Equipe Jaguar visita creche Hotelzinho Aconchego

Robô, no chão, no meio de uma roda de crianças sentadas em cadeiras

A Equipe Jaguar, formada por alunos do curso de Automação Industrial e servidores do IFRJ campus Volta Redonda, visitou o Serviço de Obras Sociais Creche Hotelzinho Aconchego, no bairro Voldac, no dia 20 de dezembro. A equipe, liderada pelos professores Wallace Reis, Maxmiller Laviola e Helton Sereno, levou três Robôs NAO para divertir e entreter as crianças nessa época de comemorações de Natal. Além de dançar e brincar, os robôs ainda contaram histórias, o que deixou as crianças ainda mais envolvidas.

A iniciativa veio do professor Wallace, que já atua como colaborador da creche e teve a ideia de mostrar os Robôs às crianças. “Uma das coisas mais interessantes no trabalho da Equipe, apesar de toda tecnologia envolvida, é, justamente, conhecer pessoas e trocar experiências durante o nosso trabalho”, afirmou Wallace.

As professoras da creche apoiaram a ideia e ficaram impressionadas com a reação das crianças. "É tudo uma novidade, eles nunca presenciaram algo assim e estão gostando", disse uma das diretoras, Elisângela Neves.

Professora auxilia criança a tocar guitarra de Lego

A equipe ainda levou um robô e guitarras de Lego, e o Robotino, que é a invenção mais desenvolvida da equipe. As crianças puderam brincar com ele pelo controle remoto, como um jogo. O NAO e o Robotino são programados pela Equipe e usados nas competições das quais a Jaguar participa. Já os robôs e a guitarra de Lego são produzidos pelos alunos e são mais simples que os outros.

Uma das diretoras da creche, Tereza da Glória, destacou a importância da visita também na questão educacional das crianças, ao exercitar o respeito ao próximo e a atenção. “Fiquei encantada em ver como as crianças interagiram com o robô e como foram obedientes, não foram agressivas, souberam esperar a sua vez e tiveram cuidado com os itens”, disse. A creche funciona com o apoio do Serviço de Obras Sociais e também com colaboradores voluntários.