IFRJ assina contrato de parceria na implantação do SIG

Assinatura representa o marco inicial na execução da implantação do Sistema Integrado de Gestão

Reitor Paulo Assis e diretor geral da Hirix, José Salustiano, assinando o contrato

Visando formalizar a assinatura do contrato de prestação de serviços com a empresa Hirix Engenharia de Software, na implantação do Sistema Integrado de Gestão (SIG) no IFRJ, o reitor do Instituto, professor Paulo de Assis Passos recebeu, no dia 17 de junho, os representantes da empresa em uma cerimônia.

Um SIG é um sistema de informação que integra dados e processos organizacionais em um sistema único, englobando plataformas de software desenvolvidas para articular os diversos setores de uma organização, possibilitando a automação e armazenamento das informações de negócio.

A Hirix, representada pelo seu diretor geral, José Salustiano Fagundes de Souza, foi a vencedora no processo licitatório, sendo habilitada e licenciada tecnicamente pela UFRN, desenvolvedora do SIG.

Reitor e diretor geral da Hirix, de pé, apertando as mãos

Esta fase encerra as etapas de Planejamento da Solução de TI e de Seleção da empresa contratada, conforme as orientações da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento.

Segundo o CASIG - Comitê de Acompanhamento do Sistema Integrado de Gestão, a assinatura deste contrato representa o marco inicial da etapa de execução da implantação do SIG. A partir de agora, a empresa contratada conhecerá a realidade da instituição e terá interação direta com o Comitê de Implantação, com a equipe da Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação (DGTI), para transferência de tecnologia, e com as áreas de negócio do IFRJ.

De acordo com o reitor do IFRJ, professor Paulo Assis, esse sistema vai abranger toda a instituição e tratará de maneira informatizada a comunicação das atividades dos setores. “Vamos conseguir conectar, também, com os sistemas do MEC que permitem importar os dados, de tal sorte que teremos maior controle sobre as informações que temos, maior fidedignidade quando tivermos que responder alguma demanda e será fundamental na otimização dos processos como um todo. Esse é um passo importantíssimo na nossa gestão”, afirmou.