IFRJ oferece cursos de qualificação na Vila Olímpica da Mangueira

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) do IFRJ realizou um acordo de cooperação técnica com o Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e o Instituto Profissionalizante da Mangueira. O objetivo é ofertar cursos de Extensão e de Formação Inicial e Continuada (FIC). Hoje, 17 de outubro, foi realizada a aula inaugural do curso "Um Olhar Acessível no Ensino de Libras".

A aula aconteceu na vila Olímpica da Mangueira, local onde serão ministradas as aulas de todos os cursos do convênio, e foi realizada pelo pró-reitor de Extensão do IFRJ, Francisco Sobral. O objetivo é atrair moradores da comunidade para participarem das aulas.

Estiverem presentes: a diretora-geral do campus Avançado Mesquita, Grazzielle Rodrigues e a diretora de Ensino, Maylta Brandão, a coordenadora do curso de Extensão em Libras, Débora Ricio e a intérprete de Libras do campus Realengo, Viviane da Penha.

A primeira turma do curso de Libras conta com 32 alunos e possui, inclusive, uma fila de espera. Profissionais do campus Mesquita, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) participaram do evento, ministrando a aula inaugural junto ao pró-reitor de Extensão.

A aluna lê o informativo sobre os cursos de qualificação oferecidos pelo IFRJ e pelo Instituto Profissionalizante da Mangueira

A parceria entre o IFRJ e o Instituto Profissionalizante

da Mangueira ofertará cursos de qualificação para a

comunidade da Mangueira

Francisco Sobral disse que o objetivo da Proex é oferecer acessibilidade às pessoas que estão fora do IFRJ: “A demanda por esses cursos é tão grande que pretendemos sair dos muros do Instituto para lecionar e incentivar outros campi nossos a oferecerem esse tipo de qualificação”.

Ao final de todas as aulas, os alunos serão certificados pelo IFRJ. Segundo Sobral, a ação, futuramente, abrirá mais oportunidades para outras comunidades, como o morro do Alemão. “A gente já conseguiu sentir, nessa aula inaugural, a importância disso para os alunos. Estamos abrindo as portas do IFRJ com esses cursos”, enfatizou Sobral.

Alunos assistem a aula inaugural ministrada por professores do campus Mesquita, da UFRJ e da UFRRJ

A aula inaugural contou com a presença de profissionais

de diferentes instituições de ensino