Paracambi na 4° Mostra Nacional de Feira de Ciências em Brasília

Projeto científico feito por discentes do Campus Paracambi foi selecionado para a 4° Mostra Nacional de Feira de Ciências em Brasília.

O projeto Aplicação da lei de Stokes em cilindros de papelão utilizando vídeo análise de oscilações amortecidas foi aprovado no edital integrado do IFRJ de 2021 com bolsa PIBIC Jr e no Projeto Jovens Talentos para Ciência da FAPERJ com outra bolsa de IC. Após ser classificado em primeiro lugar na Feira de Ciências de Paracambi (FEMUCTI 2022) se credenciou para a disputa por uma vaga na Mostra Nacional.

A Mostra Nacional de Feiras de Ciências foi criada em 2019 com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). A Mostra reúne projetos que foram desenvolvidos por estudantes da educação básica sob orientação de seus professores e que foram apresentados em feiras e mostras científicas fomentados por editais do CNPq/MCTI. A primeira edição da Mostra aconteceu em julho de 2019, em Campo Grande-MS, e reuniu 50 projetos de vários estados brasileiro em um evento realizado em conjunto com a Reunião Anual da SBPC e a FETECMS. Em 2021, a segunda edição da Mostra contou com 57 projetos e foi realizada de forma virtual em conjunto com a Feira de Ciências do Semiárido Potiguar, com sede em Mossoró-RN. A terceira edição da Mostra reuniu 36 projetos de 16 estados brasileiros em uma mostra itinerante que aconteceu de 22 a 25 de novembro de 2022, em Brasília-DF. Assim como nas demais edições, para participar da 4a Mostra Nacional de Feiras de Ciências, os projetos foram indicados por feiras e mostras científicas de abrangência municipal, ou estadual, ou nacional que receberam fomento dos editais de feiras de ciências ou SNCT do CNPq/MCTI por pelo menos uma vez nos últimos três anos. As indicações foram avaliadas e foram selecionados 35 projetos de 20 estados brasileiros.

Os projetos selecionados para participar da 4° Mostra Nacional de Feiras de Ciências, que acontecerá de 12 a 14 de setembro de 2023, em Brasília-DF, receberão financiamento de passagens aéreas e hospedagem para um aluno(a) e um professor(a) acompanhante.

Os autores são: Filipe Rocha Dutra, Renan de Mendonça Valente, Leandro de Oliveira Pereira (orientador), Rafael de Sousa Dutra (coorientador).