Logo IFRJ

PIBID participa de Semana da Inclusão

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do Campus Paracambi participou da Semana de Inclusão na Escola Municipal Prefeito Hélio Ferreira no dia 10 de agosto de 2023.

O planejamento do evento incluiu uma reunião com os alunos com deficiência da escola, supervisora e licenciandos do projeto. Nesta reunião, foi possível realizar um levantamento das atividades em que os alunos com deficiência gostariam de participar no evento. 

Após a apresentação das atividades, que foi aberta para toda a comunidade acadêmica, ocorreu uma capacitação com professores, mediadores, assistentes e pibidianos sobre inclusão. Nesta capacitação, diretora e profissional de atendimento educacional especializado abordaram os direitos e a importância de incluir os alunos com deficiência ao longo das aulas, apresentaram possibilidades de materiais e orientações sobre as deficiências.

De acordo com a diretora Tania, a Escola Municipal Prefeito Hélio Ferreira tem 30 alunos com deficiência e vem realizando um trabalho inclusivo com excelência.

A profissional de Atendimento Educacional Especializado, Thais Thoni, traçou um histórico da educação especial, sobretudo das leis e avanços no tema. 

A supervisora do Pibid, Géssica Silva, destacou que “Como professora de matemática é de minha responsabilidade adaptar a minha aula à realidade e necessidade do meu aluno. Não é permitido ignorar ou simplesmente não considerar, e essa adaptação não se limita somente a uma necessidade especial. Necessidade financeira, social, familiar ou emocional. Professor é um instrumento transformador. E o seu olhar fundamental e sua ação é muito importante”.

a imagem mostra professores da escola e membros do PIBID posando para a foto dentro de uma sala de aula

O grupo PIBID também foi convidado a contribuir nesta capacitação. Primeiramente, o pibidiano Israel Botelho contou um pouco da história como alguém com TDAH e como um dos seus professores, durante a educação básica foi importante na sua formação. Ele disse que “A escola cuidadosamente contou aos meus pais. Sorte minha que a escola soube como lidar com isso e que meus pais não negaram, mas sim entenderam e quiseram me ajudar. Eu também falei que seria bom se outros professores, assim como a gente do PIBID, aprendêssemos com o projeto de inclusão e agíssemos como esse professor. O que aconteceu comigo não deveria ser só sorte. Deveria ser normal, que os professores, funcionários e pais entendessem e ajudassem os alunos/filhos desse jeito”.

Outro pibidiano, Guilherme Carvalho, lembrou que “as salas de aula não são ambientes isolados do mundo real, mas espaços reflexos da complexidade da vida, onde se lida com diferentes personalidades, contextos e circunstâncias. “O processo educacional é uma jornada que exige constante avaliação e ajuste”.

Deumara de Oliveira, coordenadora de área do Pibid, ressaltou a importância desse evento e da experiência que os alunos do Pibid têm adquirido, pois no Curso de licenciatura em Matemática não tem disciplina que trate de inclusão. Por fim, a Coordenadora Institucional, Vanessa Nogueira, parabenizou o evento, agradeceu o acolhimento que o grupo PIBID está recebendo na escola e afirmou que ações deste tipo farão a diferença na formação dos licenciandos envolvidos.  

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS