Boletim de Serviços

Gabinete da Reitoria

Notícias

Assist. Estudantil

Central de Serviços

Webmail

Contatos

Alunos premiados no I Encontro de Pós-Graduação

 Alunos do curso de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do campus Arraial do Cabo que participaram do I Encontro de Pós-graduação do IFF Cabo Frio foram premiados após seus trabalhos terem sido destaque durante o I encontro de pós graduação do IFF cabo frio.

 

O evento, que aconteceu nos dias 13 e 14 de dezembro, teve como objetivo discutir os rumos da pós-graduação na região e divulgar a produção científica de alunos dos cursos de pós-graduação Lato Sensu do IFFluminense Campus Campos Centro e Campus Cabo Frio e instituições convidadas: IFRJ Campus Arraial do Cabo, FERLAGOS, UVA Campus Cabo Frio e Estácio de Sá Campus Cabo Frio.

 

A coordenadora da Especialização em Ciências Ambientais em Áreas Costeiras do campus Arraial do Cabo, Ana Paula da Silva, participou da mesa redonda de abertura que discutiu os desafios da Pós-graduação na Região do Lagos. Os professore Murilo Minelo e Omar Souza também participaram do evento em que, os alunos Monique Martins e Nicky Yan Luijk e David Braga Quintanilha se destacaram.

 

As Dissertações:

Monique Martins realizou a defesa do seu trabalho: “Análise do histórico de impactos ambientais na Laguna de Araruma: uma relação com a evolução da legislação ambiental”, que trata dos impactos causados pela ineficiente coleta e tratamento de esgoto, a degradação ambiental da qualidade das águas, a perda de biodiversidade entre outros. Monique recebeu menção honrosa por sua defesa, para ela o sucesso da defesa do TCC se deve ao fato deste trabalho não tratar somente dos mesmos assuntos que permeiam a Laguna de Araruama localizada na Região dos Lagos, mas também por reconhecer que o maior dos impactos é o lançamento de esgoto tratado ou não e propor um modelo para solucionar esse problema, como uma forma de contribuir para a qualidade ambiental desse ecossistema.

 

“Minha orientadora foi essencial para a realização dessa pesquisa e sempre esteve me ajudando muito. Fico muito orgulhosa por ter conseguido levar com honra o nome da Instituição para esse evento, além de estar muito grata por receber esse prêmio. Sei que essa menção será extremamente importante para a minha vida profissional”, completa.

 

“Transmissão do conhecimento ecológico local sobre plantas úteis da restinga na região de Arraial do Cabo, RJ”, este foi o tema da dissertação da aluna Nicky Yan Luijk, orientada pela Drª Viviane Stern. O trabalho trata de uma investigação para saber se o conhecimento tradicional sobre plantas da restinga dos pescadores artesanais naturais de Arraial do Cabo está sendo transmitido corretamente. O objetivo é entender se as informações ainda resistem de alguma forma entre os jovens ou não, e se existe alguma diferença entre o conhecimento de nativos e não-nativos de Arraial. Para tentar entender essa dinâmica, serão realizadas entrevistas com alunos do IFRJ. Nicky conta que a ideia nasceu a partir das mudanças observadas em Arraial do Cabo.

 

“A cidade vem crescendo, recebendo pessoas de fora, deixando de ser uma vila de pescadores. Como consequência, a pesca artesanal vem perdendo espaço para o turismo e para a atividade portuária. Junto com isso vem a mudança nos hábitos, costumes e cultura locais. Assim, estudar a transmissão dos conhecimentos tradicionais pode ajudar a resgatá-los, valorizando o patrimônio cultural do município”, explica.

 

1º Lugar na apresentação de pôster no I Encontro de Pós-Graduação do IFF Cabo Frio

 

O trabalho do aluno David Braga é na área de Biologia Marinha e consiste no estudo de uma população de mexilhões da espécie Brachidontes exustus de Arraial do Cabo. “Para a realização da pesquisa tem sido essencial o trabalho do meu professor orientador Dr. Flavio da Costa Fernandes, pesquisador do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), onde todo o trabalho em laboratório vem sendo desenvolvido, esta premiação foi sem dúvida uma experiência marcante que levarei para minha vida profissional como Biólogo”, disse David.

 

Para a professora, orientadora, e coordenadora da pós do campus Arraial, Ana Paula da Silva. Esse resultado mostra que o campus está alcançando o principal objetivo da especialização, que é o de formar especialistas na área de ciências ambientais com foco na zona costeira da região. “Fiquei feliz como orientadora, pois vejo que o trabalho proposto está alcançando os objetivos de divulgar o conhecimento produzido no IFRJ. Como coordenadora da Pós-graduação fiquei muito satisfeita, pois essa é nossa primeira turma e os alunos apresentaram os projetos que estão desenvolvendo com ênfase nas questões socioambientais da região”, diz Ana.

 

Para saber mais detalhes sobre o I Encontro de pós graduação realizada pelo IFF campus Cabo Frio, acesse o site através do link: http://encontroposgraduacao.iff.edu.br/

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco