Palestra sobre Identificação e Prevenção de Acidentes com Serpentes

O Campus Engenheiro Paulo de Frontin (CEPF) do IFRJ recebeu, no dia 25 de março de 2024, o doutor Hélio Freitas Santos, do Instituto Zoobotânico de Morro Azul, para uma palestra sobre "Identificação e Prevenção de Acidentes com Serpentes". O evento, que contou com a participação ativa de alunos, servidores e membros da comunidade dos distritos de Sacra Família e Morro Azul, reuniu um público de cerca de 100 pessoas.

Durante a palestra, Hélio compartilhou valiosos conhecimentos sobre como identificar diferentes espécies de serpentes, seus hábitos, comportamentos e as medidas preventivas a serem adotadas para evitar acidentes. Questões como a importância da conservação ambiental e do equilíbrio dos ecossistemas também foram abordadas, destacando a relevância da preservação da fauna local.

Segundo Ricardo Kneipp, diretor-geral do campus, esta palestra foi de suma importância para a comunidade do IFRJ CEPF, pois proporcionou um espaço de aprendizado e conscientização sobre um tema de grande relevância para a região. “A palestra não apenas contribuiu para o conhecimento técnico dos participantes, mas também para a promoção da segurança e bem-estar de todos, tanto dentro quanto fora do ambiente acadêmico. A iniciativa demonstra o compromisso do IFRJ CEPF em promover ações que agreguem valor à formação integral de seus alunos e à aproximação com a comunidade local”, afirmou Kneipp.