos mais jovens.

O curso foi ministrado por estagiários do curso técnico em Informática, Julia Araújo e Lucas da Silva Fontana. Para Lucas, a experiência no curso ultrapassou expectativas “O que aprendi aqui, as referências de humanidade de diferentes pessoas, foi além da obrigação das horas de estágio a serem cumpridas”. Ele complementou: “Foi o melhor estágio que eu poderia arrumar”.

Para a aposentada Marinea Barbosa Russoni, de 62 anos, a vida, agora, já é diferente. “Antes, eu não sabia nada, nada. Antes eram só revistas e jornais impressos. Agora, vou ver meus bordados, pinturas e ler notícias na Internet.” O grupo aguarda a segunda edição do curso que está prevista para o ano letivo de 2017.