Boletim de Serviços

Gabinete da Reitoria

Notícias

Assist. Estudantil

Central de Serviços

Webmail

Contatos

Equipe Jaguar visita creche Hotelzinho Aconchego

Robô, no chão, no meio de uma roda de crianças sentadas em cadeiras

 

 

A Equipe Jaguar, formada por alunos do curso de Automação Industrial e servidores do IFRJ campus Volta Redonda, visitou o Serviço de Obras Sociais Creche Hotelzinho Aconchego, no bairro Voldac, no dia 20 de dezembro. A equipe, liderada pelos professores Wallace Reis, Maxmiller Laviola e Helton Sereno, levou três Robôs NAO para divertir e entreter as crianças nessa época de comemorações de Natal. Além de dançar e brincar, os robôs ainda contaram histórias, o que deixou as crianças ainda mais envolvidas.

 

A iniciativa veio do professor Wallace, que já atua como colaborador da creche e teve a ideia de mostrar os Robôs às crianças. “Uma das coisas mais interessantes no trabalho da Equipe, apesar de toda tecnologia envolvida, é, justamente, conhecer pessoas e trocar experiências durante o nosso trabalho”, afirmou Wallace.

 

As professoras da creche apoiaram a ideia e ficaram impressionadas com a reação das crianças. "É tudo uma novidade, eles nunca presenciaram algo assim e estão gostando", disse uma das diretoras, Elisângela Neves.

 

 

Professora auxilia criança a tocar guitarra de Lego

 

 

A equipe ainda levou um robô e guitarras de Lego, e o Robotino, que é a invenção mais desenvolvida da equipe. As crianças puderam brincar com ele pelo controle remoto, como um jogo. O NAO e o Robotino são programados pela Equipe e usados nas competições das quais a Jaguar participa. Já os robôs e a guitarra de Lego são produzidos pelos alunos e são mais simples que os outros.

 

Uma das diretoras da creche, Tereza da Glória, destacou a importância da visita também na questão educacional das crianças, ao exercitar o respeito ao próximo e a atenção. “Fiquei encantada em ver como as crianças interagiram com o robô e como foram obedientes, não foram agressivas, souberam esperar a sua vez e tiveram cuidado com os itens”, disse. A creche funciona com o apoio do Serviço de Obras Sociais e também com colaboradores voluntários.  

Desenvolvido em: Drupal
Sítio melhor visualizado em Mozilla Firefox
Equipe de desenvolvimento: DGTI - CODES

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Reitoria

Rua Pereira de Almeida, 88 - Praça da Bandeira - Rio de Janeiro - RJ CEP: 20260-100 Telefone: (21) 3293-6000

Entre em contato conosco