Logo IFRJ

Processo seletivo de cursos FIC em Realengo

O IFRJ divulga edital contendo as normas referentes ao Processo de Seleção Simplificado para o 1º semestre de ano letivo de 2024, dos cursos de Formação Inicial e Continuada - FIC, do IFRJ, ofertados pelo campus Realengo.

A Formação Inicial e Continuada de Trabalhadores - FIC, prevista no Art. 39 da Lei Nº 9.394/96 e normatizada pelo Decreto 5.154/04, é um processo de ensino e aprendizagem voltado à formação de trabalhadores para sua inserção ou reinserção no mundo do trabalho, visando ao exercício profissional.

São 40 vagas para balconista de farmácia e 40 para cuidador de idoso.

O processo seletivo visa a preencher 3 (três) tipos de vagas:

Pessoa com Deficiência (PcD) – candidato que se enquadra nas categorias relacionadas no Artigo 4º do Decreto Federal nº 3.298/99 e suas alterações, e a Súmula 377 do Superior Tribunal de Justiça – STJ;

Pessoa que se autodeclare Negro(a) (Preto(a) ou Pardo(a) ou Indígena (NI) - conforme o quesito “cor ou raça” utilizado pela Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE; ou

Ampla Concorrência (AC) – candidato que não optar pelas vagas reservadas.

 

INSCRIÇÃO

A Inscrição no presente processo seletivo será on-line, e dará direito ao candidato a concorrer somente a 1(uma) vaga em um dos cursos FIC, a se iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2024 nos dias e horários relacionados na tabela 2 do item 2.1.1.

O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível conforme o período estabelecido no cronograma do Anexo I deste Edital.

Processo Seletivo para Curso FIC Cuidador de Idoso - 2024/1 - Campus Realengo
Link: https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/898767

Processo Seletivo para Curso FIC Balconista de Farmácia - 2024/1 - Campus Realengo
Link: https://pesquisa.ifrj.edu.br/index.php/146237

Não haverá cobrança da taxa de inscrição.

A Confirmação Preliminar de Inscrição informará os dados do(a) candidato(a), o curso ao qual concorre e o tipo de vaga (ampla concorrência ou sistema de reserva de vagas) e será divulgada na data estabelecida em cronograma na página https://portal.ifrj.edu.br/realengo/curso-formacao-inicial-continuada-fic, após às 18 horas.

ACESSO À INFORMAÇÃO

INSTITUCIONAL

REITORIA

CURSOS

PROCESSO SELETIVO / CONCURSO

EDITAIS

ACADÊMICO

PESQUISA & INOVAÇÃO

CAMPI

CENTRAL DE CONTEÚDOS