Logo IFRJ

OIAGRO abre inscrições para uma jornada de inovação do agronegócio

Olimpíada de Inovação Agro vai reunir estudantes de todo o Brasil para revolucionar a agricultura do país 

A Olimpíada de Inovação do Agronegócio (OIAGRO) dá a largada para as inscrições, inaugurando uma fase de exploração de ideias inovadoras e ecológicas para enfrentar os desafios do setor agrícola brasileiro. Com o prazo final para inscrições estipulado para 10 de abril, o evento promete ser um ponto de convergência para mentes criativas, estimulando a competição saudável e a colaboração produtiva. 

A OIAGRO é uma iniciativa do Instituto Federal do Rio de Janeiro, com apoio do Instituto Federal Baiano - Uruçuca, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) do Governo Federal. Ela faz parte da etapa de seleção da Olimpíada Territórios do Brasil, evento nacional que reunirá, em junho, alunos destaques de olimpíadas regionais. A operação e metodologia é da Panic Lobster, especializada na gestão de maratonas e eventos de inovação online. 

A olimpíada é dirigida a alunos de todos os níveis educacionais, desde o ensino fundamental até o superior, em escolas públicas e privadas. A OIAGRO também se abre para a participação de mentores. Professores, técnicos educacionais, acadêmicos de pós-graduação e especialistas do setor são convidados a se inscrever para guiar as equipes, oferecendo sua expertise e insights valiosos.

Realizada virtualmente e de forma gratuita entre os dias 12 e 14 de abril, a OIAGRO desafiará os participantes a apresentarem soluções que tenham o potencial de revolucionar a agricultura no país.

Por que participar?
A OIAGRO não é apenas uma competição; é uma oportunidade para provocar mudanças significativas, promovendo a sustentabilidade e a inovação no agronegócio. Os participantes terão a oportunidade de enfrentar três desafios:

  • 1. AGROINOVA: Como implementar novas ferramentas digitais para um agronegócio  mais sustentável?

  • 2. MUDANÇA CLIMÁTICA: Como podemos tornar o agronegócio  mais resiliente diante das mudanças climáticas? 

  • 3. INOVAÇÃO PELO OCEANO: Formas de otimizar a cadeia produtiva marinha com sustentabilidade e inovação

Duas formas de contribuir
Os interessados podem se inscrever como participantes, formando equipes para desenvolver soluções inovadoras, ou como mentores — oferecendo orientação especializada às equipes. Essa é a chance de deixar uma marca positiva no agronegócio brasileiro, enfrentando desafios reais e propondo soluções práticas.

Premiação individual e impacto social
São mais de 60 mil reais em premiação. Além dos prêmios para as melhores soluções coletivas, a OIAGRO oferece 39 bolsas de Iniciação Científica Júnior (ICJ), promovendo a inclusão e reconhecendo o talento individual de estudantes mulheres, negros e pessoas com deficiência de escolas/instituições públicas. As bolsas, com recursos oriundos do MCTI, visam estimular a participação e destacar a importância da diversidade na inovação.

Participe e transforme
As inscrições para fazer parte dessa revolução no agronegócio já estão abertas e representam uma oportunidade única para quem deseja combinar paixão por inovação com o compromisso de promover um futuro mais sustentável e resiliente para o setor agro.

Informações e inscrições
Para mais detalhes sobre como participar ou se tornar um mentor na OIAGRO, visite o site oficial: oiagro.com.br

Sobre a OIAGRO
A Olimpíada de Inovação do Agronegócio (OIAGRO) é uma iniciativa que tem como objetivo estimular a inovação e a sustentabilidade no setor do agronegócio brasileiro. Projetada para reunir mentes brilhantes de todo o país, a OIAGRO desafia estudantes a desenvolverem soluções tecnológicas e sustentáveis   que enfrentem os desafios atuais e futuros do agronegócio. Com o apoio de instituições renomadas e especialistas do setor, a OIAGRO busca não apenas fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias, mas também promover a conscientização sobre a importância da sustentabilidade e da inovação para o futuro do agronegócio no Brasil e no mundo.

Programação
04/03/24 a 10/04/24 → Inscrição de alunos e mentores
08/04/24 a 12/04/24 → Montagem dos times
12/04/24 a 14/04/24 → Olimpíadas de Inovação online
15/04/24 a 19/04/24 → Avaliação das soluções e votação dos jurados
25/04/24 → Live de encerramento com premiação

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS