Alunos do campus Realengo ocupam a unidade contra a PEC 241

Estudantes do campus IFRJ - Realengo decidiram ocupar a unidade no dia 11 de outubro. O motivo da ocupação é a aprovação em primeiro turno da PEC 241, que prevê o congelamento dos investimentos em setores primários, como saúde e educação, pelos próximos 20 anos. O campus é a primeira unidade de ensino a ser ocupada no Rio de Janeiro.

A professora Ana Carolina Souza explica que o movimento foi organizado pelos estudantes e surgiu de maneira espontânea, autônoma e, logo após a votação da PEC 241.

A instituição possui cursos de Graduação em Farmácia, Terapia Ocupacional e Fisioterapia e, por ser um campus ligado à área da saúde, os estudantes à frente da manifestação dizem que se sentem duplamente prejudicados. A ideia inicial é manter a ocupação até o dia 24 de outubro, quando haverá nova votação da PEC 241, na Câmara. Nesse meio tempo as aulas serão suspensas, junto com o atendimento na Clínica escola, estágios externos e projetos que são desenvolvidos no campus.

A diretora do campus Realengo, Elisa Poças, conta que a ocupação foi pacífica e que não houve nenhum tipo de ato agressivo ou ofensivo por parte dos alunos.

Faixa grande em frente ao campus escrita "Ocupar é resistir" contra a PEC 241

Faixas contra a PEC 241 foram estendidas em frente ao campus